Olinda Ângelo é coordenadora do Núcleo de Reiki de Almada e ao longo destes anos tem tido um papel muito importante em várias áreas da Associação, como o Reiki para Seniores, Reiki para Animais, o grupo Nas Asas do Reiki (de envio de Reiki à distância) e ainda faz parte da CNETR, a Comissão Nacional de Ética. Aqui fica a sua partilha de experiência ao longo destes mais de cinco anos.

O que te levou a ser Coordenador da Associação Portuguesa de Reiki?

No dia 13 de Maio de 2011 conheci o João Magalhães através de uma aluna minha Ana Sofia António que faz parte do começo desta Associação. No dia 03 de Agosto tive uma reunião com o João e fui convidada para ser coordenadora de Almada. Assustei-me com o pedido, senti muita responsabilidade. Fiquei impressionada pelo convite e a confiança depositada da parte do João para o cargo em questão. Pensei e repensei. E, na realidade eu senti que tinha que fazer parte desta Associação, foi algo que veio do coração. Era mais um teste para mim, perceber minhas capacidades e desenvolver o Reiki em outra área diferente do que eu estava a praticar. Desde que sou Praticante de Reiki, que experiencio e estudo várias etapas e áreas para melhor entender como funciona o Reiki, em cada uma delas.

No dia 09 de Agosto de 2011 aceitei oficialmente ser coordenadora.

Ao longo destes cinco anos, o que te inspirou a continuar o trabalho como Associado Coordenador?

A maior inspiração foi defender esta Técnica Complementar. Mostrar o que realmente ela nos proporciona, nos ensina, na cura que podemos fazer a nós próprios, e na entrada de uma nova Consciência, que nos mostra a verdadeira realidade da vida. Praticar muito as bases que me foram ensinadas e sentir até onde me leva esta Energia.

Neste tempo, conta-nos cinco projectos importantes que tiveste?

1º Projecto – Voluntariado no Hospital Garcia de Horta, iniciado em 18 de Março de 2002 a 2007. Fui convidada a entrar neste projecto em Março de 2001, mas no momento senti que ainda não estava preparada, e levei um ano a preparar-me e foi forte, trabalho muito árduo.

Após entrar no Reiki, as pessoas que me rodeavam sabendo o que eu fazia, sempre procuravam-me para visitar  pessoas doentes conhecidas,  ou familiares hospitalizados para as ajudar, e aí começa o meu grande caminho com o Reiki.

A seguir IPO Garcia de Horta e IPO de Lisboa, pedidos de ajuda para doentes oncológicos através do Voluntariado, muitos anos de trabalhos e formações. Grandes lições de Vida!!!

2º Projecto – Voluntariado na Casa do Artista. Foi muito gratificante a aprendizagem que tive em 3 anos consecutivos. Aprender a lidar com os Seniores. Trabalho complicado, exigia muita paciência, domínio emocional, e, acima de tudo compreensão e tolerância. O saber ouvir, o ver e apreciar comportamentos e desligar das ofensas verbais, pela falta de aceitação do Reiki pelos utentes.

3º Projecto – Reiki Para Animais. Foi e é uma experiência maravilhosa e gratificante. Entrei em escolas de obediência a cães, clinicas veterinárias, escolas de equitação e quintas com vários tipos de animais. Foi dos meus melhores trabalhos com Reiki, pois os Animais recebem a energia a cem por cento, não interferem, aceitam-nos. O que estudei e estudo e aprendi com cães, gatos, cavalos, coelhos, etc., aqui posso afirmar que curo com o Reiki. Abriu-me muito mais o caminho para dar seguimento a esta minha grande opção de Vida!

4º Projecto – Aulas de Reiki na Universidade Sénior D. Sancho I de Almada, durante três anos. Trabalho árduo, lidar com todo o tipo de pessoas reformadas, na maioria com problemas de saúde, solidão, infelizes, aqui fui professora e grande aluna!!! Usar disciplina mental para conseguir chegar a todos eles. Trabalho significativo pois ver o começo do ano e ver seu encerramento sentindo a diferença de postura de cada aluno, era notória a postura de comportamentos.

5º Projecto – Apoiar-TE. Este projecto foi criado com meu grande Amigo Valter Jacinto e mais 6 Voluntários. Estudámos e experienciamos 8 meses de voluntariado nas seguintes Patologias:

  • Doentes Oncológicos
  • Doentes com Fibromialgia
  • Doentes com AVC e Problemas de Coração.
  • Acompanhamento a grávidas.
  • Epilepsia.
  • Doentes com Diabetes
  • Doentes com Espondilite Anquilosante
  • Doentes com Fibrose Pulmonar e Doença Degenerativa Óssea

Este ano de 2017, quais as actividades mais significativas que tiveste?

  • Reiki & Som Na TKM
  • Viagem de Estudo com Reiki a Dornes
  • Viagem de Estudo com Reiki a Mira D`Aire
  • Viagem de Estudo com Reiki à Fábrica do Vidro em Alcobaça
  • Reiki & Meditação no Parque da Paz de Almada
  • Dia Internacional do Reiki
  • Jornadas de Terapeutas de Reiki em Almada

Estes são só alguns trabalhos do Núcleo, ainda tem muitos mais, assim como testemunhos.

Que benefícios achas que há em se ser associado?

Pela abertura que nos proporciona como Praticantes de Reiki de qualquer método. Pela responsabilidade e disciplina mental, de termos capacidade de aceitarmos, de escutarmos, e doarmos o melhor de nós, com Apoio, para esclarecer qualquer dúvida. Pela Solidariedade Voluntária de entrarmos em Instituições que beneficiam da nossa dádiva. Sermos Humanitários para com as pessoas e animais, com uma Estrutura bem definida baseada em Voluntários dedicados e empenhados. Investigamos e vivenciamos todo o procedimento da funcionalidade do Reiki em tudo o que nos rodeia.

Qual a melhor forma de descreveres o que representa a Associação Portuguesa de Reiki?

É um caminho Consciente. É um grupo que luta por uma só Causa, cuja função é a União para nos tornarmos um Só como Associação!

O trabalho é árduo mas honesto, não estamos sós, uma vez que Reiki é União entre nós. Crescemos como Praticantes, porque confiamos nos ensinamentos que nos foi passado.

Partilha connosco um sonho que tenhas com Reiki?

Serenamente aceitarmos que tem situações que não podemos modificar. Mas temos que respeitar. Somos Sonhadores e não somos os únicos, que esperamos um dia onde todos juntos trabalhemos para um mundo que se viva como um Só!!!

Ninguém sabe como é este caminho, ele é uma constante surpresa, mas a partir do momento em que entrámos nele, juntos gradualmente começamos a conhecê-lo.

Rompemos barreiras, conceitos, caminhando sempre em frente, ultrapassando os desafios e factos, para atingirmos metas concretas. O Amor é a chave para e em Tudo!

O Núcleo de Reiki de Almada encontra-se na seguinte morada:

PRACETA CAETANO MARIA BATALHA, Nº 1 A, 2800-038 Almada
Tlm: 96 255 4190
Associada e Coordenadora Olinda Ângelo

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 177 times, 1 visits today)