«O Reiki é uma terapia de toque e complementa o tratamento médico»
Aldina Santos
Aldina Santos  Clique na imagem para a aumentar.

P- O que é o Reiki?

R- Reiki é uma terapia complementar utilizada no equilíbrio das várias dimensões da pessoa. A energia vital que flui e atua transversalmente em todas as dimensões da pessoa, nos seus corpos físico, mental e emocional. Reiki é uma terapia de toque, é pessoal, é próxima. Reiki complementa o tratamento médico. É não-intrusivo e não interfere com a medicação. O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade auto curativa da pessoa. Tal pode ocorrer nas seguintes formas: produzindo um profundo estado de relaxação que pode aliviar o stresse que sofre, como consequência de uma enfermidade; aumentar as defesas do corpo de modo a que ajude a superar, por exemplo, uma infeção estimulando o seu sistema imunológico; aliviar estados de depressão e cansaço; eliminar ou reduzir os efeitos secundários de fármacos, sobretudo da quimioterapia; acelerar a eliminação de toxinas; reduzir a ansiedade e aumentar a capacidade de recuperação depois de uma intervenção cirúrgica ou doença. Um tratamento de Reiki pode ser aplicado ao paciente estando ele sentado ou deitado, sempre com a roupa vestida. O terapeuta passa as suas mãos sobre o paciente em determinadas posições, sem exercer pressão ou manipulação de algum tipo. As sessões podem durar entre 30 minutos e uma hora e meia, dependendo das necessidades do paciente.

P- Qual é a diferença entre o Reiki e o Yoga?

R- A grande diferença entre Yoga e Reiki é que, contrariamente ao yoga que consiste essencialmente na prática de exercícios físicos, respiratórios e de concentração, o Reiki transmite-se pela imposição das mãos ao próprio e aos outros na forma de energia.

P- O que é que faz o Núcleo de Reiki da Guarda? Quantos praticantes têm?

P- Enquanto terapeuta e mestre de Reiki, dou consultas na Clínica D. Sancho I na Guarda. Promovo também outras atividades inerentes à prática de Reiki, tais como partilha de Reiki, meditação, iniciações e workshops. Como representante da Associação Portuguesa de Reiki, sou a coordenadora do Núcleo Regional da Guarda onde criei um grupo de voluntariado que conta neste momento com 16 membros e tem como objetivo fazer sessões de Reiki em instituições no distrito da Guarda.

P- Que projetos têm neste momento?

R- Neste momento estamos a tentar celebrar um protocolo com a QOASMI e com a Associação Sócio Terapêutica de Almeida (ASTA).

P- Quais os objetivos dessas atividades?

R- Proporcionar aos utentes e cuidadores do distrito da Guarda momentos de bem-estar e equilíbrio físico e emocional através das sessões de Reiki.

P- Onde têm realizado atividades e por onde pretendem passar?

R- O grupo de voluntariado é muito recente, já fizemos voluntariado na Casa da Criança e no Centro de Dia da Escola de Artes e Ofícios, temos um protocolo semanal com a Associação dos Alcoólicos Recuperados da Guarda que vamos iniciar em abril. O nosso objetivo é estabelecer protocolos com o Hospital da Guarda, Santa Casa da Misericórdia, lares de idosos e instituições com crianças, jovens e portadores de deficiência. Queremos ainda criar um grupo que se dedique a prestar apoio a idosos no domicílio.

P- Qual tem sido a reação das pessoas quando se deparam pela primeira vez com o Reiki?

R- A reação das pessoas é sempre muito boa, todos são unanimes em reconhecer que depois de uma sessão de Reiki se sentem mais leves e com uma sensação de paz e tranquilidade.

P- O que é necessário para as associações/ instituições receberem estas aulas?

R- Para receberem sessões de Reiki, as instituições apenas têm que nos contactar através do email reikinaguarda@gmail.com ou através da página do facebook Reiki na Guarda.

Perfil:

Idade: 59 anos

Profissão: Terapeuta e Mestre de Reiki

Naturalidade: Lisboa

Currículo: Desenvolvimento pessoal

Livro favorito: “A Tenda Vermelha”

Filme favorito: “África Minha”

Hobbies: Leitura, música, passeios ao ar livre.

Podemos ver a entrevista aqui :