jp_peq

Em 2014, a Associação Portuguesa de Reiki (APR) comprometeu-se a trabalhar junto dos mais novos, por isso, declarou o Ano da Juventude Positiva, iniciativa lançada oficialmente a 4 de fevereiro na Escola Secundária de Cascais. Neste artigo apresentamos o balanço das várias atividades levadas a cabo no âmbito desse projeto. Entretanto, 2015 é já o Ano de Cuidar de Quem Cuida.

Através do projeto 2014 – Ano da Juventude Positiva, a APR pretendeu apoiar jovens entre os 12 e os 19 anos de idade no seu processo de autoconhecimento e aumento de autoestima, ajudando-os a enfrentar os desafios do dia a dia com assertividade e preparando-os para um futuro positivo.

Recorde-se que o projeto Juvetude Positiva foi iniciado em 2011, criado por João Magalhães (presidente da APR) e Sílvia Oliveira (coordenadora do Núcleo de Guimarães da APR), que desde então tem levado a cabo este projeto com excelentes resultados. Em 2013, o projeto contou com o contributo de Cristina Belém na conceção do plano de ação. Em 2014 tratou-se de lançar a ideia a nível nacional, com envolvimento de todos os núcleos regionais.

Já no âmbito do projecto, o núcleo do Porto visitou no dia 18 de Fevereiro o Centro Escolar de Penafiel a convite da Professora Carmo Alves, para uma sessão de esclarecimento a crianças entre os 3 e os 5 anos sobre o que é o Reiki e uma demonstração aos meninos .

No dia 17 de março de 2014 realizou-se a primeira sessão do projeto anual no Instituto de Educação e Desenvolvimento Profissional (IEDP), em Lisboa. Andreia Vieira e Rita Évora Ferreira, dos Órgãos Sociais da APR, estiveram nesta escola profissional a falar sobre Reiki, desmistificando algumas ideias e dando a conhecer as vantagens que esta terapia complementar e filosofia de vida tem para os mais jovens. No dia 31 de março, a APR voltou ao IEDP para mais duas sessões de esclarecimento sobre Reiki, integradas no projeto 2014 – Ano da Juventude Positiva.

No dia 28 de março comemorou-se o Dia Mundial da Juventude. Data que para a APR serviu para celebrar com Reiki a juventude e o espírito jovem que reside em cada um de nós. Assim, o Núcleo de Guimarães promoveu um encontro de Reiki para jovens com muita alegria através do Ioga do Riso e de um hino para a Juventude Positiva, composto por Marta Silva e Marta Pacheco. Ainda no âmbito do 2014 – Ano da Juventude Positiva, no dia 25 de abril o Núcleo de Guimarães levou a cabo mais uma atividade, desta vez orientada por Marta Pacheco. Os jovens foram convidados a praticar meditação e a debaterem abertamente alguns temas com que são confrontados diariamente.

Também o Núcleo do Estoril organizou, no dia 9 de maio, uma partilha de Reiki para mães e filhos com meditação guiada e convívio na Ludoteca da Galiza.

No dia 10 de maio, o Núcleo de Guimarães voltou a organizar nova iniciativa, desta vez um workshop de mandalas para os jovens da Juventude Positiva, orientado por Mi Ferreira, com o objetivo de promover o autoconhecimento. Ainda em maio, Marta Pacheco, Patrícia Gomes e Sílvia Oliveira, do núcleo de Guimarães, estiveram na escola Martins Sarmento de Guimarães, para falarem de Reiki aos alunos do curso profissional de Saúde.

Por seu turno, o Núcleo de Setúbal comemorou o Dia Mundial da Criança com um evento que contou com atividades como Aikido, jogos tradicionais, contos e prática de meditação. Também o Núcleo de Santa Maria da Feira assinalou o dia 1 de junho, oferecendo às crianças do Centro Social da Cruz e da Castiis um dia inteiramente dedicado a elas, com muitas atividades e amor.

Logo de seguida, no dia 13 de junho, a Juventude Positiva do Núcleo de Guimarães, participou num workshop de Defesa Pessoal, com o intuito de desenvolver a autoconfiança, o respeito e a calma. No mês seguinte, o Núcleo de Guimarães promoveu uma tarde saudável com Tai Chi, orientada pelo Mestre Sérgio Terramoto, também para os elementos do projeto Juventude Positiva. Em setembro foi a vez de os jovens de Guimarães levarem Reiki aos animais de um abrigo.

Também o Núcleo de Penafiel promoveu o projecto Juventude Positiva, realizando uma sessão de esclarecimento sobre Reiki aos alunos do Centro Escolar de Penafiel, no âmbito do Programa “Mais Juventude” que decorreu entre os dias 20 e 24 de outubro.

E para encerrar em grande o 2014 – Ano da Juventude Positiva, nada melhor que ver e ouvir os jovens do Núcleo de Guimarães no concerto que deram no V Congresso Nacional de Reiki, realizado no dia 25 de outubro, em Lisboa. Aqui apresentaram o Hino da Juventude Positiva e também os Cinco Princípios do Reiki musicados.

 

 

 

 

 

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 318 times, 1 visits today)