Comemoração dos 100 anos do Reiki – Braga

No dia 2 de Junho de 2022 o Núcleo de Braga comemorou os 100 anos de reiki com diversas atividades enquadradas na temática.

Foi elaborado um painel com o kanji do Reiki, que foi preenchido com elementos da natureza e outro alusivo à comemoração da data, onde os presentes escreveram os motivos pelos quais estão gratos ao Reiki e a Mikao Usui.

Para além da meditação e de outras atividades sobre os princípios, houve ainda um lanche e um convívio saudável com todos os participantes que ao longo da tarde passaram pelo local do evento.

A todos a nossa gratidão, e um muito obrigado ao mestre Mikao Usui.

Reiki para professores – Braga

No dia 23 de maio de 2022, o núcleo de braga iniciou um ciclo de atividades para professores, promotoras do bem estar no contexto escolar. O objetivo deste ciclo de atividades que agora iniciou, insere-se no projeto “Feliz(mente) com reiki” e visa dotar os professores de técnicas capacitantes para o combate da ansiedade, do burnout e da depressão. Este primeiro workshop incidiu na temática de gestão energética.

Apoio à Ucrânia

O Gabinete Reikiano de Apoio à Comunidade (BARCO) do núcleo de braga, disponibiliza gratuitamente, apoio aos refugiados Ucranianos, com bens essenciais em colaboração com outras associações, para além de terapias reiki e apoio psicológico na intervenção em situações de catástrofe e primeiros socorros psicológicos.

Comemoração do dia internacional do reiki em animais – Braga

No dia 5 de fevereiro, o Projeto Reiki 4 Pets, do Núcleo de Reiki de Braga, e como vem sendo hábito, dinamizou várias atividades para celebrar o Dia Internacional do Reiki em Animais. Este ano contámos também com a participação no evento da recém-criada Rede de Voluntários de Reiki em Animais, à qual desde já agradecemos o convite.

As atividades estiveram distribuídas por diferentes contextos e circunstâncias de modo a dar cobertura ampla ao maior número de animais, dentro do contexto pandémico em que se vive e cumprindo todas as normas da DGS.

Assim, contamos com a preciosa colaboração de vários voluntários para a partilha de Reiki. Presencialmente, alguns voluntários estiveram com os animais a cargo da associação Abandoned Pets Portugal e do Canisa Braga, enquanto outros visitaram algumas Fat`s.

Houve ainda, voluntários que condicionados por estarem em isolamento, não quiseram deixar passar esta data em branco e associaram-se à iniciativa partilhando Reiki com os seus animais de estimação.

A toda esta extraordinária equipa de voluntários empenhados e

solidários, estamos profundamente gratas por toda a dedicação a tão nobre causa!

Queremos ainda agradecer às entidades nossas parcerias que nos permitem fazer voluntariado presencial semanalmente: Abandoned Pets Portugal e Hotel Canisa Braga, bem como, às Coordenadoras do Núcleo de Reiki de Braga, María Correa e Isabel Silva, pela confiança e apoio em todas as iniciativas deste projeto.

Por fim, partilhamos algumas das muitas imagens ternurentas do Amor celebrado neste dia tão especial! 🥰❤🥰

Manuela Barbosa -Voluntária responsável pelo projeto

Cuidar de Quem Cuida de Nós – Núcleo de Braga

No dia 26 de outubro as coordenadoras do núcleo de braga da APR, estiveram presentes na biblioteca Lúcio Craveiro em braga, a ministrar um workshop gratuito, subordinado ao tema: “contributo do reiki no bem estar dos cuidadores”. Esta atividade foi inserida no ciclo de atividades alusiva ao tema “CUIDAR DE QUEM CUIDA DE NÓS”, dinamizado pela técnica superior de animação sociocultural Rita Campos, a quem agradecemos o convite e a oportunidade de continuar a divulgar o reiki.

comemoração do dia do animal – Núcleo de Braga

No dia 5 de outubro, o Núcleo de Reiki de Braga realizou um Workshop subordinado ao tema “Reiki nos animais” para assinalar o Dia do Animal, celebrado a 4 de outubro. O workshop foi dinamizado pela voluntária responsável pelo Projeto Reiki 4Pets do Núcleo de Reiki de Braga, Manuela Barbosa.

Os participantes neste evento tiveram oportunidade para aprofundar os seus conhecimentos sobre a aplicabilidade do Reiki especificamente nos animais. Com efeito, foram prestados esclarecimentos sobre o Reiki e a terapia complementar Reiki aplicada nos animais, os seus benefícios, como funcionam as terapias com animais, como proceder para ser um terapeuta de Reiki para animais, código de ética e, ainda, conhecer melhor a dinâmica do projeto Reiki 4Pets e as suas diversas valências, por exemplo, as ações de voluntariado em associações de animais e no auxílio prestado a alguns casos concretos e particularmente difíceis.

Foi uma experiência muito gratificante, repleta de partilha de conhecimentos entre os diversos intervenientes, tendo-se revelado uma excelente oportunidade para se dar mais um passo na promoção e divulgação da terapia Reiki nos animais.

Formação de voluntários – Núcleo de Braga

Mais uma edição da formação de voluntários no núcleo de braga da APR.

O evento decorreu no dia 25 de setembro de 2021 nas instalações do núcleo.

Foi transmitido aos formandos, os procedimentos éticos e terapêuticos no exercício do voluntariado neste núcleo nos projetos em curso.

No final, os voluntários tiveram oportunidade de receber e doar reiki entre si. “Passo a passo, percorremos um caminho do tamanho do mundo”

Gratidão

Kit do Reikiano

A ideia de elaborar este Kit, surgiu da necessidade de responder à pertinente questão: Que características deve ter um reikiano?
Sob o lema “2021, Ano de viver reiki na saúde mental e na prática comigo mesmo” importa relembrar sempre o autocuidado. Devemos cuidar primeiro de nós, para melhor cuidarmos dos outros. Mas importa também seguir a filosofia de vida, grande pilar em que assenta a prática. Reiki é elevação da consciência, é a arte secreta de convidar a felicidade.
Este kit remete para alguns objetos simbólicos que convidam à reflexão de aspetos importantes que todos os praticantes de Reiki devem ter em conta na sua prática diária.
Não é um Kit fechado, muito pelo contrário. Ele permite que se acrescentem objetos atendendo à individualidade do praticante. É acima de tudo um suporte de reflexão para o reikiano enquanto praticante, para o terapeuta e para o mestre na formação dos seus alunos. Semanalmente, partilhamos contigo o seu conteúdo. Só por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente e sou bondoso.

“O Núcleo de Braga da APR partilha contigo este Kit com muito amor incondicional” honrando o legado de Mikao Usui neste dia Internacional do Reiki.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

No dia 14 de maio de 2021 o núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki realizou um evento presencial garantindo as normas de segurança, denominado “Técnicas para o controlo da ansiedade”, no âmbito do projeto Feliz(mente) com Reiki, integrado no conceito do lema da APR  para 2021 – VIVER REIKI NA SAÚDE MENTAL E NA PRÁTICA COMIGO MESMO.

Foram apresentadas noções gerais sobre a relação corpo-mente para um melhor entendimento das causas dos estados de ansiedade e de stress, assim como estratégias promotoras da inteligência emocional.

O grupo foi convidado a participar em exercícios práticos, de fácil execução nos diferentes contextos do quotidiano, para serem aplicados em situações de necessidade de controlo emocional.