Montalegre é um distrito remoto de Portugal, onde há um ano atrás foi iniciado um núcleo regional, através da Coordenadora Nina Leconte. Num dos nossos congressos, há uns anos atrás, a Nina abordou-me, questionando-me sobre quando haveria assim Reiki em Montalegre e ao incentivá-la com a sua própria questão, no dia 18 de Novembro de 2018, realizaram-se umas jornadas com 71 participantes, numa região de mais difícil acesso, com as populações muito espalhadas e que contou com o apoio e deslocação dos núcleos do Fundão, Porto, Penafiel, Guimarães e Ermesinde. 

Podes ver no nosso facebook todas as fotos do evento…

Jornadas de Terapeutas de Reiki em Montalegre

Abertura e agradecimentos – Cláudia Magalhães

Começo por definir a palavra gratidão:

A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. Em um sentido mais amplo, pode ser explicada. também como recognição abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona. A vida é feita de momentos, Só por hoje sou GRATA e estou aqui para fazer os agradecimentos.

As mãos são as asas do coração, A energia universal é a forma, Que nos leva a viver com gratidão, Nina este momento é dedicado a ti, Aqui e agora, Os agradecimentos vou enumerar, Pois está na hora da jornada começar:

Em nome do Núcleo de Reiki de Montalegre quero agradecer:

  • Ao Exmº Sr. Presidente da Cercimont Fernando Rodrigues, por disponibilizar o espaço, a quem envio um grande abraço
  • À directora Drª Sandra Batista, pois a cada pedido, é um sim acompanhado de um belo sorriso
  • À Câmara Municipal de Montalegre, em especial, à Drª Fátima Fernandes e ao Sr. David Teixeira pelo apoio e ajuda na divulgação, têm um lugar especial no meu coração
  • O Núcleo agradece e sente-se privilegiado pela carinhosa companhia de todos os clientes da Cercimont
  • À Associação Portuguesa de Reiki, pela oportunidade que deu ao Núcleo e pela vossa companhia, o que nos traz uma grande alegria
  • A cada um de vocês que se deslocou para assistir
  • Aos familiares que autorizaram os seus educandos a participarem neste evento
  • A presença dos funcionários da Cercimont
  • A presença de todos praticantes de Reiki que participaram com tudo o que puderam
  • Todos os oradores que participaram nas jornadas
  • A presença da Rádio Montalegre e o apoio na divulgação temos que agradecer, pois a VOZ DO BARROSO falou deste evento desde manhã ao entardecer
  • Por último um especial agradecimento ao nosso Mestre Mikao Usui, fundador deste sistema de energia
  • Finalmente dedico a ti Nina este poema:108-AMIGOS – Os amigos com quem se trabalha e se apoiam uns aos outros devem assumir a liderança do país.

A todos os participantes o núcleo oferece uma terapia, a mesma terá que ser marcada pelo telefone.

Abertura com músicas da Marta Silva

Reiki – Nina Leconte

Nina Leconte, coordenadora do núcleo de Reiki de Montalegre e dinamizadora destas jornadas, falou-nos daquilo que são os pilares do Usui Reiki Ryoho – a filosofia de vida – e um esclarecimento muito importante sobre o que é a prática de Reiki, mostrando também o excelente trabalho que tem vindo a fazer com os jovens da Cercimont.

Reiki nos Hospitais – Paula Roque

Paula Roque, coordenadora do núcleo de Reiki do Fundão, realizou uma apresentação sobre as diretrizes que têm sido implementadas no Hospital do Fundão, onde são realizadas consultas de Reiki. Desde as indicações de preparação dos terapeutas aos bons resultados que têm sido alcançados.

Intervenção da Drª Sandra Batista sobre a saúde mental

A Arte de Ser Feliz – Marta Silva e Ofélia Lestre

Marta Silva é Mestre de Reiki e está na Cercigui, com Carlos Dias no projeto de terapia e ensino de Reiki aos utentes da instituição. O projeto A Arte de Ser Feliz é também apresentado por Ofélia Lestre, coordenadora na Cercigui e grande impulsionadora e motivadora deste projeto.

Reiki para idosos – Nuno Nunes

Nuno Nunes, coordenador do núcleo de Reiki de Penafiel, apresentou o trabalho voluntário que o núcleo tem feito com os seniores e a importância de sabermos cuidar daqueles que estão numa fase áurea da vida, tendo também necessidades e atenções especiais. Foi um grande exemplo e inspiração para que este tipo de voluntariado seja também criado noutras localidades. 

Reiki na auto cura – Filomena Pessanha

Filomena Pessanha, coordenadora do núcleo de Reiki do Porto, partilhou com os participantes as bases fundamentais da nossa prática – a auto cura, o cuidado que devemos ter para connosco, lançando ainda sementes importantíssimas para a nossa reflexão. Filomena referiu ainda os três “R”do Reiki, que nos pedem Responsabillidade, Respeito e Resiliência.

Reiki em Crianças – Sílvia Oliveira

Sílvia Oliveira, coordenadora do núcleo de Reiki de Guimarães, abordou o tema das necessidades que as crianças têm vindo a apresentar quando têm uma consulta de Reiki e da forma como nós, praticantes, temos um olhar atento e algumas respostas para auxiliar nos seus cuidados. Foi também dado um exemplo muito bonito sobre um caso real através da prática de Reiki a uma criança, onde o Super Reikinho auxiliou a ultrapassar o medo de dormir sozinho.

Testemunho de Sónia Jacob sobre a aplicação prática de Reiki para Crianças.

As Jornadas de Terapeutas de Reiki em Montalegre foram um encontro que promoveu exatamente os valores que há 10 anos a Associação Portuguesa de Reiki tenta incentivar – a união, a partilha, a seriedade da prática. 

Deste encontro saiu também a criação de dois projetos muito importantes para 2019, que brevemente iremos anunciar pois são aspetos que cada vez mais indicam que Portugal é inovador na aplicação de Reiki.

Ofélia Lestre, Cercigui & Sandra Batista, Cercimont

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 391 times, 1 visits today)