Aulas Práticas de Reiki

O Curso de Aulas praticas de Reiki da APR , este ano 2021, tiveram a presença de Alunos de Guimarães, Porto, Paredes, Matosinhos e Alfena, com vontade de praticar.

Desta vez a pedido da Filó Pessanha, passamos de 5 para 3 aulas Intensivas com datas diferentes de MARÇO a JULHO, sempre com a Flexibilidade que os tempos exigem. ❤

Ao todo contamos com 13 alunos, sempre com AULAS ONLINE, contamos com 4 Núcleos: – Porto, Penafiel, Alfena e Matosinhos.

Só por Hoje Somos Gratos pela Vossa presença.🙏❤

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Cuidar Quem Cuida , 4ª edição

Na 4ª Edição do Cuidar Quem Cuida , ONLINE, tivemos como objetivo :

– Refletir com os Cinco Princípios na nossa Vida;

– Fizemos Autotratamento, para cuidar de nós mesmos;

– Fizemos a Técnica Hatsurei Ho, para nos cuidarmos Interior e energeticamente;

– Refletimos com os Poemas do Imperador Meiji.

 

Contamos com 13 presenças FANTASTICAS, (Portugal e Brasil).

Houve muita partilha de saberes, escuta e sentir.

 

GRATIDÃO a TODOS, até ao Próximo.🙏❤

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Vive o presente é a tua prenda – Núcleo de Reiki de Alfena

Olá a todos,

Hoje vamos continuar a falar sobre felicidade, dar uma dica sobre como continuar a ser feliz e explicar um pouco melhor o que é disto do “Só por hoje”.

No vídeo anterior, deixámos uma pergunta: o que quer dizer para vós “Só por hoje”? Neste vídeo vamos falar sobre a importância de viver no aqui e agora, por isso se chama presente, porque é uma prenda que nos foi dada.

Tecnicamente, o passado e o futuro não existem e o foco deve ser no presente. O passado traz-nos ferramentas e aprendizagens para que possam ser aplicadas no futuro e fazer de nós uma melhor versão daquilo que fomos ontem.

Vamos então refletir um pouco sobre como é possível ser feliz no momento presente.

Esperamos que gostem e tentem colocar em prática estas pequenas dicas, pratiquem o “Só por hoje” e vemo-nos no próximo vídeo.

Obrigada por estarem desse lado.

Até já

Carla Sousa

Núcleo de Reiki de Alfena

Créditos imagem thumbnail: Carla Sousa

Cuidar de quem cuida de Março

Realizou-se no passado dia 13 de Março, pelas 15 h, mais uma edição do evento online gratuito “Cuidar de quem cuida”.

Numa iniciativa conjunta dos Núcleos de Penafiel, Porto, Caminha, Matosinhos, Ermesinde e Alfena, este evento destina-se a praticantes, terapeutas, voluntários de Reiki e interessados no tema.

O Núcleo de Reiki de Alfena foi o anfitrião da sessão e teve como tema “O que quero ser quando for grande”, dentro da perspetiva de como podemos cuidar de nós.

Podemos dizer que foi uma tarde recheada de partilha de ideias e experiências que nos deixou de coração cheio de alegria e gratidão.

Para além de refletirmos sobre aquilo que queremos ser a nível profissional, mais importante ainda foi refletir sobre aquilo que queremos ser enquanto seres humanos. Desta forma, ao nos questionarmos ao longo da nossa vida aquilo que queremos ser, estamos também a cuidar de nós para que possamos ser pessoas felizes, alinhadas com o nosso propósito de vida. E isto também se reflete naquilo que queremos transmitir às nossas crianças.

Tenho que confessar que, a nível pessoal, aquilo que quero ser quando for grande é continuar a ser criança ou encarar os meus desafios com a simplicidade e a leveza dos olhos de uma criança.

Para além disso não há dúvida que quero ser calma, grata, confiar, trabalhar honestamente e ser bondosa.

Esperamos por vós no próximo evento.

Gratos por todas as participações.

 

Carla Sousa

Núcleo de Reiki de Alfena

É possível ser FELIZ!

Olá a todos,

Terminamos o ano com uma reflexão para que em Dezembro fizéssemos menos ou então fizéssemos as coisas de outra forma.

Mal sabíamos que esta reflexão teria de ser aplicada ao ano de 2021.

Pois é, todos os temos um caminho a percorrer e deste lado temos menos tempo livre. Assim, não podemos regressar com uma meditação semanal, mas voltamos com uma reflexão mensal. Para além de mais trabalho, decidimos abraçar outros eventos e desta forma tivemos que tentar equilibrar tudo aquilo em que estamos envolvidos.

Uma vez mais, a pedido da Junta de Freguesia de Alfena e, desta vez, integrando um projeto com várias vertentes, o Núcleo de Reiki de Alfena irá participar com estas pequenas sessões de reflexão mensais para que possamos ajudar toda a população alfenense, e não só, a ultrapassar este período.

Sem dúvida, que já estamos há um ano a lidar com a pandemia, esta doença, os subsequentes confinamentos e, em alguns casos, o isolamento.

E a pergunta que nos colocamos é se conseguimos ser felizes numa altura como esta. Será que é possível?

Sim, é possível. Não podemos ficar contentes com o que vemos, mas temos de encontrar a felicidade dentro de nós para que possamos ultrapassar tudo isto da melhor forma. Só estando felizes e equilibrados, poderemos ter a resiliência necessária para continuar o nosso caminho.

Assim sendo, vamos fazer algumas reflexões com base nos 5 princípios de Reiki e hoje deixamos algumas dicas de como podemos ser felizes todos os dias, nem que seja por um bocadinho.

Deixámos também uma pergunta: o que quer dizer para vós “Só por hoje”?

Esperamos que gostem e tentem colocar em prática estas pequenas dicas e vemo-nos já de seguida na próxima reflexão.

Obrigada por estarem desse lado.

Até já

Carla Sousa

Núcleo de Reiki de Alfena

 

Créditos imagem thumbnail: sandremsantana @ pixabay

 

2ª Edição : Cuidar Quem Ensina

No dia 6 de Fevereiro, a ARCJ Norte realizou a 2ª edição Cuidar Quem Ensina, com 14 presenças, das quais a maioria eram Educadores de Infância e Pais.

Faz mesmo parte de todos Cuidarmos com algumas Técnicas de Reiki , assim como fazer em casa ou numa sala de aula com os alunos.

Tivemos também a participação dos Núcleos de Reiki de Caminha, Alfena, Porto e Penafiel.

 

Gratidão a Todos, até Março 🙏👪

 

ARCJ- Associação de Reiki para Crianças e Jovens

Agrupamento Norte

www.arcj.pt

Cuidar Quem Cuida

O Cuidar Quem Cuida feito via ONLINE, conta este ano com 6 Núcleos:

– Porto, Ermesinde, Penafiel, Matosinhos, Caminha e Alfena.

O Objetivo é cada um escolher um tema mensal e Cuidar. 🙏

Este mês o tema escolhido, pelo Núcleo do Porto, foi ” O que é o AMOR.” 

 

Os 3 R´s do Reiki e o Amor Incondicional  são um exemplo.

 

Gratidão a TODOS os participantes e até ao próximo 🌞😊

 

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Feliz Natal com reflexão e bondade

Olá a todos,

Sejam muito bem-vindos a mais um vídeo. Hoje um pouco diferente da meditação habitual, venho propor uns momentos de reflexão.

Nos últimos tempos, quando falo com familiares e amigos e eu inclusive, tenho sentido algum cansaço. Principalmente, na última semana o pensamento que me ocorre é: pára e faz um pouco menos.

Sem dúvida que este foi um ano diferente, difícil até. Depois, normalmente, esta é uma época de correria e de algum stress.

Num ano que está a exigir tanto de nós, aquilo que eu gostaria de vos propor é que parem um pouco, analisem tudo aquilo que têm de fazer até ao final do ano e retirem uma das coisas, ou então, essa coisa, façam-na de forma diferente.

Ou seja, que tal substituir algumas compras de prendas por um telefonema para alguém da família ou amigos. Ou então, tirar algum tempo para preparar umas fotos para no Natal contar histórias e mostrá-las aos mais novos. Ou então, abdicar de algumas compras para preparar uns jogos com a família no dia de Natal? Será que o importante é ficar com a memória de um bom momento e estar presente, do que estar a descansar da correria da época devido a uma prenda.

Isto é apenas aquilo que sinto, pois gosto de sentir nesta época calma, tranquilidade e muito amor.

Assim sendo, eu própria decidi que irei parar com as meditações até janeiro para que possa estar convosco em pleno nessa altura e não numa correria pouco saudável.

A saúde mental foi e continua a ser muito importante. E por saúde mental não falo apenas nos casos graves, falo também em todo o stress, ansiedade, irritabilidade e cansaço emocional que possamos sentir quando paramos um pouco.

Por isso, proponho esta reflexão para que esta seja uma época de calma, paz e amor.

Desejos de um excelente Natal. Beijinhos muito grandes para as minhas meninas, todos os Alfenenses, todos os portugueses e a todos aqueles a quem chega esta mensagem.

Grata por estarem desse lado

Até já

Beijinhos

Carla Sousa

Vamos meditar e refletir sobre desistir (ou não) com o princípio “Só por hoje sou bondoso”

Olá a todos,

Sejam muito bem-vindos a mais uma meditação. Hoje vamos meditar e refletir sobre desistir.

Sem dúvida que os momentos mais complicados são aqueles que nos fazem desistir. No entanto, talvez deva ser mesmo nesses que não o devemos fazer.

Por isso, sempre que queremos dar início a um novo projeto ou sonho, devemos questionar o universo se esse mesmo sonho ou projeto é para nós. Se sentirmos que sim, mas se começarmos a sentir algumas contrariedades devemos analisar o que se passa connosco. Será que é o cansaço a tomar conta das nossas emoções? Será que precisamos de descansar? Então devemos fazê-lo.

Depois, vamos analisar novamente o assunto. Será que estou a definir bem as minhas prioridades? Será que estou a utilizar as melhores estratégias.

Tudo isto irá fazer uma grande diferença no resultado final.

Tenham sempre em mente o princípio de Reiki “Só por hoje sou bondoso” para que estabeleçam sempre alturas de descanso e recuperar forças.

Certamente, no fim, o resultado será mais saboroso.

Boa meditação e vemo-nos na próxima meditação

Beijinhos

Carla Sousa