Ao fim de um ano e pouco, de dedicação à divulgação do Reiki, e enquanto coordenadora do Núcleo de Setúbal da APR vejo-me no dever de narrar as minhas acções no âmbito do esclarecimento e difusão da Terapia e Filosofia de Vida do Reiki. Assim sendo, tentarei ser o mais honesta possível, para todos os que estiveram ou estão envolvidos neste projecto chamado “Dar”.

 

10545049_677443479001742_659493944_n

Foi no passado mês de Março que o Núcleo de Setúbal celebrou um ano de existência e deixou neste curto caminho algumas actividades, eventos, parcerias e divulgação.

Desde essa altura que tenho vindo a realizar partilhas de Reiki semanalmente.

Durante o período do ano lectivo, recolhemos e entregámos trimestralmente, na Escola Secundária Sebastião da Gama, alimentos e roupas, de forma a colaborar com o Cabaz Solidário que tem ajudado mensalmente cerca de 20 famílias, desta Escola, e, apoiado outras tantas dentro do Agrupamento de Escolas. Até agora já entregámos 5 cabazes, com especial destaque para a “Operação Pequenos-almoços” que decorreu no Natal, apenas durante um fim-de-semana devido à urgência com que o pedido nos foi feito. Eram cerca de 40 as crianças, (cujos pais se encontravam em situações económicas muito precárias), que iam estar longe da escola (o único local onde se alimentavam) e havia a necessidade de garantir que os menores pelo menos tinham algo para comer ao pequeno-almoço. O motivo pelo qual esta acção se realizou comoveu profundamente a comunidade do Núcleo de Setúbal, e, todos juntos, conseguimos reunir um volume de alimentos por si só suficiente para lanches e pequenos-almoços. Estas campanhas até agora obtiveram ajudas de Empresas como a Lactogal que nos enviou 240 iogurtes e a Dan Cake que nos cedeu cerca de 12 caixas de bolos e biscoitos.

istock_000020488849xsmall

Ainda em 2014, estivemos envolvidos na organização de eventos multiterapias onde se facilitou a Terapia Reiki de forma gratuita. Foram eles: “Dia Mundial da Criança – 2014”; “I Dia Zen”; e “Open Day”. Nos dois primeiros eventos tivemos o apoio da Toyota- Caetano Auto, que animou o momento com um sorteio de um fim-de-semana ao volante de um hibrido da Marca, totalmente grátis e sem compromisso.

O Dia Internacional do Reiki-2014 foi celebrado de forma simples, através de meditação e reflexão com os poemas do Imperador Meiji, e partilha de Reiki em comunhão com a Natureza, bem perto das praias do Sado.

sol-troia1

Já em 2015, a convite da Prof. Ana Isabel, Professora de Educação Moral e Religiosa na ESSG, e também responsável pelo programa “Saúde nas escolas”, estive presente em 5 momentos distintos, ao longo de um mês e meio, para explicar aos alunos dos professores Ana Isabel Coelho, João Santos e Mónica Trindade, em turmas dos 8º, 10º e 11º Ano, o que é e como funciona o Reiki. Esta experiência foi bastante positiva, e surpreendente pelo facto do convite ter surgido por parte de uma Professora de Ensino com carácter Moral e Religioso.

 

No início de Fevereiro deste ano, assinámos Protocolo de Voluntariado semanal, com a Sam-Tratamento- Serviços de Aconselhamento da Moita, clinica de tratamento de todo o tipo de adições que se rege pelo modelo Minesota. Ao longo destes últimos cinco meses, e sempre com o total comprometimento de duas Amigas e voluntárias incondicionais, Ana Leal e Ana Margarida Pereira, temos levado o Reiki, bem como toda a Paz e Serenidade adjacente, aos pacientes desta Clínica a cargo de José Tareja. O carinho e respeito com que nos recebem neste espaço faz-nos ter força para continuar o nosso trabalho, não só nesta clinica como em outros espaços/Instituições/Empresas.

No âmbito do projecto “Cuidar de quem cuida”, temos um workshop agendado para o dia 11 do mês corrente e ainda por agendar um outro no LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade, em Setúbal.

smf4

 

Ao longo deste texto referi-me sempre ao Núcleo de Setúbal usando a 1ª pessoa do plural -“Nós”, pois contei sempre com o apoio, empenho, trabalho, doação e disponibilidade de Ana Leal e Ana Margarida Pereira. Sem o trabalho das duas muito do que está feito seria impossível de realizar.

A todos que, directa ou indirectamente, estiveram ou estão envolvidos nestas acções manifesto o meu mais elevado agradecimento, especialmente à Associação Portuguesa de Reiki, nas pessoas de João Magalhães e Valter Jacinto, por me terem aberto a porta para um mundo melhor – Um Mundo onde todos somos UM.

 

 

Paula Moreira

Coordenadora Núcleo Setúbal

APR- 001917-PT

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 317 times, 1 visits today)