Palestra – Núcleo de Braga

No dia  15 de fevereiro, as coordenadoras do Núcleo de Braga realizaram uma palestra de esclarecimento sobre  Reiki no agrupamento de escolas da Póvoa de Lanhoso.

Esta iniciativa insere-se no projeto final dos alunos do curso profissional de auxiliares de saúde daquela escola pelo segundo ano consecutivo.

Os cerca de 50 alunos e alguns professores presentes, demonstraram bastante interesse colocando questões sobre a eficácia do reiki na saúde, avaliando muito positivamente a atividade.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Palestra de esclarecimento sobre Reiki – Braga

No dia 2 de fevereiro de 2024, os alunos  do curso de auxiliares de saúde da Escola Profissional de Braga, deslocaram-se às instalações do Núcleo Regional de Braga, para assistir a uma palestra de esclarecimento sobre reiki, 

As coordenadoras, Eugénia Carvalho e Isabel Silva, contaram com a colaboração de vários voluntários para este evento.

Foi abordado o sistema energético pela voluntária Mónica Silva, os efeitos e importância do reiki na saúde e bem estar mental, físico e emocional pela coordenadora Eugénia e a prática terapêutica e gestão da energia pessoal, pela coordenadora Isabel Silva.

Foi uma sessão dinâmica que muito agradou aos alunos. De referir que esta parceria conta já com alguns anos e que os alunos, professores e funcionários, podem marcar a sua sessão de reiki gratuita e receber a terapia no gabinete de reiki na EPB às sextas feiras. A aluna finalista Ana Mendes, dinamiza e articula com as coordenadoras as marcações das sessões de reiki.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Formação de voluntários – Braga

No dia 15 de dezembro de 2023, as coordenadoras do núcleo de braga, realizaram uma formação presencial e gratuita para voluntários de reiki.

Foram abordadas matérias sobre o âmbito da ação do trabalho do voluntário, código deontológico, comportamento nas instituições, boas práticas e técnicas de Reiki. Foi exemplificado o protocolo da terapias reiki e no final houve uma partilha de reiki. 

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Formação de voluntários – Braga

A 15 de dezembro de 2023, realiza-se uma formação presencial de voluntariado no núcleo de braga, pelas 19.30h

A formação em voluntariado Reiki é composta por matérias que explicam o âmbito da ação do  trabalho do voluntário, código deontológico, comportamento nas instituições, boas práticas e técnicas de Reiki.

Evento gratuito

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Critérios a ter em conta na escolha de um terapeuta de reiki (artigo de opinião) – Braga

 Critérios a ter em conta na escolha de um terapeuta de reiki

Escolher um profissional para uma sessão de Reiki é sinónimo de confiança no terapeuta. Mas em que deve basear-se essa confiança? Quais os critérios de escolha de um bom profissional?

Para uma decisão consciente, aqui ficam algumas questões para refletires e ajudar-te a escolher em consciência:

– Pergunta o nível de reiki que possui e de que forma investe na melhoria da sua prática:

Embora o nível de formação que tem, não seja um indicador que corresponda exatamente ao nível de horas de prática nem de consultas que realizou, o utente pode questionar o terapeuta sobre o seu percurso de formação, linhagem e tempo de experiência na prática de reiki. Um bom terapeuta é uma pessoa comprometida com a melhoria contínua da sua prática.

– informa-te sobre a sessão de reiki:

Um bom terapeuta deve exprimir-se com clareza, transparência e de forma esclarecedora. É dever do terapeuta explicar o que é o Reiki, como vai decorrer o tratamento, explicar a forma como trabalha e colocar o paciente à vontade para tirar quaisquer dúvidas ou questões.

Um profissional que prima pela transparência não só estabelece pontes de confiança com os outros, como também contribui para a dignificação do reiki.

– Verifica se o terapeuta dá indícios de ser responsável, ético e profissional:

O terapeuta de Reiki é responsável pelo seu bem-estar, assim como das pessoas durante a sessão, pelo que deve ser rigoroso e ético no seu trabalho.

Um tratamento de Reiki não implica tirar a roupa, tocar em locais inapropriados ou qualquer tipo de manipulação do corpo. Um terapeuta devidamente habilitado irá informá-lo disso e tratá-lo com respeito.

Paralelamente a esta questão, o profissional não deve, em momento algum, fazer promessas de cura ou diagnósticos. O Reiki é uma terapêutica complementar de harmonização e reequilíbrio que não substitui o acompanhamento clínico ou o diagnóstico médico.

Esta informação deve ser transmitida de forma clara, juntamente com a explicação de como o Reiki atua.

Ao terapeuta compete informar-se junto do paciente sobre o seu atual estado de saúde e os tratamentos que esteja a fazer com outros profissionais clínicos, para enquadrar o seu trabalho nesse processo e fazer o respetivo acompanhamento à luz desse enquadramento.

A ética e a responsabilidade vão além do próprio tratamento: a informação divulgada na sessão também merece a consideração do profissional, devendo ser mantida em sigilo.

– Escuta ativa:

O terapeuta deve saber ouvir e criar empatia com o paciente. Esta postura de atenção plena permite fazer um acompanhamento mais cuidado do tratamento de reiki. A empatia é um aspeto muito importante na escolha de um terapeuta. É natural que se sinta mais confortável com alguém que o faz sentir-se bem, pelo que deve estar atento a esse fator na hora de escolher o melhor profissional de Reiki para si.

– É cuidado, asseado e zela pelo seu espaço de trabalho:

O ambiente do gabinete de tratamento varia de terapeuta para terapeuta, mas há uma coisa em comum a manter: o brio e a higiene. O profissional deve ter cuidados tanto consigo próprio como com o seu espaço e material de trabalho. Paralelamente a esses cuidados, a limpeza energética do espaço também não pode ser descurada, antes e depois de cada tratamento.

– Zela pelo seu próprio bem-estar e evolução pessoal:

Um terapeuta que se compromete a contribuir para a melhoria do bem-estar dos outros tem necessariamente de liderar pelo exemplo, cuidando de si e da sua evolução em primeiro lugar.

Um bom terapeuta de Reiki é aquele que se compromete todos os dias com o seu próprio bem-estar e com a sua prática, o que lhe vai permitir estar mais desperto, consciente e disponível para ajudar os outros.

– Está disponível para acompanhamento posterior:

 O terapeuta deve acompanhar os seus pacientes ao longo do tempo, processo que começa no primeiro dia, ao saber o que os levou ao tratamento, de que problemas de saúde sofrem, que tipo de acompanhamento estão a ter, etc.

Essa informação fica registada e é complementada com os dados recolhidos na sequência das sessões de Reiki, para criar uma base de dados que permita analisar a evolução no tempo.

Além de manter de forma confidencial os dados sobre os seus pacientes sempre atualizados, um bom terapeuta de Reiki está também disponível para responder às dúvidas que possam surgir após os tratamentos, por telefone ou email, por exemplo.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Dia Internacional do Reiki – Braga

No dia 15 de agosto o núcleo de braga, disponibilizou um e-book na página do facebook, sobre gestão energética do praticante de reiki, como forma de comemorar o dia internacional do reiki e agradecer a Mikao Usui o seu enorme legado. Podem aceder através do link:

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Convívio de reikianos – Dia para viver em reiki

No dia 30 de julho, O núcleo de braga reuniu os praticantes de reiki para um convívio saudável, em paz, harmonia, compaixão e ética.

Realizaram-se várias atividades:

– Caça ao tesouro com mensagens e brindes para vivenciar os princípios do reiki

– Reiki transforma, com a elaboração de uma borboleta

– Envio de reiki ao planeta (para a paz, aquecimento global e incêndios)

– Reiki mawashi

– Autotratamento de reiki

– Meditação

– Túnel do elogio

– Kanji do reiki

– Reiju

Um dia tão gratificante com vontade de repetir brevemente. Um profundo reconhecimento ao mestre Mikao Usui pelo seu legado.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Encontro de praticantes de reiki – Braga

Vem comemorar o Reiki, vivendo um dia em União com outros praticantes, em Paz, Bondade, Compaixão e Ética.
Podes trazer a família, lanche para partilhar e participar em várias atividades que temos preparadas para ti.
Este evento gratuito, tem o propósito de comemorar o dia internacional de reiki e honrar o legado de Mikao Usui, fundador do método reiki.
Esperamos por ti no Parque da Ponte a partir das 14:30.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Sessão de esclarecimento – núcleo de Braga

No dia 13 de junho de 2023, as coordenadoras do núcleo de braga, realizaram no Agrupamento de escolas Sá de Miranda, uma sessão de esclarecimento sobre reiki aos alunos envolvidos no projeto de cidadania  “Ambiente e sustentabilidade – subtema: Mente Sã em Corpo São”. 

Agradecemos o convite da professora Cristina Cabral.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki

Voluntariado – Braga

Dia 3 e 4 de junho, os voluntários do núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki, colaboraram com a Cruz Vermelha numa iniciativa de recolha de alimentos nos supermercados da rede Continente de braga.

É bom alimentar causas e melhor ainda, unir associações em prol delas. Juntos conseguimos.

Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Reiki