Jorge e Mónica são os coordenadores do núcleo de Reiki de Viana do Castelo, da Associação Portuguesa de Reiki. Este foi um projeto que levaram avante, em conjunto com a Metamorphys para um ajudar quem mais necessita em Viana. Aqui fica o seu testemunho e partilha.

O que vos levou a ser Coordenadores da Associação Portuguesa de Reiki?

Três motivos:

O primeiro motivo, foi o de acreditarmos muito no sonho do João Magalhães com o Reiki em Portugal. Foi um desafio lançado por ele à oito anos e que nós aceitamos de imediato.

Em segundo lugar o motivo prende-se com o amor que nós temos ao Reiki e a gratidão pelo que ele fez nas nossas vidas;

O terceiro e último motivo, prende-se com o facto da divulgação e credibilização do Reiki no Distrito de Viana do Castelo.

Praticamente não havia grande informação sobre o que era o Reiki aqui no nosso Distrito e a pouca que havia era uma informação muito deturpada, falseada e mistificada sobre o Tema.

Ao longo destes cinco anos, o que vos inspirou a continuar o trabalho como Associado Coordenador?

Principalmente os resultados do nosso trabalho.

Hoje fala-se de Reiki em Viana do Castelo de uma forma saudável sem complexos, é falado nas escolas, nos estabelecimentos saúde e noutras instituições com respeito e como sendo uma prática útil e respeitada.

Neste tempo, conta-nos cinco projetos importantes que tiveste?

O primeiro grande projeto que ainda hoje continua a ser e supomos que continuará sempre a ser como objetivo primeiro do nosso Núcleo é a divulgação.

Nestes últimos oito anos, levamos o Reiki aos sete cantos do nosso Distrito.

Projetos pontuais, temos o Saberes em Teia (projeto organizado e implementado pela “Cidade Saudável” da Camara Municipal de Viana do Castelo), foi deste projeto que acabaram por sair vários terapeutas e que hoje são uma boa base de sustentação para outro projeto do Núcleo com voluntariado de Reiki.

Reiki na terceira idade, através do protocolo com a instituição “Paginas da Vida”.

Reiki para pessoas com necessidades especiais, através do mesmo protocolo com a instituição “Paginas da Vida”.

Reiki nos Hospitais, projeto elaborado, apresentado, mais ainda numa fase embrionária, nesta fase pela necessidade de criar um banco de voluntariado robusto e disponível.

Reiki nas escolas, no primeiro ciclo e no secundário, que não sendo projetos do núcleo, são inquestionavelmente projetos que tem o nosso apoio e a nossa formação.

O Voluntariado de Reiki para pessoas com dificuldades económicas ou doenças prolongadas.

As segundas-feiras Zen, onde dispomos o espaço da nossa sede e do nosso jardim, para a prática de Reiki.

Estamos sempre presentes para que qualquer praticante de Reiki que seja ou não nosso aluno possa tirar duvidas relacionadas com o Reiki e a sua prática.

Dispõe para além disso de um jardim exterior para a prática do Reiki / Meditação, um canto da Leitura e da pintura de mandalas.

O Estágio prático para terapeutas de Reiki.

É para nós muito importante que um futuro terapeuta de Reiki inicie a sua prática com a experiencia necessária e a preparação convenientes às boas práticas desta terapia. Dai termos iniciado os estágios para terapeutas de Reiki, estágios que tem uma duração de 6 meses.

A celebração do aniversário do nosso Mestre Mikao Usui a 15 de Agosto que é sem dúvida um encontro anual de praticantes de Reiki cheio de atividades.

Reiki para cuidadores de doentes de Alzheimer, em parceria com a instituição Hope. Casa Dona Esperança.

Palestra sobre o Reiki no Café Memoria.

O CAFÉ MEMÓRIA é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências  e suporte mútuo.

Aqui podemos encontrar um ambiente acolhedor, reservado e seguro onde se facilita a interação entre todos, se oferece apoio emocional, informação útil e promove a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, num contexto informal.

A missão do CAFÉ MEMÓRIA consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida. Pretende ainda sensibilizar  a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado.

Os CAFÉS MEMÓRIA resultam de uma iniciativa de duas entidades promotoras, a Associação Alzheimer Portugal e a empresa Sonae Sierra e de um conjunto alargado de parceiros, e arrancou como projeto-piloto em Abril de 2013, com a abertura dos Cafés Memória de Lisboa-Colombo e de Cascais, com a colaboração da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Viana pode contar também com a abertura do espaço.

Divulgação do Reiki em Viana do Castelo, através do programa de rádio “Usanças” na Rádio Geice de Viana do castelo

Ainda este ano realizamos em parceria com mais 8 núcleos, as II jornadas de terapeutas de Reiki do Norte.

Este ano de 2017, quais as atividades mais significativas que tiveram?

As nossas atividades como núcleo, não são atividades anuais, não tem um princípio nem um fim. São atividades que de uma forma geral se perpetuam pelo tempo, enquanto a atividade faz sentido.

Mas este ano de 2017, para além de todas as outras já mencionadas as jornadas foram sem duvida o ponto alto das atividades do Núcleo de Viana.

Quantos associados se inscreveram da tua região por indicação do núcleo?

Esse é um tipo de registo que não temos, nós supomos que muitos, pelo que apelamos serão bastantes.

Sabemos que muitos dos nossos alunos participam nos retiros do Cenif, só por si já deve ser indicador das inscrições.

Que benefícios achas que há em se ser associado?

Muito sinceramente, o maior beneficio que achamos ter em ser associado da Associação, é o orgulho de saber fazer parte de um trabalho honesto, responsável e que tem como meta a credibilização a dignificação e o ensino de excelência de uma prática e de um caminho que escolhemos para nós. Aquilo que nos une a todos, conscientes da individualidade de cada um, mas da certeza dos benefícios comuns.

E por este trabalho já com 10 anos, da dedicação e das conquistas do grupo, achamos que ser sócio é um garante de estar bem informado e de poder fazer as suas escolhas formativas ou terapêuticas com mais segurança e tranquilidade. 

Qual a melhor forma de descreveres o que representa a Associação Portuguesa de Reiki?

Para nós a Associação Portuguesa de Reiki, cada vez mais representa a união de um grupo de pessoas, que adota um sonho de alguém que um dia se lembrou de unificar, informar e dignificar uma técnica e uma filosofia do Mestre Mikao Usui.

A oportunidade de todos, respeitarmos as nossas linhagens, com o trabalho desenvolvido.

De implementar uma qualidade formativa com um padrão comum e cada vez mais próxima da origem.

É de poder levar esta prática cada vez mais longe no nosso território Nacional podendo assim mais pessoas terem a oportunidade que conhecer este caminho que nos encantou a todos.

Partilha connosco um sonho que tenhas com Reiki?

O sonho que temos para o Reiki, e muito sinceramente, é que seja o menos adulterado possível. Que o Reiki para todos nós um dia seja apenas uma arte secreta que nos convida à felicidade. Que para cada um de nós praticantes de Reiki, em cada canto do nosso País perceba e aceite que para ser praticante de Reiki apenas basta ter “uma mente limpa e um coração predisposto”.

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 842 times, 1 visits today)