2020 iniciativas de apoio à crise,  COVID-19

Utilização correta das máscaras

Foi recentemente lançado o Decreto-Lei nº 22/2020 de 16 de Maio, que altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia da doença COVID-19. O presente decreto-lei procede à décima primeira alteração ao Decreto-Lei nº 10-A/2020 de 13 de março.

Assim, no seu artigo 13º-B refere que, é obrigatório o uso de máscaras ou viseiras para o acesso ou permanência nos:

  • Espaços e estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços;
  • Serviços e edifícios de atendimento ao público;
  • Estabelecimentos de ensino e creches pelos funcionários docentes e não docentes e pelos alunos maiores de 10 anos (alterado de seis anos para maiores de  10 anos)
  • Transportes coletivos de passageiros pelos passageiros com idade igual ou superior a 10 anos (com a nova alteração foi acrescentada: pelos passageiros com idade igual ou superior a 10 anos)

Ver Aqui  (versão consolidada da legislação)

A máscara faz agora parte do nosso dia-a-dia. A utilização de máscara permite que o utilizador proteja as pessoas que o rodeiam e o ambiente. Todavia, a sua utilização só é efetiva se for combinada com outras medidas de prevenção, como a lavagem correta de mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento físico.

A Direção Geral de Saúde (DGS) lançou um cartaz informativo, que indica as recomendações gerais para colocação, utilização e remoção correta das máscaras, bem como proceder ao transporte e limpeza de máscaras reutilizáveis.

Como colocar corretamente a máscara?

  1. Lavar as mãos antes de colocar
  2. Ver a posição correta – Verificar o lado correto a colocar voltado para a cara (ex: na máscara cirúrgica lado branco, com arame para cima)
  3. Colocar a máscara pelos atilhos/elásticos
  4. Ajustar a máscara ao rosto

Como remover a máscara?

  1. Lavar as mãos antes de remover
  2. Retirar a máscara pelos atilhos/elásticos
  3. Descartar em contentor de resíduos sem tocar na parte da frente da máscara
  4. Lavar novamente as mãos

Durante o uso: trocar a máscara quando estiver húmida, não retirar a máscara para tossir ou espirrar, não tocar nos olhos, face ou máscara (se o fizer, lavar as mãos de seguida)

Veja aqui o cartaz informativo da DGS.

Partilhamos também um vídeo explicativo da DGS sobre a colocação e remoção das máscaras, de forma correta e segura.

Fonte: Direção Geral de Saúde.

O nosso muito obrigado à Equipa de Segurança no Trabalho do Projeto AGIR da Associação Portuguesa de Reiki

A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.