Em 2002, 20 anos atrás comecei uma caminhada que não imaginava o quanto iria tocar a minha vida. Foi quando me tornei Mestre Reiki.
Sou Administradora e estava fazendo um curso de Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos no ano anterior. Uma colega do curso convidou-me e mais algumas colegas para desenvolvermos cursos voltados para desenvolver liderança. Pesquisamos muito, pois queríamos fazer um trabalho diferenciado. Nossos temas giravam em torno de modelos mentais, emoções, criatividade e então nos deparamos com algo mais que ia além do corpo, mente e emoções – o campo energético dos seres humanos. O Reiki foi a primeira técnica a me chamar atenção na época. Então, assim que foi possível, procurei um curso. Por si só, isso foi uma aventura.
Eu era militar e estava acabando meu tempo de Oficial Temporária, na época existiam dois espaços holísticos perto da minha casa. Imaginei que em algum deles eu poderia fazer o curso, quando fui procurar ambos haviam fechado. Um tempo antes uma amiga tinha me convidado para fazer curso de Reiki no local que ela fazia. Eu achava longe, portanto, não considerei a opção. Então, o destino ajustou a sua trama. Esse mesmo centro holístico se mudou para a frente do local onde me reunia com minhas amigas que estavam organizando os cursos de liderança e para o lado também se mudou o grupo de orações que eu participava. Naquela época as principais atividades da minha vida se concentraram praticamente no mesmo local com muita proximidade. Podemos chamar de uma grande sincronicidade, já que estamos falando de uma cidade com mais de um milhão de habitantes – Porto Alegre/RS – Brasil.
O curso que iniciei apenas para entender de energia acabou me conquistando, em seguida comecei a participar de um grupo de cura que usava várias técnicas entre elas o Reiki e fui me encantando cada vez mais com essa energia.
Em 2005 me mudei para minha cidade natal. E quando estava grávida do meu segundo filho, dei minha primeira aula oficial de Reiki em 2008, até então tinha atendido com Reiki e auxiliado em aulas da minha Mestra Reiki Gabriela Irigaray Pereira Leite. Foi uma experiência muito gratificante grávida fazer a iniciação de jovens e adultos. Desde então, já tive várias turmas e é uma alegria imensa trabalhar com o Reiki e ter participado de vários projetos voluntários de Reiki, um deles inclusive recebeu o Prémio Cátia Arnaut de Inovação Reiki em Hospitais em 2021, pelo projeto Cardiocomunidade realizado com pacientes cardíacos, numa pesquisa multidisciplinar realizada pelo curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria.
Em 2022 quando completo 20 anos de Rekiana e o Reiki completa 100 anos estou muito empolgada em ter a minha primeira turma de Mestrado de Reiki. É a coroação da minha caminhada como Reikiana, em ensinar novos Mestres como agir com ética, responsabilidade, repassando conhecimentos que aprendi na prática e com outros grandes mestres, seja em livros ou cursos. Entre eles está o João Magalhães que é um grande exemplo para mim. Seu livro “O Grande Livro do Reiki” lançado no Brasil será o material base para as aulas.
Pela minha caminhada cheia de aprendizado e colaboração agradeço aos reikianos que aprenderam comigo, às pessoas que receberam essa maravilhosa energia e aos Mestres que tive ao longo do caminho começando, é claro, por Mikao Usui.
Andrea dos Santos Leandro