Quer sejamos praticantes, voluntários ou terapeutas de Reiki, algures na nossa prática teremos a seguinte questão – posso recusar fazer Reiki a outra pessoa?

A resposta é muito simples e segue o Código de Ética da Associação Portuguesa de Reiki – Sim!

Recusar fazer Reiki a outra pessoa – as implicações

Podemos ter várias razões, todas elas válidas, para recusar fazer Reiki a outra pessoa:

  1. Desconforto com a pessoa, sem saber exactamente porque;
  2. No momento não temos capacidade para fazer a prática;
  3. De alguma forma a situação a tratar mexe connosco, como se fosse um espelho e consideramos que não seremos objectivos;
  4. A situação a tratar vai contra os nossos princípios;
  5. Aquilo que a pessoa pede nada tem a ver com Reiki;
  6. Não nos sentimos capazes de auxiliar no percurso terapêutico e preferimos passar a outra pessoa.

Alguns praticantes indicam que é sempre nosso dever atender mas, se pensarmos um pouco, de que adianta estarmos a «tentar» aplicar Reiki se a nossa mente e o nosso coração não estão nas melhores condições para tal?

Então, temos os cinco princípios que nos auxiliam. Devemos estar no aqui e agora, ter calma, serenidade; Encontrar confiança para o que fazemos ou dirigir a pessoa para outro praticante; Agradecer as oportunidades, mesmo as de recusa, pois ajudam a crescer; Cuidar de nós antes de querermos cuidar dos outros e sempre trabalhar com um coração sincero; Ser bondoso, ajudar a aliviar o sofrimento mas não deixar que nós mesmos soframos com isso.

Reiki pede-nos uma atitude de sabedoria e compaixão, as duas devem estar interligadas. Compreender que o nosso Amor Incondicional por vezes tem condições, ajuda a perceber melhor as nossas atitudes.

Ao recusar fazer Reiki a alguém, tira também um momento para reflectires sobre as razões desta recusa – porque o fiz? Foi de sentir a energia? Foi da situação? Era eu que não estava em condições?

Qualquer que seja a razão, nunca desmoralizes. Pratica Reiki.

Código de Ética Reiki

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 2.485 times, 1 visits today)