post-reiki-bonfim

Quem apresentamos hoje é a Filomena Pessanha, mais conhecida por Filó – a coordenadora do Núcleo do Porto-Bonfim. Nesta entrevista dá-nos conta das muitas atividades que tem vindo a desenvolver em torno do Reiki e apela à união e harmonia, tendo por base os Cinco Princípios.

Há quanto tempo estás ligada à Associação Portuguesa de Reiki e de que forma tens vindo a colaborar?

Iniciei a atividade no Núcleo do Porto-Bonfim como coordenadora em Março de 2013. As atividades do Núcleo são em part-time às terças da parte de tarde e fins de semana. Com a vida e com o Reiki aprendi que é melhor fazer menos e melhor do que muito e mal. Mas em qualquer altura, se aparecer alguém desta zona que possa dedicar mais tempo como coordenador, sairei e reformar-me-ei, podendo assim continuar com o Reiki no meu tempo livre.

Tenho colaborado falando cada vez mais de Reiki e da Associação Portuguesa de Reiki (APR) junto de pessoas que me vão procurando e pedindo ajuda. Aqui o Reiki escuta e anda em ação, mesmo em casa de meu pai, presencial ou online. Nos locais de voluntariado de saúde, como o IPO e a Pastoral de São João, os pedidos de ajuda e esclarecimento são uma realidade e em que eu procuro dar o meu melhor como pessoa e formadora de Reiki. A isto chamo pôr os Princípios do Reiki na prática e no exemplo com Tudo e com Todos.

Em relação à terapia Reiki, como nas instalações do Núcleo há boa energia mas muito ruído, uma vez que é um cube desportivo, acabei por decidir fazê-la por marcação à terça-feira de manhã. Faço Terapia e Reiki Escuta na Farmácia Silva Pereira, que é mesmo pegada ao Núcleo.

Agora, às terças-feiras de tarde, o Núcleo anda em movimento fazendo voluntariado Reiki. Para já, só com a minha participação. O voluntariado na Casa Diocesana de Sao Tomé tem sido com a colaboração do Ricardo, coordenador do Núcleo de Matosinhos.

A partir deste mês de outubro, também à terça-feira de tarde e de mãos dadas com a Sónia Gomes, coordenadora do Núcleo do Porto, estarei a fazer terapia no espaço Zen a cuidadores de doentes de Alzheimer. Futuramente, também serei colaboradora com a Sónia num protocolo que ambos os núcleos assinaram com a Associação Acreditar.

Quinzenalmente, o Núcleo tem rubricas online de:

Musicoterapia – Foco na relação dos chakras e notas musicais. Reiki é perfeita harmonia despertando o escutar, sentir saborear;
Aprender com cinema – Filmes e vídeos despertam para ver, escutar, aprender e saborear.

Cantinho de Leitura – Núcleos de Porto e Porto-Bonfim de mãos dadas. Poesia e livros que aconselhamos com foco nos Princípos do Reiki

Uma vez por mês e online
Reiki e Medicina – Como lidar com a doença. Colocando sempre os Princípios para despertar a importância da prevenção.

Semanalmente e também online
O núcleo apresenta um post Reiki Abraça Relações com Alma, feito por Mário Carvalho, Master Coaching, e Drª Céu Gomes, psicóloga e psicoterapeuta. São focados temas relacionados com Reiki – A Arte Secreta que Convida a Felicidade.
A formação tem lugar aos fins de semana e sempre em quatro módulos com máximo seis alunos. Diploma a entregar no ultimo, após um teste escrito.

Assumir a coordenação de um núcleo é um grande desafio. O que te motivou a dar este importante passo?
Abracei este desafio com co-responsabilidade de ser exemplo do que divulgo. Difundir o Reiki e dar a conhecer a Associação, que é referência de Reiki em Portugal. Reikiana terapeuta de Reiki e formadora no exemplo. Dar a cara para que cada vez existam mais pescadores neste caminho de Amor Incondicional. Ajudar jovens e adultos a prevenirem a doença com Reiki ou, se já a tiverem ultrapassarem, melhor e com o Reiki descobrirem como podem sentir Harmonia e Felicidade de Ser.
Reiki para cada um, para estarmos com todos. Este é um foco com prioridade.
Um caminho com princípio sem fim….

Queres acrescentar mais alguma informação sobre o núcleo que coordenas?

O objetivo da Filó, como pessoa e coordenadora do Núcleo Porto-Bonfim é ver os núcleos de mãos dadas. Reikianos que o sejam cada vez mais no exemplo e juntos. Acredito ser tempo de manuais uniformizados, permitindo sempre ao formador pôr um pouco de si, com criatividade e em liberdade. Sinergia dos Núcleos. Só assim chegaremos mais longe com Reiki. A harmonia entre coordenadores é urgente.

CONTACTOS DO NÚCLEO DO PORTO-BONFIM

Coordenadora: Filomena Pessanha (Filó)

Morada: Académico Futebol Clube

Rua Costa Cabral-186-4200-208 Porto