Nos últimos meses tive a oportunidade de participar no programa de voluntariado de Reiki que existe em parceria com a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.

Entre Dezembro 2016 e Abril 2017 fiz 17 sessões de tratamento a 5 pacientes. São pessoas de origens distintas, com idades e problemas muito diferentes mas todas com esclerose múltipla, ainda que em vários estágios da doença. Os tratamentos de Reiki focaram-se em questões físicas mas também em questões emocionais e psicológicas.

Esta experiência foi bastante desafiante porque as sessões foram feitas em grupo e alguns dos pacientes encontravam-se em cadeiras de rodas, o que implicou uma adaptação de posturas de mãos e de técnicas. Tive a oportunidade de praticar a minha capacidade de concentração, paciência, generosidade e compaixão. É muito enriquecedor cruzar-me com pessoas com experiências de vida tão distintas da minha e conseguir encontrar pontos em comum que contribuem para o crescimento de todos. Sinto que também aprendi bastante sobre mim e sobre a condição humana. Foi muito gratificante ver as mudanças que foram ocorrendo em cada um dos pacientes, principalmente a nível emocional e de bem-estar. Lidar com um diagnóstico de uma doença degenerativa e considerada incurável traz grandes desafios a nível pessoal e sinto que o Reiki ajudou a trazer alguma paz e harmonia a cada uma destas pessoas. Recebi um feedback muito positivo, tanto dos pacientes como da terapeuta responsável pelo centro de dia da SPEM.

Todos eles transmitiram que ficavam mais relaxados e felizes durante e após as sessões. Houve ainda situações em que me indicaram especificamente ter ficado com mais clareza mental, mais vitalidade, menos dores de cabeça, menos preocupados ou menos angustiados. Devido ao interesse e curiosidade dos pacientes, realizámos ainda uma sessão de esclarecimento sobre o Reiki e a história do Reiki. Sinto que todos os voluntários foram sempre muito bem recebidos e que as nossas sessões semanais são um momento muito desejado por todos os pacientes. É uma experiência que aconselho a todos os praticantes de Reiki que queriam desenvolver a sua prática, onde poderão trabalhar bastante a sua sensibilidade, intuição e generosidade.

Catarina Guimarães

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 509 times, 1 visits today)