Quando pensamos no Reiki como filosofia de vida, com os cinco princípios compreendemos que é um método incrivelmente profundo e humano que não nos ensina apenas uma terapia mas também uma forma de estar na vida.

Procuramos sempre por soluções rápidas mas a nossa elevação da consciência não acontece de um momento, é sempre um trabalho progressivo e este acontece quando cultivamos valores. Quando transformamos que em nós é, de alguma forma, negativo em algo positivo, construtivo para todos.

Então como observar os cinco princípios como valores universais?

O Mestre Usui começava por só por hoje, a indicação que é para viveres no momento, no aqui e agora, centrado no que estás a fazer. Como no ditado zen «quando como, como. Quando durmo, durmo».

Harmonia

Só por hoje, sou calmo – Cultivar a harmonia interior, a perfeita ligação entre a mente e o coração, entre ambos e o corpo. A harmonia representa o nosso estado de paz duradoura.

Confiança

Só por hoje, confio – A confiança na humanidade, de que somos capazes de nos ultrapassar e de que vale a pena tudo para que todos estejamos bem.

Gratidão

Só por hoje, sou grato – A gratidão é a maior de todas as bênçãos. Ela alivia-nos da ansiedade, do peso da dor, da culpa. A gratidão ajuda-nos a crescer interiormente, compreendendo o que somos, como estamos, para onde vamos.

Verdade

Só por hoje, trabalho honestamente – Ter verdade mas não exigir a verdade, é um grande esforço para nós. Compreendermos que tudo muda, que o que hoje temos como verdade poderá já não o ser amanhã é uma prova de sabedoria e algo de incrível que nos ajuda a perdoar mais. Quando perdoamos compreendemos que a Verdade é maior que a verdade. Honestidade tem mesmo a ver com o nosso interior e a capacidade de comunicação connosco mesmo. Compreendendo-nos, compreendemos melhor o outros. Não exigimos tanto.

Bondade

Só por hoje, sou bondoso – A bondade, que maior virtude pode vir dela quando é genuína? Bondade nada tem a ver com piedismo, bondade é de quem está de igual para igual, que dá sem esperar em troca. É a lição do Amor Incondicional.

Os valores universais do Reiki só mostram que esta prática está além de crenças ou religiões, que é uma prática que está assente no desenvolvimento da pessoa. E essa sim é que tem crenças e religiões. Estes valores universais ajudam-nos a ter um outro entendimento sobre a nossa humanidade e a saber ser mais humanos para com os outros. Vale a pena praticar Reiki.

Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. - Mikao Usui

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 2.333 times, 1 visits today)