Reiji-ho é uma técnica para desenvolvermos a percepção sobre a energia, uma forma de activarmos a terceira visão e ainda um passo para colocarmos a intenção e o agradecimento. Este é o segundo pilar do Reiki.

Após fazermos gassho, a ligação à energia, o esvaziar da mente e a preparação do coração, podemos realizar o Reiji-ho, que nos vai auxiliar a perceber o byosen na pessoa, ou seja, onde está a desarmonia energética, em nós ou nos outros. Podes sempre realizar este exercício antes do teu autotratamento ou antes de fazeres um tratamento a outros.

Como fazer o Reiji-ho

Nestes exercícios, deves praticar a mente vazia, para que possas ter uma percepção mais clara do que se passa e do que sentes. Se estiveres com pouca energia vital, a tua percepção será também diferente, por isso pratica o Joshin Kokyu ho. A técnica de percepção varia de pessoa para pessoa por isso usa imenso a tua criatividade!

Podes imaginar que a tua percepção é como um sonar ou como um varrimento que vai passando pela pessoa. O importante é também que coloques a intenção, que pode ser algo como «peço à energia que me indique onde está alguma perturbação». Já sabes que tudo requer prática e treino, por isso pratica e não te apegues aos resultados. Não esforces demasiado a terceira visão, relaxa e não precisas praticar diariamente.

Reiji-ho para ti

  1. Se quiseres, pratica o banho seco, para te limpares;
  2. Esvazia a mente;
  3. Liga-te à energia, colocando as mãos em gassho;
  4. Eleva as mãos em gassho até à terceira visão;
  5. Sente a energia a fluir;
  6. Sente como está a energia dentro do teu corpo, como um todo;
  7. Vai imaginando que as tuas mãos estão em cima do chakra da coroa e sente o que transmitem;
  8. Vai fazendo o mesmo para os restantes chakras;
  9. As pernas e os pés;
  10. Sente como estás e agradece.

Reiji-ho de uma só vez

Faz todos os passos até ao número 5 e continua nos seguintes:

  1. Sente como está todo o teu corpo físico, como se fosse um todo;
  2. Pede à energia que te auxilie a perceber o que está mal (desarmonia) em ti;
  3. Visualiza agora todo o teu corpo energético e se quiseres, imagina que passas a mão por todo o corpo, sabendo que irá parar onde houver um bloqueio ou desarmonia;
  4. No final, agradece.

Poderás aplicar as técnicas também a outros.

Compreender a energia

Com a prática de Reiji-ho, podes também desenvolver ainda mais a tua percepção sobre a energia, até de objectos inanimados. Tudo tem energia e nós sentimo-la de forma inconsciente. Com esta prática, vais começar a perceber melhor, de forma consciente, a energia das coisas. Coloca um objecto à tua frente e faz o seguinte exercício:

  • Faz gassho e liga-te à energia;
  • Esvazia a tua mente;
  • Sente o teu corpo e a tua energia;
  • Sente a energia do objecto à tua frente;
  • Não te apegues e sente apenas o que é emanado dele;
  • Se quiseres, tenta perceber a forma ou cor, ou o que representa.

Como regra, já sabes que não te deves apegar às sensações. Um dia está-se bem, no outro está-se mal. Tudo é impermanente e não devemos aplicar julgamento por isso. Num dia tu estás mal mas no outro já estás bem e o mesmo se passa com os outros e com as coisas.

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 2.431 times, 1 visits today)