De Novembro de 2016 até Janeiro de 2017, os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, tiveram oportunidade de vivenciar uma atividade nova – Reiki – , através da colaboração com a Associação Portuguesa de Reiki.

Para a maioria dos utentes esta era uma experiencia nova. Tendo se optado por organizar estas atividades em três fases.

Primeiro foi feito uma ação de esclarecimento com uma breve introdução do que envolve a terapia e seus objetivos, e de uma forma bastante clara e eficiente, foram explicados os efeitos desta Terapia a nível físico, emotivo, energético e cognitivo.

This slideshow requires JavaScript.

Numa segunda fase todos os utentes tiveram oportunidade de experimentar a terapia de Reiki em sessões individuais de 20 minutos cada, privilegiando a relação utente/voluntária através da técnica de imposição das mãos.

Esta técnica atua com resultados concretos na ansiedade, stress, depressão, insónia, medo, insegurança.

Cada utente durante as diferentes sessões usufruiu de sensações diversas, desde um sentimento de relaxamento, tranquilidade e paz.

Mas, nada melhor que ler o relato de cada um dos utentes, que passamos a transcrever:

– José Luís Pinto, referiu sentir paz e de ‘’viajar sem sair do sítio’’, ” inclusive numa das sessões sentiu tanta paz que acabou por adormecer”(sic). Quer repetir as sessões, não para voltar a dormir, mas para que possa reviver os momentos de paz e tranquilidade que sentiu.

– Carlos Alves, revelou ser ” uma experiência positiva, senti moleza, esquecimento total e estava ligado à música”(sic).

– Andreea Tican disse que sentiu bem-estar, paz e calma na sessão assim como alguma sonolência.

– Rosa Pereira teve dificuldade em concentrar-se e escolheu fazer mais vezes Reiki tendo por objetivo usar a terapia para melhoria  a nível energético e diminuição das dores de cabeça. “ Senti calor e arrepios de frio e melhoria nas dores de cabeça”(sic).

– Gracinda Gonçalves considerou ser uma terapia muito interessante e relaxante. Nesse âmbito, tem por objetivo melhorar a nível mental, energético e físico. “ É muito agradável, relaxante e calmo, é para repetir “(sic).

– Rui Ferraz diz que a terapia é calma e agradável por usar toques suaves em pontos chaves do corpo. Tem como objetivo melhorar as suas capacidades mentais.

– Maria do Rosário tem como objetivo usar o Reiki a nível físico e sentiu calma e paz.

– Helena Mendonça, referiu sentir paz, tranquilidade e calor vindo das mãos da voluntária.

– Cassiano Toldé, com a técnica da imposição das mãos sente- se mais calmo e um pouco mais aliviado das suas amarguras.

Numa terceira fase, foi organizada uma nova sessão de esclarecimento, no sentido de responder a algumas questões que os participantes foram colocando ao longo das diferentes sessões, bem como ficarem com a noção de alguns dos princípios básicos do Reiki.

Ficaram com a noção de que o Reiki :

– É uma terapia que trabalha a nível emocional, mental e espiritual e pode mudar muita coisa na nossa sua vida,:

– Acalma, reduz o stress e provoca no organismo uma sensação de profundo relaxamento, conforto e Paz.

– Oferece uma sensação de alívio emocional que até se prolonga após a aplicação e ajuda no processo de libertação das emoções

Ficaram também a saber que o Reiki é um meio de sintonização para a energia vital é que se baseia numa filosofia de vida baseada em cinco princípios:

  • Só Hoje sou calmo
  • Só Hoje confio
  • Só hoje sou grato
  • Só hoje trabalho honestamente
  • Só hoje sou bondoso

Os Princípios de Reiki foram criados por Mikao Usui, tendo como base, os pensamentos de um Governante do Japão , o Imperador Meiji, por quem Usui (tal como a maioria dos Japoneses), nutria grande admiração.

Carla Correia, SPEM

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 349 times, 1 visits today)