Este é o relatório do Núcleo de Reiki de Braga, com a Gena e Isabel, que criaram um projeto intitulado Reiki 4Pets, a aplicação de Reiki para animais.

Reiki 4Pets Reiki para Animais

O Projeto Reiki 4Pets foi criado em janeiro de 2017 e, tal como o nome indica, pretendia colocar o Reiki ao serviço dos animais.

No âmbito do Projeto foi criada uma página no facebook para divulgação e clarificação da Terapia Complementar Reiki nos animais, os seus benefícios e indicações, e ainda partilha de informação sobre Reiki, comportamento e bem-estar animal.

O interesse por esta temática tem crescido gradualmente. É através desta página e por mensagem privada que têm surgido também a maioria dos pedidos de Reiki à distância. É de realçar que estes pedidos são na sua maioria de pessoas que residem em Portugal, mas também há alguns pedidos provenientes de tutores residentes no Brasil. Para dar resposta a estes pedidos houve necessidade de reunir os cerca de 90 terapeutas voluntários num grupo fechado no facebook (Grupo 4Pets). Neste grupo para a aplicação da terapia Reiki à distância, são partilhadas as fotografias dos animais com o respetivo nome e autorização dos seus cuidadores, a breve descrição da situação que preocupa os tutores e a respetiva atualização e evolução do comportamento ou do estado de saúde dos animais desde o início do processo.

A maioria dos pedidos de ajuda relacionou-se com situações de bastante complexidade, quer ao nível da saúde quer ao nível de comportamento. Assinalam-se a título de exemplo: cancro em fase avançada, ataques de epilepsia e crises agudas sem explicação da medicina veterinária, alguns casos eram assumidos como doenças terminais. De acordo com o feedback recebido, 50% dos animais acompanhados recuperaram totalmente ou mudaram o seu comportamento positivamente atendendo às expectativas dos seus tutores, 37% dos animais apresentaram melhorias significativas e continuam em tratamento à distância. Os restantes 13% não resistiram, tendo feito a sua transição de forma mais serena segundo os relatos dos respetivos cuidadores.

Tem sido prestado um apoio próximo à Associação “Vida de Gato”, pois a seu pedido é enviado Reiki à distância para o bem supremo de todos os animais a seu cargo. As representantes desta associação referem que o número de adoções aumentou e que notam melhoria no bem-estar geral dos animais. Foram entregues a esta mesma associação donativos fruto de campanhas solidárias para beneficência dos animais abandonados realizadas no âmbito deste projeto.

Relativamente a terapias presenciais foram dinamizadas sessões gratuitas de Reiki para animais de estimação, nas instalações do núcleo de Braga, no Dia Internacional do Reiki Animal (5 de fevereiro) e no Dia Internacional de Reiki (15 de agosto), tendo sido uma experiência muito profícua para todos os envolvidos, especialmente para os animais presentes.

Este projeto teve espaço para a sua apresentação e divulgação nas II Jornadas de Terapeutas de Reiki do Norte. Estão previstas mais acções, nomeadamente formação em Reiki para animais e dias abertos num canil. O núcleo de braga, agradece à voluntária Manuela Pereira a sua dedicação no desenvolvimento deste projeto.

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 318 times, 1 visits today)