Tânia Martins, licenciada em Ciências da Comunicação e da Cultura – Jornalismo, é jornalista e editora da revista Zen Energy, a mais conceituada publicação de desenvolvimento pessoal, e de outras revistas do grupo, tais como, Reiki & Yoga, Vida & Saúde Natural e Comer com Saúde, todas elas ligadas ao bem-estar físico e mental. A jornalista entrou para o mundo editorial aos 22 anos e há 7 que trabalha na revista Zen, onde tem a possibilidade de conduzir os leitores a adotarem um estilo de vida saudável e consciente, que contribua para o seu bem-estar.

 

Qual foi o teu percurso de vida e o que te levou a chegar a este mundo holístico pela via jornalística e editorial?

O mundo da escrita e da leitura começou a fazer parte da minha vida desde muito cedo e, com apenas 10 anos, descobri a minha verdadeira vocação: ser jornalista. Sem querer ser pretensiosa, sonhava em mudar o mundo algum dia, fazer a diferença, através da escrita, mantendo as pessoas informadas, levando até elas informação verdadeira. Foi com esse propósito que terminei a minha licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura, vertente de Jornalismo, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Após terminar a licenciatura e, de forma a aprofundar os meus conhecimentos, tirei um curso de rádio no CENJOR (Centro Protocolar de Formação para Jornalistas), que foi, sem dúvida, uma mais-valia para a minha formação. Pouco tempo depois, e apesar de algumas contrariedades e de muita persistência, entrei para o mundo editorial, onde tive o privilégio de estagiar em diversas revistas, jornais e, inclusive, numa rádio local. E, um desses estágios foi na revista Zen Energy, pela qual me apaixonei desde o primeiro minuto e que tem como principal objetivo ensinar-nos a encontrar o equilíbrio e crescimento necessários para uma vida harmoniosa e feliz. Já lá vão 7 anos desde que faço parte da maravilhosa equipa Zen que, ao longo destes anos, já lançou no mercado diversas revistas ligadas ao bem-estar físico e mental.

O que é trabalhar para uma(s) revista(s) dedicada(s) a uma vida mais feliz e a promover hábitos de vida saudáveis?

Hoje em dia, trabalhar no que se gosta e no que sempre se sonhou é um privilégio e eu considero-me uma verdadeira sortuda por esta distinção. Contudo, e como dizia o escritor e poeta Ralph Waldo Emerson: “Nada se obtém sem esforço; tudo se consegue com ele”. E é através deste pensamento que rejo o meu percurso de vida e profissional, empenhando-me de corpo e alma em tudo o que faço. Por isso, e respondendo à tua questão, trabalhar para a Zen é um sonho tornado realidade, não só por ser a revista mais positiva à venda no mercado, mas por ir ao encontro dos meus objetivos e ideais de vida, ou seja, contribuir para que todos vivam em harmonia consigo próprios e em sociedade, plenos de energia positiva, alcançando a felicidade e o seu equilíbrio total.

ReikiYoga06

De que forma é que este grande trabalho editorial transformou a tua vida?

Desde sempre me senti atraída pelo “mundo alternativo, natural e mais ecológico” e, através da revista Zen, das entrevistas a especialistas de renome nacional e internacional, dos seus artigos, alguns escritos por mim e outros escritos por terapeutas, psicólogos e nutricionistas conceituados, tenho a possibilidade de conduzir as pessoas a adotar um estilo de vida saudável e consciente, que contribua para o seu bem-estar e para o equilíbrio e sustentabilidade do planeta. Por isso, poder expressar-me livremente através da escrita e, principalmente, ter a meu cargo editorial as revistas do grupo é uma tarefa de grande responsabilidade, mas que me motiva positivamente dia após dia, pois sinto-me privilegiada por conhecer pessoas admiráveis e extremamente positivas que vêm à Terra com a missão de contribuírem para um mundo melhor. Por último, e não menos importante, não posso deixar de referir o facto de ter a possibilidade de trabalhar com pessoas extraordinárias, colegas de trabalho, colaboradores externos e com a própria diretora da revista, Elisabeth Barnard, que sempre depositou confiança em mim e no meu trabalho. Posso dizer que este foi o grande momento de confiança, em que senti que alguém apostava em mim e confiava em mim, o que me fez crescer a nível profissional e pessoal.

Tens alguma prática que costumes fazer habitualmente para o teu bem-estar?

Sim. Pratico com regularidade exercício físico, que, como todos nós sabemos, é fundamental para assegurar um bem-estar pleno e um aliado importante para perder/manter peso ou, simplesmente, para combater o stress e a ansiedade. Recentemente, descobri uma nova paixão: o Karaté Shukokai, onde pratico na Academia de Karaté Shukokai Dojo Samurai, na Rinchoa (Sintra), sob a alçada do Mestre Dinamérico Fernandes. Esta prática traz enormes benefícios para o corpo, mente e espírito. Fisicamente, o karaté é bom para os ossos e os músculos, cria resistência. Mentalmente, ajuda a desenvolver disciplina, concentração e foco. Espiritualmente, constrói confiança, aumenta o autocontrolo, a serenidade e a paz. O karaté é também uma ótima arte de defesa pessoal quando bem ensinado. No entanto, o grande objetivo enquanto arte é o desenvolvimento integral do ser humano, procurando o equilíbrio entre a mente e o corpo. Outra prática a que recorro habitualmente para o meu bem-estar é a meditação a ouvir música. Ouvir música é, para mim, uma meditação calmante e relaxante, pois permite-me descontrair e esquecer, por breves instantes, tudo o que me rodeia, parar os pensamentos e apenas prestar atenção à música, ao ritmo, à melodia, aos instrumentos e deixar que a música me leve suavemente ao silêncio.

Qual é a tua filosofia de vida?

Como dizia o Mestre Eckhart de Hochheim: “Existe apenas o instante presente… um agora que é sempre e perpetuamente novo. Não existem o ontem ou o amanhã – mas apenas agora, como ele era há mil anos atrás e como o será daqui a mil anos”. Viver o momento presente é a minha filosofia de vida, acompanhada de uma boa dose de gratidão e um sorriso, por vezes, menor, mas sempre verdadeiro.

E o teu desejo para o mundo?

O mundo de hoje precisa de pessoas com atitudes e coragem para serem felizes, precisa de pessoas com uma visão positiva da vida e que permaneçam em paz com elas mesmas. Desta forma, estarão a criar um mundo melhor para si e para os que amam.

Queres deixar alguma mensagem para os teus leitores da revista Zen Energy, Reiki & Yoga, Vida & Saúde Natural e Comer com Saúde?

Sim. Em primeiro lugar, agradecer a todos os leitores que nos acompanham e, em segundo lugar, desejo que consigamos continuar a inspirar positivamente as pessoas por muitos anos.

 

Contactos:

E-mail: t.martins@zenelly.pt
Tel.: 910 106 522
Facebook: www.facebook.com/tania.martins.733

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 726 times, 1 visits today)