Rubrica mês de Junho núcleo do porto
CANTINHO DE LEITURA DO NÚCLEO
Rubrica mensal online
Cultivamos o gosto pela escrita e pela leitura
“Reiki é a arte secreta de convidar a felicidade”
Mikao Usui
Só por hoje
Sou Calmo
Confio
Sou Grato
Trabalho Honestamente
Sou Bondoso
INTEGRIDADE
“Se fazes bem pequenas coisas, grandes coisas te procurarão e impulsionar-se-ão para que as realizes.”
Provérbio sufi
“Quando autogeramos motivação suficiente para fazermos bem as pequenas coisas do dia a dia, estamos conspirando pela paz e pelo êxito. Trata-se de uma capacidade que não tem preço. Para tornar possível uma competência mental desta natureza, devemos colocar atenção e consciência nos movimentos e matrizes de tudo o que fazemos desde que nos levantamos. Não valerá a pena tornarmo-nos plenamente conscientes de todos os pensamentos, palavras e ações que surjam em nós ? Quando nos tornamos conscientes da nossa própria vida em termos de momento presente, algo muito grande está a acontecer. A consciência sustentada e a melhoria que deriva da mesma, conformam uma energia de crescimento que, como uma bola de neve, abre possibilidades a atividades cada vez maiores em quantidade e qualidade para o interesse coletivo.
(…) Para o Universo tudo tem a sua importância, a ciência moderna afirma que o esvoaçar de uma borboleta pode influenciar o clima de uma cidade inteira. Neste sentido, pode acontecer que um sorriso evite acidentes em cadeia e a demora de um encontro mude o destino do planeta. Todas as coisas têm a sua importância, desde lavar os pratos com movimentos precisos e conscientes, até assinar um documento com o qual terminamos o nosso trabalho e vendemos a casa. O que vale não é o que se faz, mas como se faz. A consciência atenta coloca o mesmo amor a consolar uma criança , como a consolar o presidente de uma grande empresa. Tudo está encadeado numa rede de inter-relações e cada nova ação tem o aroma da própria trajetória.
(…) Convém cuidar as nossas palavras, embora estas se dirijam a pessoas aparentemente sem importância,. Caminhemos conscientes de cada passo e coloquemos as coisas bem direitas. Entretanto, observemos o jogo da nossa própria mente como se todo esse ruído não fosse connosco. Todo o movimento é importante e tudo se torna consciente, na realidade vale a pena.
Depois de ter a mente treinada para fazer bem as coisas, por pequenas ou grandes que pareçam, virão até nós responsabilidades maiores, talvez porque não nos afetam os riscos e as ameaças que, para o velho modelo, estas implicam. a nossa alma estará, então, preparada para servir a vida e, com esta, todos os homens e mulheres da Terra.
Já não se teme o fracasso e o ego acabou com as suas exigências. O caminho já percorrido com consciência equânime e com as emoções bem serenas. O treino pode ter parecido longo ,mas os frutos da consciência atenta chegam. O ser recria-se tanto a estrelar um ovo como ao deter uma guerra.
Você bem sabe que até a queda da pétala de uma rosa afeta galáxias inteiras.
Atenção total em cada passo, em cada coisa.”
JOSÉ MARÍA DORIA