Sorrir e Abraçar – Reiki para a pessoa com deficiência

Sorrir e Abraçar - Reiki para a pessoa com deficiênciaCada pessoa é um universo infinito de particularidades, cada um com as suas diferenças mas todos com algo em comoSer Pessoa, Ser Humano.
Um dos primeiros desafios que tivemos no âmbito do voluntariado terapêutico foi a experiência com as Cercis, na Amadora e em Guimarães, chegando em 2012 à QE, Quinta Essência, em Sintra e à APCI, em Barcelos. Nada havia escrito sobre trabalhar com a pessoa com deficiência, apenas algumas experiências pontuais mas muito amor e vontade de servir, auxiliar e apoiar.

Assim, estamos com dois anos de experiência nesta área da terapia Reiki, onde nos encontramos constantemente a aprender e crescer. Aqui, devemos muito aos nossos voluntários e aos coordenadores neste âmbito, Valter Jacinto, Sílvia Oliveira, Isabela Ribeiro, Sandra Duarte e Paulo Roseta, sem esquecer a preciosa ajuda técnica e voluntária da Ofélia Lestre, que nos auxiliou a construção do manual de voluntariado Reiki para a pessoa com deficiência.

Pelo meio, demos ainda formação a alguns dos técnicos assim como apoio com sessões de Reiki, dentro do nosso projecto "Cuidar de Quem Cuida".
Com o "Sorrir e Abraçar" temos observado várias reacções, como tranquilidade nos utentes mais agitados e um bem-estar generalizado que acaba por se alastrar ao meio envolvente nas instituições e na família.
ainda um longo trabalho de pesquiza e acção pela frente mas os efeitos, esses são visíveis. Aqui não podemos usar gráficos e muitas vezes não nos é possível o testemunho mas os efeitos ficam presentes naqueles que estão mais próximos.

Este trabalho foi já apresentado no 2º Congresso Nacional de Reiki, Lisboa, em 2011.

Cerciama Cercigui QE Quinta Essência

Quais as vantagens de disponibilizar Reiki aos seus utentes?

O Reiki tem bastantes efeitos na área do relaxamento, equilíbrio, serenidade, gestão de stress e cansaço, podendo auxiliar a pessoa com deficiência a ter mais momentos de equilíbrio, permitindo uma maior interacção com os outros, como exemplo.

Como pode o Reiki auxiliar?

Esta terapia, de origem japonesa, é realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética, sendo transmitida a "Energia Universal" (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa. Esta é uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas. Acima de tudo o Reiki olha para a pessoa como um todo (um processo holístico), actuando nos campos físico, mental, emocional e energético. 

Onde já foi aplicado?

  • Cerciama
  • Cercigui
  • QE Quinta Essência
  • APACI

Quer saber mais?

Contacte-nos para o email info@montekurama.org para receber o folheto informativo ou agendar uma reunião


Acesso para associados
Inscreve-te como Associado

Apoia Reiki em Portugal, inscreve-te como associado.

Vê mais informações aqui…