Este é um trabalho da Coordenadora do Fundão, Paula Roque, que apresenta uma série de exemplos da aplicação de Reiki em Hospitais na América, Europa e claro, Portugal.

Reiki em Hospitais

Na publicação espanhola Human Frequencies, o autor Eugenio Lepine, psiquiatra, residente em Barcelona faz uma breve visão sobre a terapia Reiki que está a ganhar presença nos principais hospitais por todo o mundo.

Reiki na América

Os hospitais que aplicam Reiki estão a aumentar e essa tendência parece imparável.

Nos EUA, o Johns Hopkins Hospital é uma das principais instalações que o adotam em tratamentos convencionais.

Além disso, o Johns Hopkins é um dos Top 3 Hospitais do Cancro que incluem o Reiki nos seus Programas de Cuidados Integrativos, sendo os outros o MD Anderson Cancer Center e a Mayo Clinic.

O Canadá tem dobrado o uso de terapias alternativas nos últimos 10 anos. No caso do Reiki, várias clínicas estão a adoptar essa terapia para uso juntamente com os tratamentos convencionais.

Reiki na Europa

O Reiki no Reino Unido está a tornar-se uma referência na colaboração entre as Healthcare Facilities e os Trusts.

Em Espanha existem muitas cidades cujos hospitais oferecem terapia de Reiki.

E faz ainda referência a muitos outros países que também adotaram o Reiki nos seus hospitais como a Argentina, o México, a Austrália e muitos outros.

E acrescenta “ Portugal é outro país europeu em que o Reiki foi integrado entre os Programas Integrativos e Holísticos.”

E dedica uma secção ao Reiki em Portugal (2017) que aqui se dá por reproduzida na integra, depois de feita a tradução.

Reiki em Portugal

HOSPITAL COVA DA BEIRA

Essa unidade médica localizada na cidade de Fundao também contou com uma reportagem da RTP que mostra como a integração holística deve ocorrer; como o reiki é uma terapia complementar sendo aplicada juntamente com os sistemas tradicionais. O sucesso é tão grande que a lista de espera é de cerca de 3 meses para receber terapia de reiki neste local.

IPO PORTO HOSPITAL DE DIA

IPO significa Instituto Português de Oncologia. O hospital público do Porto pretende tornar-se um Centro de Excelência no tratamento médico de doentes oncológicos, através de uma abordagem multidisciplinar, privilegiando sempre o bem-estar psicossocial do doente e da sua família.

Durante os tratamentos, os pacientes podem desfrutar: apoio psicossocial, social e voluntário. Na sala de Relaxamento e Estética é onde (com a autoestima em mente e, consequentemente, o bem-estar físico e psicológico de cada paciente), um ambiente adequado foi criado, onde ele pode experimentar técnicas de valorização de relaxamento e auto-imagem, reflexologia, reiki, estética e manicure. Estes tratamentos são realizados por profissionais qualificados.

AAPC

Acrónimo da Associação de Apoio aos Doentes com Cancro, esta é talvez a maior associação de voluntários em Portugal deste tipo. E sim, eles oferecem terapia de reiki em muitos hospitais. Aqui está uma lista de algumas das instalações médicas que colaboram com eles:

• PORTO- IPO PORTO, Hospital São João, Hospital Pedro Hispano.
  • LISBOA- IPO LISBOA
  • COIMBRA- IPO COIMBRA

HOSPITAL SÃO JOÃO

Este hospital tem sido uma parte muito importante da integração do reiki no sistema de saúde Português. Foi um dos primeiros a oferecer terapia de reiki para pacientes com cancro, e também tem sido o local onde um importante estudo foi realizado pela equipa de enfermagem, a fim de medir o impacto que o reiki tem no bem-estar geral e diminuir ansiedade dos referidos pacientes. Os resultados indicam que o reiki faz os pacientes se sentirem mais equilibrados e resilientes. Este estudo foi objeto de uma reportagem de televisão transmitida pela RTP.

Nas suas palavras refere a importância da Medicina Integrativa “que significa incorporar energias curativas e técnicas complementares entre as terapias modernas em contextos clínicos” e mostra que o Reiki a ganhar presença nos principais hospitais por todo o mundo.

(Visited 1.773 times, 2 visits today)