No dia 12 de Fevereiro, fizemos um encontro informal de Coordenadores e Órgãos Sociais em Braga para o apoio associativo e desenvolvimento dos núcleos. Estiverem presentes os núcleos de Braga, os nossos anfitriões, Barcelos, Guimarães e Santo Tirso.

Neste encontro partilhamos dificuldades comuns que os núcleos encontram, criamos ideias para o voluntariado e para este ano de 2016, ano da Filosofia de Vida no Reiki.

No voluntariado é cada vez mais importante encontrar a responsabilidade quer nos voluntários quer nas próprias instituições, realizar encontros mais regulares para revisão da prática e compreensão de como ajudar mais os voluntários em técnicas e mesmo em casos de burnout pelas situações que tratam.

Foi também pedido um reforço no esclarecimento sobre o uso do logotipo da Associação Portuguesa de Reiki pois está a surgir em certificados de Reiki, levando à confusão, podendo os praticantes pensarem que estão a aprender Reiki pela a Associação Portuguesa de Reiki. A Associação de momento não está a dar cursos, como tal, não pode aparecer o nosso logotipo em certificados.

Foi também importante esclarecer a importância dos coordenadores separarem o que são actividades do núcleo (esclarecimento, voluntariado e apoio associativo) de actividades que tenham profissionalmente no Reiki e outras áreas, para que não surjam confusões.

Colocaram também a questão de «qual a vantagem de se ser associado?». Além das 10 razões que publicamos em 2015, de todas as iniciativas que são únicas em Portugal e na Europa sobre Reiki, do apoio aos projectos de investigação sobre Reiki e ao desenvolvimento ímpar do Voluntariado Reiki em Portugal, naturalmente que temos a existência dos próprios núcleos de Reiki. Se não existisse a Associação, não existiriam os núcleos, que reflectem as partilhas, iniciativas de voluntariado e esclarecimento. Se existem razões para se ser associado? Claro que sim :)

Tivemos ainda uma partilha muito boa sobre projectos que cada um tem sobre «O que eu quero fazer pelos outros, com Reiki, em 2016».

Este ano ainda será criado um trabalho impresso para o apoio do esclarecimento e divulgação do Reiki.

Agradecemos imenso este trabalho conjunto pois Reiki é assim mesmo, dentro da nossa disponibilidade e possibilidade, fazermos algo para o nosso crescimento e para o crescimento de todos. Reiki é incrível e é a nossa união que torna tudo possível, essa é uma das razões de existência da Associação Portuguesa de Reiki.

12714329_10207958703381225_759457852_n

Da esquerda para a direita: Sílvia, João, Lara, Gena, Isabel, António, Luisa, Susana, Manuela, Isabel (O Vasco estava a tirar a fotografia).

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 347 times, 1 visits today)