FIlomena Pessanha, carinhosamente conhecida como Filó, aceitou o desafio há cinco anos, de unir o núcleo do Bonfim com o núcleo do Porto e desde então, com Armando Ferraria, tem levado em frente muitas atividades que ajudam no esclarecimento sobre Reiki  e trazem alegria ao coração de muitos. A Filó é Mestre e Terapeuta de Reiki, voluntária na área da saúde há muitos anos. Fica a partilha de uma pequena entrevista sua sobre estes cinco anos de trabalho voluntário.

O que te levou a ser Coordenador da Associação Portuguesa de Reiki?

Acredito ter sido a minha vontade de poder ajudar, divulgando o Reiki a mais  pessoas.

Neste tempo, conta-nos cinco projectos importantes que tiveste?

Sem dúvida a minha  vontade de ajudar a prevenir a saúde de cada um já que sou voluntária na área da saúde e sei o quanto se pode beneficiar em ter o conhecimento  para se auto-cuidarem em primeiro lugar.

Este ano de 2017, quais as actividades mais significativas que tiveste?

O projeto  maior que tive e continuo a ter é  deitar a semente cada dia por onde passo e com quem convivo.

Sei que no I.P.O. e Hospital de Sao João a semente está a germinar bem. Entretanto estivemos no Lar da Bataria em Leça da Palmeira – lar de idosos com duas voluntárias ao começo. Fizemos sessão de esclarecimento para familiares e alguns funcionários presentes. entretanto fiquei só eu, mas tive que parar por dificuldade de poder conciliar o meu tempo que dispendia para cuidadora de família durante sensivelmente um ano. Acredito vá retomar  para o ano pois a porta ficou aberta.

Estivemos  no Centro Diocesano de São Tomé – centro de dia no Porto  durante dois  ou três anos. Comecei sozinha depois tive duas voluntárias a ajudarem. Irei retomar para o ano se tudo correr como desejo.

Presentemente estamos com um projeto muto interessante na Casa ronald onde são feitas terapias a meninos que tem cancro e a familiares. Temos um grupo de voluntários muito empenhados e tudo corre bem.

Como sou voluntária da Liga Portuguesa Contra o Cancro fui convidada para fazer parte do grupo de Terapeutas de Reiki no Hospital de dia onde fazem  tratamentos de Quimioterpia e ao mesmo tempo fazemos a terapia Reiki. Também fazemos no internamento a quem nos pede ,mas Hemato oncologia tem sido onde temos atuado mais.  Nos cuidados Paliativos também já fiz algumas vezes e aqui neste serviço realmente há resultados, têm sido surpreendentes. A serenidade  com que ficam tem sido maravilhosa apesar de tanto sofrimento. Aqui neste grupo  estou como voluntária da Liga, embora saibam que sou coordenadora  do Núcleo e tudo tem corrido muito bem. somos um grupo pequeno, mas a trabalhar com muita ética e com uma harmonia  excelente.

Qual o maior projeto deste ano de 2017?

Este ano sem dúvida foi a entrada para a Casa Ronald  Macdonald.

Que benefícios achas que há em se ser associado?

Para além de todo o acompanhamento, esclarecimentos que são dados, pertencer a uma associação como a nossa será uma ponte para chegarmos à certificação por reconhecimento do  trabalho excelente que todos vamos tendo, prestigiando o bom nome do Reiki e de todos os seus benefícios.

Qual a melhor forma de descreveres o que representa a Associação Portuguesa de Reiki?

A nossa associação, representa em Portugal, A  TERAPIA REIKI E OS PRINCÍPIOS  FILOSOFIA RESPEITANDO   COM  ÉTICA E LEALDADE  O LEGADO DE TODOS   OS ENSINAMENTOS QUE   O MESTRE  FUNDADOR MIKAO USUI  DEIXOU .

Partilha connosco um sonho que tenhas com Reiki?

o meu sonho.. um dia a terapia ser certificada, por todos os benefícios demonstrados  e comprovados. Saber que dei o meu humilde contributo para que isso pudesse acontecer, vai fazer muito bem ao meu coração.

Somos sonhadores mas não somos os únicos.

só por  hoje
sou calma
confio
sou grata
trabalho honestamente
sou bondosa

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 261 times, 1 visits today)