Partilha de reiki – Braga

No dia 16 de dezembro de 2022, o núcleo de braga realizou uma partilha de reiki, sob o lema: Dar e Receber.

Nesta época natalícia, estamos mais predispostos para dar, para exercermos a solidariedade com os outros. Em função desta ideia, esquecemo-nos que somos merecedores de receber e alguns de nós não o sabe fazer sem achar que é egoísmo. Nesta partilha, trabalhamos o autocuidado, o dar e a maravilha que é receber.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Difusão do Reiki – 3ª sessão – Braga

No dia 30/11/2022 o Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki, recebeu nas suas instalações a terceira turma do curso de técnicos auxiliares de saúde da escola profissional de Braga (EPB) para experimentar e conhecer o reiki.

Inquiridos sobre a questão da utilidade do reiki e que ideia têm sobre a terapia reiki, as respostas foram surpreendentes: serve para relaxar e descontrair; serve para limpar a alma e o corpo todo; serve para libertar as más energias, a inveja, o mau olhado, a negatividade irritações e desconforto.

Foi feito pelas coordenadoras Eugénia e Isabel, um esclarecimento sobre o que é o Reiki enquanto terapia e filosofia de vida. Depois, puderam receber reiki, graças aos voluntários que se disponibilizaram para participar nesta iniciativa, aos quais agradecemos profundamente.

Curiosamente, alguns alunos não quiseram experimentar a terapia, cuja vontade foi respeitada, sendo feito exercícios respiratórios e uma abordagem aos princípios do reiki com este pequeno grupo.

Terminamos com os princípios em gassho: só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente e sou bondoso e uma avaliação de cada um como se sentiu no final da atividade, que subiu em todos eles.

Gratidão

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Difusão do Reiki – 2ª sessão – Braga

No dia 23/11/2022 o Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki, recebeu nas suas instalações a segunda de 3 turmas do curso de técnicos auxiliares de saúde da escola profissional de Braga (EPB) para experimentar e conhecer o reiki.

Foi feito pelas coordenadoras Eugénia e Isabel, um esclarecimento e demonstração sobre o que é o Reiki enquanto terapia e filosofia de vida. 

À pergunta sobre  como podemos cuidar da nossa saúde física, responderam que é importante fazer exercício físico, ter uma boa alimentação, dormir as horas necessárias e ter uma rotina diária saudável.

À pergunta como podemos cuidar da saúde mental e emocional, responderam que é importante cuidar do psicológico, das nossas emoções, da solidão, da apatia, angústia e tristeza; pensar positivo, confiar que tudo vai dar certo.

À pergunta sobre como podemos cuidar da nossa saúde espiritual, responderam: não nos “sentirmos vazios”.

Depois, puderam receber reiki, graças aos voluntários que se disponibilizaram para participar nesta iniciativa, aos quais agradecemos profundamente e manifestaram a intenção de voltar a receber reiki por terem gostado muito e sentirem os seus efeitos.

Terminamos com os princípios em gassho: só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente e sou bondoso.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Dia Internacional do Voluntariado

Instituído em 1985, pela ONU, o Dia do Voluntariado é comemorado internacionalmente no dia 5 de dezembro. A criação da data tem como propósito fazer com que o espírito de solidariedade se espalhe pelo mundo através de diferentes ações realizadas em vários países.

No Núcleo de Braga alguns voluntários doaram reiki uns aos outros, porque o terapeuta de reiki também precisa de receber reiki.

No dia internacional do voluntariado, agradecemos a todos aqueles que doam o seu tempo e saber, em prol do bem estar do outro.

Gratidão, bem hajam

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Difusão do reiki

No dia 2/11/2022 o Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki, recebeu nas suas instalações a primeira de 3 turmas do curso de técnicos auxiliares de saúde da escola profissional de Braga (EPB) para experimentar e conhecer o reiki.

Felizmente, para alguns dos alunos, não foi a primeira abordagem a esta temática, mas a maioria desconhecia o reiki.

Foi feito pelas coordenadoras Eugénia e Isabel, um esclarecimento sobre o que é o Reiki enquanto terapia e filosofia de vida. Depois, puderam receber reiki, graças aos voluntários que se disponibilizaram para participar nesta iniciativa, aos quais agradecemos profundamente.

Finalmente, pudemos registar os seus testemunhos tão genuínos e maravilhosos: – senti muito calor; fiquei corada; tenho vontade de ir fazer xixi; fiquei bem disposta; relaxei o corpo; estou zen; senti uma dor no peito a querer sair; senti sede; queria agarrar as minhas ideias; senti alegria.

Terminamos com os princípios em gassho: só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente e sou bondoso.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Meditação : Dia Internacional do Reiki

A 15 de Agosto celebra-se o nascimento do Mestre Mikao Usui, o criador do Método Usui Reiki Ryoho.

Neste dia, é normal os praticantes de reiki, quererem comemorar e sobretudo agradecer ao grande mestre, os benefícios imensos que o reiki trouxe às suas vidas não só em termos de saúde, mas sobretudo de consciência.

Caso estejas de férias e não consigas participar num evento em grupo, podes fazer esta meditação em qualquer lugar, a qualquer hora, tornando-a mais intimista como aliás deve ser a meditação.

Vamos lá?

Escolhe um lugar tranquilo, em casa, na praia ou na natureza;

Coloca as mãos em gassho, ou se preferires uma por cima da outra no centro cardíaco; podes também se quiseres fechar os olhos;

Foca a tua atenção na respiração, relaxa e permanece no aqui e agora, limpando a mente como se fosse uma sala que vais esvaziando a cada respiração; deixa que a energia dissonante saia pela expiração e pelo enraizamento;

A partir do coração, recita os princípios do reiki e propaga essa energia até aos limites da aura preenchendo todo o teu corpo;

Agora recorda-te do momento em que decidiste aprender e praticar reiki; o que te motivou, que necessidades tinhas; como estava a tua vida naquela época; quem te encaminhou ou falou do reiki, quem te ensinou, enfim, faz um flashback daquela altura;

Imagina que dás

um abraço

a cada pessoa que fez parte da tua caminhada de transformação, com as quais aprendeste e cresceste. Agradece a partir do coração. Deseja-lhes o melhor, que sejam felizes e se porventura já não tiveres ligação com elas, agradece por terem feito parte da tua vida, agradece as experiências que te proporcionaram e que certamente atraíste por necessitares delas. Que o desapego seja feito com amor e gratidão. Sente essa vibração a partir do teu coração.

Agora visualiza o mestre Mikao Usui. Saúda-o com respeito e agradece este maravilhoso legado que ele nos deixou. Volta a citar os princípios de preferência em japonês. Mostra-lhe a transformação que ocorreu em ti desde que começaste a praticar reiki, até agora.

Muda uma mão para o abdómem mantendo a outra no peito. Fica alguns momentos nesta posição a tratar de ti. Quando quiseres, termina agradecendo à energia e volta a enraizar. Sorri.

Feliz dia Internacional do Reiki

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Comemoração dos 100 anos do Reiki – Braga

No dia 2 de Junho de 2022 o Núcleo de Braga comemorou os 100 anos de reiki com diversas atividades enquadradas na temática.

Foi elaborado um painel com o kanji do Reiki, que foi preenchido com elementos da natureza e outro alusivo à comemoração da data, onde os presentes escreveram os motivos pelos quais estão gratos ao Reiki e a Mikao Usui.

Para além da meditação e de outras atividades sobre os princípios, houve ainda um lanche e um convívio saudável com todos os participantes que ao longo da tarde passaram pelo local do evento.

A todos a nossa gratidão, e um muito obrigado ao mestre Mikao Usui.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Reiki para professores – Braga

No dia 23 de maio de 2022, o núcleo de braga iniciou um ciclo de atividades para professores, promotoras do bem estar no contexto escolar. O objetivo deste ciclo de atividades que agora iniciou, insere-se no projeto “Feliz(mente) com reiki” e visa dotar os professores de técnicas capacitantes para o combate da ansiedade, do burnout e da depressão. Este primeiro workshop incidiu na temática de gestão energética.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Apoio à Ucrânia

O Gabinete Reikiano de Apoio à Comunidade (BARCO) do núcleo de braga, disponibiliza gratuitamente, apoio aos refugiados Ucranianos, com bens essenciais em colaboração com outras associações, para além de terapias reiki e apoio psicológico na intervenção em situações de catástrofe e primeiros socorros psicológicos.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki