Cláudia e Maria João são Mestres de Reiki e autoras do livro “Aqui e Agora, a descoberta de Kiko”. “Um menino de oito anos, chamado Kiko, costumava andar sempre no mundo da lua. A mãe bem o chamava mas ele, lá voltava a fantasiar um mundo só dele. Certo dia, enquanto tomava banho, assistiu a uma reunião de seres aquáticos que lhe mostraram a importância de estar atento e a viver o momento presente. A partir daí o Kiko aprendeu, através de pequenos acontecimentos do seu dia-a-dia, alguns princípios que mudaram a sua forma de viver”.

Aqui e Agora, a descoberta de Kiko

Como surgiu a ideia de criar um livro para crianças a duas mãos e dois corações?

c: Nós conhecemo-nos num curso de Desenvolvimento Pessoal e Psicologia Positiva para crianças. Desde o início sentimos que havia uma forte empatia entre nós até porque ambas eramos mestres de Reiki e trabalhávamos com crianças. Começamos a trocar opiniões e sentimos que havia algo que tínhamos que desenvolver em comum. Sendo que as duas dávamos cursos de reiki para crianças começamos a falar que poderia haver mais material de apoio que ajudasse a explicar às crianças o que é o reiki e a sua filosofia. Foi assim que dois corações se juntaram para criar o Kiko e para levar as suas aventuras até às nossas crianças.

mj: No âmbito do curso em que nos conhecemos tomámos consciência que havia muita necessidade de materiais para crianças. Como as crianças são um mundo apaixonante para as duas resolvemos juntar os dois corações e a quatro mãos lançarmo-nos no desafio. O livro foi o primeiro desafio concretizado. Temos outras ideias pensadas e muita vontade de concretizá-las.

Foi uma união de corações muito feliz, a nossa. Esperemos que o nosso livro toque também muitos corações por onde passar.

O título do livro é muito sugestivo e como olham para esta necessidade das crianças para estar no momento presente?

c: O desafio de quase todos nós é estarmos no Aqui e Agora, as crianças não são exceção. Com a imaginação e a criatividade no auge, gostam de fantasiar o mundo actual, e por vezes, é-lhes difícil estarem apenas no presente. Eu própria me identifico muito com o Kiko. Quando era criança gostava de estar no mundo da brincadeira, no mundo da lua. Mas como sabemos… é no momento presente que vivemos a nossa vida. Se desde tenra idade as crianças souberem a importância de estar no momento presente, atentas ao que as rodeia, acredito que serão adultos mais conscientes e mais calmos.

mj: Num mundo em constante procura e em que muitos se focam no planear o amanhã torna se urgente a chamada para o Aqui e Agora. Viver intensamente o momento presente traz muito mais consciência e presença na vida. Há muitas crianças a serem ‘contagiadas’ pela ansiedade dos pais e perdem os momentos presentes. Tornar estas famílias, famílias mais conscientes do presente, é permitir lhes viver muitos momentos no agora.

Como tem sido o vosso percurso com as crianças?

c: No início da minha carreira profissional comecei a trabalhar na Fundação da Criança que desenvolvia atividades com crianças tentando promover valores como cooperação, igualdade, tolerância,… Sempre me identifiquei com a ideia de que para termos adultos felizes e conscientes temos que educar e passar às crianças uma forma de viver a vida que os leve a estar em harmonia consigo próprios e com os outros. Por isso, comecei a dar cursos de reiki também para crianças. A maternidade fortaleceu ainda mais a minha vontade de trabalhar com crianças e comecei também a facilitar aulas de yoga para crianças.

mj: Depois de algumas formações que tirei, nomeadamente, Reiki para crianças, Desenvolvimento Pessoal e Psicologia para Crianças, Professora de Meditação para Crianças, Terapeuta de Som para Crianças (taças tibetanas) e Coaching  comecei a desenvolver algumas  consultas individuais para crianças e a praticar algumas actividades em grupo também. A facilidade com que as crianças apreendem os conhecimentos e como integram todo o trabalho é maravilhosa.

Trabalhar com crianças é um desafio constante mas muito bonito. Ajudar as crianças a viverem mais felizes e a adotarem comportamentos mais harmoniosos é uma honra. Vê-los crescer mais confiantes é uma benção.

Falem um pouco da história do livro e em que se inspiraram?

c: Um menino de oito anos, chamado Kiko, costumava andar sempre no mundo da Lua. A mãe bem o chamava mas ele, lá voltava a fantasiar um mundo só dele. Certo dia, enquanto tomava banho, assistiu a uma reunião de seres aquáticos que lhe mostraram a importância de estar atento e a viver o momento presente. A partir daí o Kiko aprendeu, através de pequenos acontecimentos do seu dia-a-dia, alguns princípios que mudaram a sua forma de viver. Esses princípios são os 5 princípios do reiki.

O Kiko no fundo é uma típica criança de 8 anos. Fomos ao nosso interior, entrámos em conexão com a nossa criança interior e nasceu o Kiko. Sentíamos que nem sempre é fácil transmitir os cinco princípios do reiki às crianças para que elas os percebam e adotem na sua vida. Por isso, sentimos que ninguém melhor para lhos explicar, através das suas aventuras, do que o Kiko, uma criança, tal como elas. ☺

mj: A nossa ideia era ter como base do livro os cinco princípios de Reiki criando várias histórias do dia-a-dia que fossem facilmente perceptíveis sem existir logo uma associação ao Reiki. A maior parte das pessoas não se permite a vivenciar algo livremente sem que os juízos de valor estejam presentes. A ideia era mesmo essa, poder escrever um livro para todos inspirado nos princípios do Reiki. Pelo livro, e pela sua simplicidade, chegamos a muitas famílias e desmistificamos um bocadinho a ideia de que a filosofia de vida que vivemos, o reiki, é algo ‘diferente’.

Como pode ser adquirido o livro?

O livro pode ser adquirido através das autoras diretamente ou através da página do livro do facebook: https://www.facebook.com/aqui.e.agora.livro/

Também há a possibilidade de o adquirir na Wook, Fnac online, na página da Editora Vieira da Silva.

Qual o vosso maior sonho para as crianças dos nossos dias e futuros?

c: Que só por hoje sejam felizes.

mj: Que as crianças tenham a possibilidade de viverem felizes a sua infância.

 
 
associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com
 
(Visited 470 times, 1 visits today)