filosofia_criancas1

A Associação Portuguesa de Reiki (APR) promoveu este sábado, dia 21 de fevereiro, uma sessão prática de Filosofia com crianças. A iniciativa destinou-se a promover entre os mais novos uma reflexão crítica em torno dos Cinco Princípios do Reiki.

O encontro realizou-se na Casa Coração, sede da APR, e contou com a presença de 15 crianças acompanhadas por 12 adultos. A sessão foi dinamizada por Luís Lima, que conseguiu manter atentos os mais novos (com idades entre os 5 os 13 anos), levando-os a participar com grande dinamismo e interesse no debate. A iniciativa seguiu as regras de uma sessão prática de Filosofia, acabando por gerar-se um diálogo produtivo e revelador do sentido que os Princípios do Reiki acabam por ter para todos, independentemente da idade e de se ser, ou não, praticante de Reiki.

Nesta sessão foram debatidos os princípios da calma, confiança e bondade (este último após votação entre os três princípios que faltavam analisar). No final, o retorno dos presentes foi muito positivo, com diversos participantes a quererem saber se estão previstas mais ações deste género, nomeadamente para se debaterem os restantes princípios: gratidão e trabalho honesto.

A APR agradece a todos os que participaram nesta primeira sessão, bem como a Luís Lima por ter aceite o desafio de trazer a reflexão crítica e a produção de sentido próprios da Filosofia para o Reiki.

Só por hoje, somos gratos. _/|\_

filosofia_criancas2

Luís Lima é filósofo, tradutor e formador. Anima regularmente sessões práticas de Filosofia com crianças, jovens e adultos. É praticante de Reiki.