Associação Portuguesa de Reiki
Voluntariado Reiki

registo-nacional-de-voluntarios-em-terapia-reikiO projeto de voluntariado Reiki, surgiu da vontade de muitos praticantes e terapeutas doarem parte do seu tempo no conhecimento da terapêutica complementar Reiki, em prol dos mais carenciados. Sendo um dos pontos base do Reiki, lembrando a ação do Sensei Mikao Usui aquando do terramoto em Kyoto, também a Associação Portuguesa de Reiki decidiu avançar com vários projetos a nível do voluntariado, em instalações próprias como a Casa Coração e em instituições credíveis.

Estes projectos partem de um pressuposto de apoio à comunidade, auxílio na inclusão social, profilaxia, apoio no bem-estar, equilíbrio, alivio da dor e na promoção de hábitos de vida saudável. O foco do nosso voluntariado:

• Seniores, auxiliando na mobilidade, memória e qualidade de vida;
  • Jovens carenciados, promovendo hábitos de vida saudável, autoestima, equilíbrio e objetivos de vida
  • Pessoas com deficiências, auxiliando ao seu equilíbrio;
  • Pacientes oncológicos;
  • Apoio a pacientes nos cuidados paliativos.

Formação

A Associação Portuguesa de Reiki dá também formação específica em cada uma das áreas de intervenção, na terapia Reiki. Estas formações de voluntariado Reiki são compostas por matérias que explicam o âmbito da nossa acção de trabalho, código deontológico, comportamento nas instituições, boas práticas e técnicas de Reiki.

Os voluntários são considerados como voluntários ativos após o serviço de 3 meses e avaliação positiva por parte das instituições onde desempenham o voluntariado.

Podem ler mais informações sobre o nosso trabalho no Blog do Voluntariado em Terapia Reiki…

A nossa formação estende-se a profissionais de saúde que queiram aplicar esta terapia integrativa nos seus locais de trabalho.

Perfil do voluntário

• Competências no tratamento a outros com pelo menos nível 2 de Reiki (independente do sistema)
  • Disponibilidade pós-laboral ou laboral
  • Disponibilidade para voluntariado de 3 a 6 meses

Instituições

A Associação Portuguesa de Reiki e os seus coordenadores, desenvolvem ações de voluntariado em mais de 40 instituições em todo o Portugal.

• Ajuda de Mãe
  • Cercis Amadora, Cercis Guimarães e Cercis Fafe
  • Cruz Vermelha
  • LPDA
  • Junta de Freguesia da Penha de França
  • ADL – Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma
  • APACI
  • Jardim Escola João de Deus
  • Agrupamento Escolar João Roiz
  • Misericórdia de Gaia – Lar Salvador Brandão
  • Associação de Apoio à Criança
  • QE
  • Residência geriátrica Canto d’Encanto
  • Fraterna
  • Abrigo de Animais de Famalicão
  • Fraterna
  • UNAGUI
  • Rotary Club Vizela
  • Santa Casa Misericórdia Sesimbra

Federação Nacional do Voluntariado em Saúde

Em 2011 a Associação Portuguesa de Reiki associou-se à Federação do Voluntariado em Saúde de forma a melhor servir os seus voluntários e otimizar o seu trabalho em formação, ficando com o número 40 de associada.

Voluntariado em Terapia Reiki

Links importantes