A residência Sénior A80 fica na Abrunheira, concelho de Sintra, e foi inaugurada em 2015.

Tem capacidade para receber 48 utentes.

Em Setembro de 2016, o Núcleo de Reiki de São Pedro de Sintra, coordenado pela Paula Baúto, deslocou-se às instalações da A80, para fazer uma apresentação e explicar o que é o Reiki e para que serve. Surgiu então a possibilidade de proporcionar aos utentes da A80, sessões de Reiki.

Ofereci-me como voluntária e foi assim que conheci a residência.

Sou sempre muitíssimo bem recebida por toda a gente e fico sempre muito feliz nos dias de voluntariado na A80. Para além de ser um prazer dar Reiki ainda temos a oportunidade de conhecer pessoas fantásticas.

Comecei por fazer Reiki à D. Antónia. Fiz uma sessão e a senhora e a família optaram por parar.

Foi então que me apareceu a D. Francisca. A D. Francisca estava na A80 à pouco mais de 1 semana. Trata-se de uma utente com 80 e tal anos. É dos Açores e sempre lá viveu. Sempre foi uma mulher dinâmica e autónoma até ter um AVC. Foi há cerca de 9 meses. Tem paralisia no lado esquerdo do corpo. Não mexe a mão nem o pé.

Na primeira sessão não falou muito. Foi educada mas sempre mantendo uma certa desconfiança e afastamento. Estava triste e desmotivada. Lá me foi dizendo que já tinha ouvido falar de Reiki e que o Reiki ajudou muito um conhecido dela e por isso aceitou receber Reiki.

Na sessão seguinte falou um pouco mais, mas continuava desconfiada e era notório que ainda não confiava em ninguém, o que era compreensível dado que só ali estava à cerca de 2 semanas.

Nas sessões seguintes a D. Francisca já sorria, conversava… contava histórias da terra dela, falava de política. Até hoje fiz-lhe um total de 6 sessões.

Falamos muito e ela mesma me disse que é uma pessoa pessimista. Fui falando dos Cinco Princípios… sobre a importância do confiar e do fazer o melhor que conseguir para ajudar os técnicos que a ajudam na fisioterapia.

A D. Francisca já vai sentindo “picadas” nos braços e nas pernas e até já consegue manter o pé esquerdo mais direito.

Na minha visita da semana passada, a diretora da residência veio-me contar que todos os colaboradores e mesmo a família, notam melhorias na D. Francisca, principalmente em termos de ânimo e abertura para os outros.

Sempre que algum utente faz anos, a residência tenta, dentro das suas possibilidades, fazer um agrado aos aniversariantes. A D. Francisca fez anos no dia 14 de Fevereiro… Adivinhem lá o que a minha D. Francisca pediu de prenda de aniversário? Uma sessão de Reiki! E ainda disse que não lhe podiam dar prenda melhor. Não é fantástico?

E por momentos… tudo ficou cor-de-rosa!

Quinta-feira às 11 horas lá estarei… cheia de Reiki e carinho para dar.

Grata!

Patricia Branco, voluntária, Mestre e Terapeuta de Reiki

Nota: Os nomes dos utentes foram alterados para proteger a sua identidade.

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 246 times, 1 visits today)