O QUE É SER COORDENADOR
Em primeiro lugar, o Coordenador é um associado, um praticante de Reiki com a vontade de realizar um trabalho de esclarecimento e desenvolvimento do Reiki na sua localidade. Assim como os órgãos sociais, também os Coordenadores precisam ter as quotas em dia pois a base da associação é os seus associados. Com esta simples explicação encontramos o objectivo de um Coordenador da Associação Portuguesa de Reiki:
- Promover o esclarecimento do Reiki na sua localidade.
O que é um núcleo de Reiki?
O Coordenador tem ao seu cargo um núcleo de Reiki. Este é o espaço físico e virtual onde os associados, os praticantes de Reiki da região e o público em geral pode ter notícias sobre os eventos a decorrer, as actividades da Associação, dos seus associados assim como, se for o caso, o desenvolvimento de projectos de voluntariado.
Não é necessário o Coordenador ter um espaço próprio alugado, poderá fazer um protocolo com outras instituições e usar uma sala para os encontros. Mais importante que o espaço é a coesão, através do Reiki, que se consegue promover. Mesmo tendo apenas uma pessoa para apoiar, será muito, assim se consegue chegar ao que é mais importante – o coração e a felicidade, através da prática.
O voluntariado como expressão de desenvolvimento
Muitos Coordenadores sentem a vontade expressa do Amor Incondicional e compaixão, pelo desenvolvimento do voluntariado. Levar a terapia Reiki, de forma complementar e integrativa à saúde pública é um passo incrível para a sociedade e a Saúde em Portugal.
Não é um processo fácil conseguir-se a aceitação em instituições. Há regiões que são muito fechadas mas outras que se encontram incrivelmente abertas, com tantos pedidos que são impossíveis de responder. O voluntariado, tal como o nome indica, é uma doação da pessoa e de forma alguma substitui os cuidados médicos ou mesmo o cuidado de um terapeuta profissional. Também isto nos traz a incrível lição dos cinco princípios que sempre nos alerta para a necessidade da calma, que tudo é feito no seu tempo certo, do trabalho honesto e da bondade, que deve ser expressa nas nossas acções. Hoje, temos perto de cinquenta instituições onde trabalhamos voluntariamente e tudo se deve ao esforço dos Coordenadores, do amor incondicional dos seus voluntários e da resiliência da Associação.
ALGUMAS PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES
Como me posso tornar coordenador?
É muito simples, primeiro é preciso seres associado com as quotas em dia; Depois basta teres o nível 3 de Reiki, muita vontade, com coração predisposto e muita serenidade. Preenche o formulário de candidatura do ano presente, entra em contacto connosco para te conhecermos melhor e cria o teu projecto para três a seis meses.
Porque preciso criar um projecto?
O projecto é a linha orientadora do teu trabalho. Muitas vezes temos vontade de algo mas não temos ideias para o fazer. Então, um projecto ajuda-te a por a mente e o coração naquilo que vais fazer, tal como o Mestre Usui o indicava para nosso desenvolvimento pessoal.
Preciso ter um espaço?
Não necessariamente. Podes fazer protocolos com a junta de freguesia, outras associações ou bibliotecas. A Associação começou sem ter um espaço físico.
Posso ter um núcleo na mesma cidade que já tem um núcleo
Sim, no caso de um núcleo ter o nome da cidade, o outro núcleo terá o nome da freguesia onde atua. Os núcleos devem trabalhar e cooperar em parceria, sem essa capacidade não devem candidatar-se.
Posso colocar o núcleo dentro do meu espaço de terapias/escola
Sim, podes. Apenas tem o cuidado de diferenciar muito bem o que é o Núcleo Reiki e o que é a Escola/Espaço. O nosso âmbito é apenas o Reiki, não outras terapias. Os coordenadores não dão cursos de Reiki pela Associação e isso pode ser confundido. O Coordenador promove o esclarecimento e o desenvolvimento da prática de voluntariado.
Faço outras terapias no meu espaço, onde quero colocar o núcleo
Muitas vezes, os espaço têm que ter muitas atividades para se tornarem rentáveis, mas pode haver práticas que façam com que as pessoas tenham uma perspetiva distorcida sobre Reiki. Por exemplo atividades com tarot, espiritismo, santaria, buzios, anjos, etc…, ou seja atividades que estão relacionadas com práticas relacionadas com movimentos espirituais ou religiosos, isto porque na prática de Reiki não há a componente de invocação de algo que não seja a energia, não existem intermediários, nem conceitos de adivinhação, futurologia, ou outras crenças, que estão corretas no seu campo, mas não necessárias no método de Reiki.
Esta tomada de consciência é importante para o apoio na credibilização da prática.
Ter crença nestas práticas é uma opção própria, muito válida e pessoal, mas não está dentro dos objetivos estatutários da associação nem representa Reiki.
Posso colocar nos meus certificados que sou coordenador?
Nos certificados da sua escola de Reiki, o coordenador não pode colocar o seu símbolo de Núcleo de Reiki. Apenas está aprovada a colocação do logotipo de associado, que deve ser atualizado anualmente.
- Desde a Assembleia Geral de 14 de Outubro de 2018 que os cursos devem ser realizados com acompanhamento mínimo de quatro meses.
- Como é difícil muitas vezes distinguir as crenças pessoais de uma representação pela Associação, os manuais de Reiki e o ensino devem ser apenas enquadrados na prática de Reiki, não fazendo menções a crenças pessoais do foro espiritual ou religioso. Reiki, como método não está relacionado com as nossas crenças ocidentais, nem tem afiliações espirituais ou religiosas.
O que posso fazer como coordenador?
Tudo o que o teu coração e mente te ditarem, desde que dentro dos cinco princípios, da missão e visão da Associação. Um Coordenador é um representante da Associação Portuguesa de Reiki. Podes levar ajuda a famílias carenciadas; Promover o voluntariado; Promover o ensino em Universidades Autodidactas; Fazer parcerias para cooperação no cuidado a outros, entre muito e muito mais.
De que forma a Associação, centralmente, me pode ajudar?
Damos-te todo o apoio ao nível de informação, no estabelecimento de contactos e realização de protocolos. Caso necessites de apoio na formação, também o damos. Infelizmente não temos capacidade financeira para o apoio monetário mas, cada projecto regional não deve ter um custo, ele deve ser feito dentro do âmbito do voluntariado.
Como pode um núcleo adquirir dinheiro para apoiar nas suas iniciativas
A filosofia da Associação é que ninguém que seja parte dos Órgãos Sociais ou Coordenadores receba dinheiro da Associação. Esta é uma filosofia que nos permite isenção de oportunismo. Então, para um núcleo, devemos sempre pensar que se há um espaço, há despesa. Essa despesa poderá ser coberta por donativos, no entanto, estes devem ser claramente descriminados para que nunca haja dúvidas sobre para onde eles são dirigidos. A confiança é o segundo princípio de Reiki e o trabalho honestamente o quarto.
Quero fazer um projeto num hospital
É uma vontade muito nobre, mas recomendamos que em primeiro lugar haja experiência em projetos de voluntariado, assim como provas de apoio à comunidade, pois será mais fácil de chegar a essa intenção.
É importante para a Associação ter muitos coordenadores?
Para nós, o importante é que o Reiki esteja presente. Quer seja com 1 ou com 100, que sempre seja de mente e coração, com os cinco princípios presentes e sempre, sempre para o Reiki.
A história dos núcleos de Reiki
Logo após a fundação da Associação Portuguesa de Reiki, em 2008, começamos a ter vários pedidos para que fossem criadas representações da Associação em vários locais, inclusive no Brasil. Em conjunto com os órgãos sociais e outros associados muito participativos, pensamos de que forma tal poderia acontecer. Como podíamos levar o Reiki e a Associação a outros locais, de forma acessível, coerente, promotora do esclarecimento e da partilha?
Logo ao início, a Sílvia Oliveira, hoje coordenadora de Guimarães e a Mariana Lopes, eram nossos órgãos sociais e assim sendo criaram-se os Delegados Regionais para as localidades de Famalicão e Bragança – as primeiras sementes. Foram tempos incríveis onde com tão pouco se conseguia tanto, como as portas se foram abrindo ao Reiki, chamando também outros associados a quererem desenvolver o trabalho de esclarecimento em regiões como o Porto, com a Sónia Gomes; O Algarve com o Vitor Valente; Mogadouro com o Carlos Lourenço.Depois, surgiram muitos mais, incluindo nas ilhas. Começamos a encontrar algumas dificuldades – a regionalização demasiado alargada. Ou seja, um coordenador abrangia uma área muito grande que, muitas vezes, nem nunca chegava a cobrir. E tínhamos associados que queriam participar noutras regiões, sem o conseguir. Então reestruturamos, novamente com os órgãos sociais, associados e delegados. Mudamos o nome para Coordenadores e o âmbito fica circunscrito à sua área. Por exemplo em Vila Nova de Gaia temos dois coordenadores, um com a indicação de V. N. de Gaia e outro com V.N. de Gaia – Arcozelos. Aqui a ideia é que possamos apoiar os associados e praticantes de Reiki, não criar exclusividade.
MAIS INFORMAÇÕES
Só por hoje, somos gratos pelas pessoas maravilhosas que temos como coordenadores.