No passado dia 4 de Novembro de 2017, aconteceram em Viana do Castelo as II Jornadas de Terapeutas de Reiki do Norte. Estas jornadas realizaram-se durante todo o dia com um programa de temáticas longo mas que prometia um dia cheio e entusiasmante.
As expectativas foram alcançadas e o prometido aconteceu.
Nove núcleos juntos falaram a uma só voz, cada tema não era menos interessante que o anterior mas deixava sempre a sensação de ter sabido a pouco.
A energia gerada na Sala Couto Viana foi contagiante e tivemos sala quase cheia com praticantes de Reiki e com outros que mesmo não sendo a vontade de saber mais levou-os até nós.
Logo pela manhã e depois do nosso Presidente ter aberto os trabalhos, tivemos os cinco princípios cantados pela Marta Silva do Núcleo de Guimarães.
Foi um dos nossos parceiros, (Núcleo de Viana do Castelo), a abrir estas Jornadas.

Drª Margarida Torre, responsável pelo Gabinete Cidade Saudável da Camara Municipal de Viana do Castelo, explanou à plateia a importância de unificar e regular o voluntariado.

Um voluntário seja de que área for é responsável pelo compromisso que assumiu ao candidatar-se a voluntário. Tem deveres e obrigações, deve estar bem ciente deles e cumprir com rigor as suas obrigações.

O Núcleo de Barcelos, através do Paulo Roseta e da Lara Roseta, trouxeram às jornadas as suas experiências como terapeutas, com o Reiki para pessoas com necessidades especiais, e com o Reiki na Oncologia.

O cuidado como terapeutas e o seu “desapego” permitindo que o seu paciente faça o seu próprio trabalho,  assim como o cuidado a ter na relação com as instituições foram avisos e recomendações extremamente úteis que ficaram.

Que bom foi ouvir o núcleo de Braga, sob dois temas que prenderam os ouvintes às cadeiras. Reiki com os animais com a voluntária e terapeuta Manuela Pereira e Reiki na Depressão um trabalho e um caminho apresentado pelas próprias coordenadoras.

 

A Sílvia Oliveira, coordenadora do Núcleo de Guimarães, trouxe-nos a animação à sala com o tema “O cuidado do Terapeuta”

Foi com a forma como o Terapeuta se deve cuidar e apresentar, bem como a sua responsabilidade perante o Reiki que a Sílvia com a sua Simpatia habitual pôs a plateia a fazer alguns exercícios.

Depois do Almoço, O Núcleo de Ermesinde serviu de sobremesa o Reiki na Gravidez, pelas mãos e exposição da sua coordenadora Isabel Ávida Vieira.

A Gravidez já por si é um ato de amor incondicional, se a ela juntarmos uma terapia energética baseada no mesmo amor incondicional, os resultados não podem ser senão incondicionais e amorosos.

Chegou a vez das Crianças, e do trabalho do Nuno com elas e com o Reiki.

Foi encantador perceber a recetividade que as crianças têm ao Reiki e a forma tão mais descomplicada com que lidam com esta terapia.

Temos todos muito a aprender com as crianças, e perceber o quão bom é para elas esta prática.

A Capital do Norte, fez-se ouvir na Capital do Minho.

Filó Pessanha, coordenadora do Núcleo do Porto explicou-nos os cuidados de um Terapeuta de Reiki, os cuidados de um voluntário, os cuidados de um Terapeuta que também é Voluntário e por fim explicou-nos porque afinal a culpa é do Reiki.

Muito Bom Filó.

Veio então o Núcleo de Santa Maria da Feira, explicar à plateia que apesar de Reiki na Gravidez ser muito bom, este só pode acontecer se o Reiki no tratamento na infertilidade fez um bom trabalho.

Brincadeiras à parte foi uma explanação muito boa com exemplos práticos e algumas técnicas de Reiki.

Depois de um cafezinho num coffe break rápido devido áo adiantado da hora, o António Canizes, coordenador do Núcleo de  Santo Tirso, trouxe a debate a importância da técnica e abordagem energética.

À imagem do núcleo de Guimarães, pôs toda a plateia a participar em alguns exercícios energéticos e técnicas de Reiki.

Por último e a jogar em casa, o Núcleo de Viana do Castelo, trouxe o tema Reiki nas escolas. Uma experiência de 1.º ciclo e secundário trazida pela apresentação do tema de 3 professoras praticantes de Reiki, com resultados extraordinários, do Reiki nas escolas.

E desta forma fica provado que quando se trabalha em parceria e com amor os resultados aparecem de uma forma natural e cheia de energia.
Assim foram as II Jornadas de Terapeutas de Reiki do Norte.

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 494 times, 1 visits today)