Sónia Xavier é professora, Mestre e Terapeuta de Reiki e até finais de 2019 foi Coordenadora do Núcleo de Reiki de Vila Real. Partilha connosco uma reflexão sobre as terapias holísticas, complementares e os seus terapeutas.

As terapias holísticas e complementares e os seus terapeutas – reflexão

Se, há 7 anos, me dissessem que estaria hoje aqui a escrever este texto e mais do que isso, a dedicar o meu tempo a estas terapias, teria apelidado tal ser de “absurdo”. Certo é que a vida, o meu corpo, e amigos do coração me trouxeram até aqui.

Hoje, sinto que é o momento de partilhar a minha verdade, senti uma vontade imensa de passar à escrita o que me vai na alma.

Tudo o que aqui será assumido faz parte única e exclusivamente da minha verdade, com toda a certeza, influenciada por grandes mestres que estão e estiveram na minha vida e que me ensinaram a acreditar naquilo que hoje escrevo, quer através de belíssimos ensinamentos, quer pela força (e por vezes doi acreditem!).

Engane-se quem julga que os terapeutas ou as terapias holísticas ou complementares têm o poder de resolver os seus problemas, fazer o milagre da salvação ou dar-nos a receita que mudará para sempre as nossas vidas! Lamento dar-vos esta “triste” notícia, mas ninguém fará isso por nós!
A cura individual, quer física, emocional, mental ou espiritual é sempre da nossa responsabilidade.

A palavra terapia tem origem no grego e na palavra θεραπεία therapeía = tratamento que significa: cuidar, aliviar. Podemos constatar que o objetivo da terapia é tratar com o intuito de cuidar e aliviar e não provocar curas ou milagres, respostas absolutas ou outras.

Então a pergunta é: porque procurar estas terapias e porque tanta gente testemunha, eu incluída, que são visíveis os resultados, as curas e as soluções?

Todas as terapias holísticas e complementares devem ser entendidas como ferramentas. Ou seja, são meios que te apoiam quando te decides a melhorar e a cuidar de ti.

Tal como escolhes usar uma ferramenta para consertares algo no teu dia a dia, também podes e deves (se assim te fizer sentido) escolher a terapia que melhor te pode servir de ferramenta em determinado momento ou situação de vida.

O mesmo se passa em relação ao terapeuta. Ele estará dotado de conhecimentos, experiências e ferramentas que vai usar consoante a tua necessidade, mas também ele é uma ferramenta que vai apoiar a tua cura, desafio ou solução que tanto procuras.

Duvida de um terapeuta ou pseudoterapeuta que te promete curas, que faz depender a tua evolução e o teu caminho do seguidismo ou da dependência constante dele.

Questiona, duvida, pensa antes de fazeres escolhas indicadas por outros que não te façam sentido. Experimenta e analisa.

Desde o princípio da humanidade talvez a dúvida tenha sido a melhor motivação para a evolução Humana, por isso duvida!

Não acredites só porque sim ou porque alguém te disse. Reflete e sente o teu coração. Vê se te faz sentido, se ressoa em ti, se faz parte da tua verdade.
Não há caminhos sem volta por isso escolhe por ti e, quando achares que não é por, volta.

Nesta Nova Era em que a Humanidade começa a despertar para uma nova consciência, em que crianças nos ensinam e nos mostram o caminho, em que sentimos uma necessidade urgente de nos voltarmos para dentro, surgem para dar resposta a esta nova necessidade, novas terapias, métodos, exercícios o que é ótimo para nos apoiar na mudança.

Mas, a par disto, também surge uma necessidade urgente de discernir o trigo do joio e de estares atento às ofertas, ao que te faz sentido independentemente da tua escolha ser mais espiritual, esotérica, ou outra tem de ser por ti.

Porque o segredo da cura, da resolução dos teus desafios está nas escolhas que fazes, na intenção que colocas e na determinação com que escolhes.
Procura pessoas que sintas que fazem um trabalho honesto, de coração, e que pensam pela própria cabeça.

Mas lembra-te que o mais importante és tu, as tuas tomadas de decisão e os objetivos de vida que queres definir.

Que o novo ano seja uma porta aberta para o nosso crescimento e evolução.
Sónia Xavier

 


 

associacao_portuguesa_reiki_redondo_120 Descobre os conteúdos exclusivos para os associados no nosso site www.associacaoportuguesadereiki.com

 

(Visited 148 times, 1 visits today)