Feira da Saúde no Altice fórum em Braga

O Núcleo de Braga participou nos dias 25 e 26 de abril na Feira da Saúde no Altice fórum em Braga dando cumprimento à sua missão de difusão e prática de Reiki.

Este evento procurou proporcionar aos visitantes do certame, demonstrações, palestras, rastreios, workshop´s e sessões de reiki de forma gratuita.

Foi gratificante constatar a procura, a curiosidade e o interesse que o reiki despoletou num evento de promoção da saúde.

Jornadas da Saúde da Escola Profissional de Braga

No dia 22 de março de 2019 o núcleo de Braga esteve presente na 5ª jornada da saúde a convite da escola profissional de braga (EPB).

Este evento contou com a presença das coordenadoras Eugénia Carvalho e Isabel Silva e com as voluntárias Rosa Rei, Sandra Oliveira, Paula Mota e Débora Nunes.

Na palestra foi feita uma abordagem teórico prática de como o reiki ajuda na promoção da saúde enquanto terapia e filosofia de vida.

Os alunos presentes tiveram oportunidade de sentir a energia, colocar questões sobre o reiki e realizar alguns exercícios meditativos de forma a perceberem o estado energético de cada um e a importância de estar no momento presente.

Reiki 4Pets entrega donativos à Abandoned Pets

O Núcleo de Braga da associação Portuguesa de Reiki no âmbito do Projeto Reiki 4Pets, iniciou no passado mês de outubro, para assinalar o Dia do Animal, a recolha de donativos para animais abandonados, nomeadamente pela aceitação de donativos de ração, comida enlatada, biscoitos, entre outros.

Chegado o momento da entrega dos donativos, respeitando os objetivos que presidem ao Projeto Reiki 4Pets e à iniciativa levada a cabo, foi escolhida a associação Abandoned Pets, sediada em Braga.

“A Abandoned Pets Portugal, enquanto associação, nasceu da necessidade de institucionalizar a atividade de proteção de animais de companhia, que há muito vinha sendo desenvolvida por um grupo de cidadãos. Essa atividade, centrou-se inicialmente nos animais errantes e abandonados, e sobretudo nos animais acolhidos…” .

A Associação mostrou total disponibilidade e satisfação em receber-nos e em receber também os donativos. Proporcionou uma visita guiada às suas instalações e o contacto com os animais ali acolhidos e que aguardam a adoção. Revelou-se uma associação muito atenciosa para connosco mas especialmente cuidadosa com as condições que proporciona para garantir o bem-estar dos animais que alberga no seu espaço.

Agradecemos a todos aqueles que, mais uma vez, nos ajudaram e que contribuíram com donativos para esta causa.

Queremos deixar também um agradecimento muito especial à Abandoned Pets pela forma carinhosa com que nos recebeu e, sobretudo, pelo maravilhoso trabalho que desenvolve com os animais que acolhe e protege.

Partilha de Reiki de Natal – Braga

No dia 7 de dezembro, realizou-se no Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki uma partilha alusiva ao natal, onde foram abordados temas como a solidariedade, a bondade, os princípios e claro a doação de energia reiki.

O núcleo apresentou um calendário do advento adaptado ao Reiki, que motiva o reikiano a realizar tarefas relativas aos princípios e à prática de reiki.

Comemoração Dia Internacional Reiki – Núcleo Braga

O núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki, celebrou o dia internacional do Reiki e o 4º aniversário do núcleo.

Esta data foi assinalada com a realização de um curso de formação de voluntariado em Reiki, que teve como objetivos celebrar  o nascimento de Mikao Usui, prestando-lhe a merecida homenagem pelo seu legado e difundir a prática do voluntariado em Reiki.

Nesta formação, vocacionada e gratuita para associados, estiveram presentes 15 formandos orientados pelas coordenadoras do núcleo de Braga, Eugénia Carvalho e Isabel Silva.

Neste dia tão especial para o Reiki, os voluntários consolidaram conhecimentos, puderam doar e receber Reiki, relembrar procedimentos adequados segundo o código de ética, partilhar experiências porque o “saber ser e saber fazer”  advém da prática e da partilha.

“Com humildade e sabedoria percorremos um caminho do tamanho do mundo”

Partilha de reiki – Núcleo Braga

No dia 29 de Junho o núcleo de Braga realizou uma partilha de reiki para os praticantes de reiki, aberta também à comunidade em geral.
Nesta partilha para além de todos receberem reiki e participarem numa meditação, foram dadas algumas ideias de como ajustar a autoaplicação de reiki em tempo de férias onde as rotinas diárias são alteradas.
Quer seja durante a viagem, num picnic, na praia ou no campo, os princípios de Reiki, a meditação e a autoaplicação têm sempre espaço e tempo de acontecer de forma prazerosa.
As coordenadoras agradecem aos presentes, a realização de mais um momento de partilha, convívio, tertúlia e muito Reiki..

Projeto Reiki 4 Pets – Núcleo Braga

O Projeto Reiki 4Pets nasceu para dar reposta a algumas dúvidas sobre a aplicação de Reiki em animais e ao desconhecimento da existência de um código de ética para praticantes de Reiki animal, entre outras questões.
É um projeto de voluntariado que tem como objetivos principais: informar, esclarecer e divulgar o Reiki em animais.
Em janeiro de 2017 foi criada uma página no facebook, do núcleo de Reiki de Braga, mas exclusiva para falar de Reiki em animais, divulgação de eventos e outras informações pedagógicas e curiosidades do mundo animal. Simultaneamente, foi criado um grupo de voluntários, o grupo 4Pets, que conta já com cerca de 100 reikianos.
A página serve de suporte ao projeto de voluntariado na medida em que é através dela que são enviados, por mensagem privada, os pedidos de envio de Reiki à distância. Cada um dos pedidos é posteriormente encaminhado para o grupo 4Pets. O acompanhamento de cada um dos patudos e a aferição dos resultados é feita através do contacto permanente com os tutores e dos seus testemunhos.
Até ao momento foram acompanhados 49 animais, 22 cães e 27 gatos. Destes
pedidos 41 foram relativos a problemas ao nível físico (otite, cancro, problemas
respiratórios, extrema magreza, insuficiência renal, problemas de pele, epilepsia,…), 71% dos quais recuperaram e 29% morreram. Estas 12 mortes referem-se a casos terminais. Contudo, os tutores destes animais afirmaram o aumento da previsão de vida e da qualidade de vida na fase terminal do animal e uma transição tranquila. Ao nível comportamental (ansiedade, agressividade, traumas relativos a maus-tratos,…), tivemos 8 casos, 50% dos quais manifestaram alterações positivas. Os outros 50% não revelaram alterações segundo as expetativas dos tutores. Todos os casos continuam a receber Reiki através da caixa de Reiki do projeto, que serve como manutenção do bem-estar destes animais.
No momento presente estamos a realizar um trabalho experimental com a associação Vida de Gato. É enviado Reiki à distância para o bem supremo dos animais e de todos os envolvidos. Os humanos que tratam estes animais abandonados e sujeitos a maus-tratos sofrem de grande stress e como tal o Reiki vai ajudar a harmonizar as emoções de todos, beneficiando o tratamento de cada um dos gatos. As responsáveis desta associação referem que o número de adoções responsáveis aumentou e a qualidade de vida dos animais que estão ao seu cuidado também melhorou.
Ao longo deste projeto deparamo-nos também com alguns constrangimentos. Entre os mais comuns assinala-se que muitos dos pedidos de ajuda chegam já em fases muito avançadas e/ou terminais da doença, depois surge a difícil gestão das expetativas dos tutores. Mesmo assim, com muito amor tem sido possível reverter e evoluir positivamente perante estas situações.
Temos dinamizado e participado também em eventos com o objetivo de dar a
conhecer os benefícios do Reiki em animais. Comemoramos o dia internacional do Reiki animal com sessões gratuitas de Reiki para animais de estimação. Fizemos uma recolha de bens e comida para celebrar o dia do animal, artigos que foram depois encaminhados para a associação Vida de Gato. Participamos no dia internacional do Reiki também com sessões gratuitas de Reiki aos animais de estimação. Associamo-nos ao evento da caixinha de Reiki da APR, fazendo uma caixinha de Reiki para o projeto 4Pets. E participámos nas II Jornadas de terapeutas de Reiki do Norte com o tema “Reiki nos animais”.
Os resultados positivos que vamos obtendo nas terapias trouxeram maior visibilidade, credibilidade e assinalam já a alteração da consciência em relação aos benefícios do Reiki no tratamento de animais.
Futuramente, pretendemos permanecer na dinâmica que o Projeto Reiki 4Pets iniciou, dar continuidade aos objetivos propostos e continuar a proporcionar esta “corrente” de boa energia, aprofundá-la e alargá-la de modo a sensibilizar cada vez mais a população para os benefícios do Reiki em animais, promovendo e participando também em eventos e terapias em animais que se encontrem em associações ou abrigos.

Entrevista a voluntário

1 – Como achas que Reiki pode ajudar os animais?
O Reiki pode ajudar, e ajuda efetivamente, os animais de inúmeras formas uma vez que restabelece o estado de equilíbrio energético natural do animal.
Além de proporcionar o bem-estar geral nos animais saudáveis, nos animais com
qualquer tipo de patologia evidencia-se como um complemento harmonioso da
medicina tradicional ou de qualquer outra terapia, porque sendo subtil revela-se
também potenciador dos resultados.
2 – Conta-nos uma experiência que te tenha trazido uma grande lição.
A história da Luna: uma cadelinha sénior com um cancro de pele muito agressivo, em fase terminal, com uma previsão de 2 meses de vida no máximo. Em simultâneo com o acompanhamento veterinário quinzenal, começamos a enviar Reiki à Luna, com toda a humildade, amor e para o bem supremo dela.
Perante este quadro clínico tão dramático, confesso que comecei a pensar que
iríamos apenas “ajudar” a que a transição da Luna se desse “muito provavelmente” de forma “calma” e mais rápida. Mas a Luna tinha reservado algo de muito importante para me ensinar: viveu feliz, brincalhona, sem sintomas de dores e “cheia de vida” ainda durante 7 meses. Se não fosse o tumor que crescia de dia para dia, parecia a cadela mais saudável do mundo.
A veterinária que acompanhou o caso ficou perplexa com a vontade e alegria de viver desta cadelinha até ao fim. Quando chegou a sua hora, a Luna esperou que a sua tutora chegasse a casa de mais um dia de trabalho e adormeceu serenamente nos seus braços.
Resumidamente, foi um processo maravilhoso e ensinou-me imenso. Em primeiro lugar, a não fazer julgamentos, depois, a não criar expetativas. O acompanhamento da Luna ensinou-me a confiar, a viver no aqui e agora, a viver os 5 princípios em toda a sua plenitude. Esta experiência de partilha mostrou-me, sem restar qualquer dúvida, que o Reiki atua com resultados surpreendentes e muito para além do que a nossa consciência humana pode abarcar. Aprendi, deste modo, que devemos simplesmente entregar, confiar no processo e deixar fluir.
3 – Que tipo de associações ajudas ou que tipo de trabalho costumas realizar com
animais?
Faço voluntariado de Reiki em animais através do projeto Reiki 4 Pets e na
Associação Vida de Gato.
4 – Se alguém te quiser auxiliar no teu projeto, como voluntário, como o poderá fazer?
Quem quiser ajudar e for reikiano é só pedir para aderir ao grupo Reiki 4Pets. Lá
encontrará os pedidos de envio de Reiki à distância. Depois, conforme a sua
disponibilidade poderá colaborar no envio de Reiki em resposta aos pedidos que são
divulgados na página.
5 – Qual o teu sonho para que Reiki em animais seja ainda mais presente?
Gostaria que cada associação, entidade ou organismo que lida diretamente com
animais, usufruísse dos préstimos de pelo menos um voluntário reikiano para que os
animais pudessem experienciar os benefícios e o bem-estar proporcionados pela
terapia Reiki.

Feira Animal – Núcleo Braga

O Núcleo de Braga da APR, no âmbito do projecto “Reiki 4 Pet´s” participou na 1ª Feira Animal que decorreu no dia 6 de maio de 2018 em Vila Nova de Cerveira. O convite partiu da Associação Patas e Patas que acolhe animais abandonados.
No parque de lazer de Castelinho naquela vila, os cães acompanhados dos respectivos donos, puderam usufruir de várias actividades programadas pela organização entre as quais o Reiki.
Durante o dia, passaram pelo stand do Núcleo vários cães que receberam Reiki gratuitamente. Os seus tutores tiveram oportunidade de serem esclarecidos sobre esta terapia e seus benefícios.
Foi um dia pleno, o evento teve bastante adesão, não só da população local como da vizinha Espanha e os patudos apesar do calor que se fazia sentir mostraram grande receptividade ao Reiki.
O Núcleo regional agradece à organização, a oportunidade de divulgar, esclarecer e difundir o Reiki. Agradece ainda aos voluntários presentes neste evento.

Meditação para seniores – Núcleo de Braga

O núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki em parceria com a Universidade Sénior da Associação Nacional de Professores, proporciona semanalmente um momento meditativo para os alunos daquela Universidade.
Melhoria do corpo e mente, é o lema pelo qual se pauta esta actividade que tem forte adesão e aceitação por parte dos que a praticam, porque o importante é continuar activo mesmo depois da aposentação.