Reiki no ISCE é um projeto experimental, de caráter social que tem como objetivo contribuir para o bem-estar e redução do stress da comunidade educativa do Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE).

Este projeto pretende:

• Compreender se a aplicação regular de Reiki contribui para a redução do stress da comunidade educativa;
  • Realizar sessões de esclarecimento e de avaliação sobre Reiki em diferentes fases do projeto;
  • Proceder à realização de sessões individuais de Reiki aos participantes no projeto;
  • Analisar e avaliar os resultados da aplicação do Reiki;
  • Divulgar os resultados e conclusões

O Programa terapêutico é composto por 4 sessões individuais de aplicação Reiki (1 x semana) e

terá uma duração de, aproximadamente, 8 semanas.

Reiki no ISCE tem como destinatários a Comunidade Educativa do ISCE (Administração/Direção, Docentes, Colaboradores não Docentes e Estudantes).

Os participantes deste projeto foram sorteados através de um programa de randomização (Random software) que procedeu à extração aleatória de uma amostra por quotas de 6 pessoas, tendo-se assegurado a participação de elementos representativos dos quatro grupos da Comunidade Educativa desta instituição.

Em termos metodológicos, este projeto recorrerá a uma metodologia qualitativa e serão utilizados alguns instrumentos, tais como: Questionário baseado no WHOQOL – 100 (instrumento de medida de avaliação de qualidade de vida proposto pela OMS, 2); Questionário de Qualidade de Vida I e II disponibilizados pela Associação Portuguesa de Reiki; e Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES).

Serão realizados, ainda, 2 Encontros coletivos com os 6 participantes para aferir a sua perceção inicial e final sobre a energia Reiki, respetivamente: antes da aplicação e no final do programa terapêutico.

Este projeto será implementado nas instalações do Instituto Superior de Ciências Educativas de Odivelas, situado na Ramada (Odivelas). O ISCE é uma Instituição de Ensino Superior Politécnico, fundada em 1984, que desenvolve atividades de ensino, investigação e extensão comunitária nas áreas da Educação, do Desporto, do Social e Cultural e do Turismo. Os diversos ciclos de estudo de Licenciatura e Mestrado, as Pós-Graduações, os Cursos de Especialização e demais ofertas formativas enfatizam a construção da profissionalidade e, igualmente, a preparação dos estudantes para contextos desafiantes e diversificados.

Sendo a avaliação e o balanço final de todo o processo, positivos, o objetivo será abrir espaço à celebração de uma parceria entre a promotora do projeto (terapeuta de Reiki) e o ISCE no sentido de se vir a disponibilizar esta terapia como um serviço acessível a toda a comunidade educativa.

Parceiros: ISCE e Associação Portuguesa de Reiki

Screenshot_3

Promotora do projeto

Maria Teresa Peral Ribeiro // Terapeuta de Reiki e Sócia da Associação Portuguesa de Reiki [APR-002028-PT] Atualmente, Professora assistente no ISCE.

Screenshot_4