Publicado em

Prestamos homenagem – Auxiliar de radiologia de Hospital de Referência morre com Covid-19 em Cuiabá após um mês internado

Antônio Vicente de Magalhães Neto, de 68 anos, trabalhava há 15 anos no antigo Pronto Socorro, atual Hospital de Referência Covid-19, onde estava internado desde o dia 7 de julho.

Continuar a ler Prestamos homenagem – Auxiliar de radiologia de Hospital de Referência morre com Covid-19 em Cuiabá após um mês internado
Publicado em

Dia Internacional do Reiki, 15 de Agosto <3

Este ano, vamos comemorar o Dia Internacional do Reiki e o 155º Aniversário do Mestre Mikao Usui de uma forma bem Especial.

11:30 h
Autotratamento em directo na Pagina do Núcleo de Reiki de Penafiel.

pelas 19h
Meditação com Reiki , na Natureza. e on line. ♥

** Para a Meditação é necessário inscrições ,porque existe o limite de 19 pessoas.
nucleoreikipenafiel@gmail.com

até lá :))))))  

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Publicado em

Dia Internacional do Reiki em segurança, por ti e por todos

Desde a criação da Associação que instituímos o dia 15 de Agosto, data de nascimento do Mestre Mikao Usui, como sendo o Dia Internacional do Reiki.

Este ano, deparando-nos com a desafiadora situação de pandemia, apelamos a uma celebração tendo em conta as regras de segurança de saúde pública que a DGS indica.

Assim, mesmo em celebrações ao ar livre, por favor:

  1. Mantenham o distanciamento físico;
  2. Mantenham as máscaras;
  3. No caso de aplicação de Reiki, usem luvas descartáveis;
  4. Recolham todo o material descartável no fim.

Mesmo com regras não deixa de ser um dia celebração. Este é também um dia de consciência, de humanidade e irmandade.

Fica a proposta de meditação ou envio de Reiki para todos os que sofrem com esta pandemia, também para aqueles que cuidam e ainda para o Brasil, nosso país irmão, que está em tão grandes dificuldades.

Publicado em

Workshop online “A morte e o Morrer”

A celebração da vida faz-se também caminhando nos últimos momentos. Homenagear a vida é também acolher a morte.
Dia 1 de Agosto às 18h00, via Zoom, a Drª Elsa Mourão, Médica na “LInQUE- Cuidados Paliativos em casa”, abordará o tema da última fase da vida dando também espaço para perguntas e respostas.

Horário – 18h00 às 19h30

Após inscrição, será enviado um link de acesso ao Zoom.

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 1 de Agosto às 13h00

Para inscrição, por favor preencher o seguinte formulário…

Publicado em

Atividades da Amadora Compassiva para Agosto

Partilhamos convosco as iniciativas da Amadora Compassiva para Agosto, workshops gratuitos que são grandes momentos de reflexão e aprendizagem

WS “Não tem cura, e agora?”, Dia 6 de Agosto

Muitas pessoas não puderam assistir ao primeiro e pediram para repetirmos.
Vamos falar de pessoas que precisam de Cuidados Paliativos e de pessoas que cuidam. Porque reconhecemos que cuidar uns dos outros em momentos de crise e perda não é simplesmente uma tarefa para serviços sociais e de saúde, mas é responsabilidade de todos, vamos falar de Comunidades Compassivas.
Em Cuidados Paliativos todo o tempo conta, por isso precisamos duma comunidade atenta, com coragem, sabedoria e compromisso

Com Elsa Mourão
Médica na “LInQUE- Cuidados Paliativos em casa” (www.linque.pt)
Inscrição em  https://forms.gle/rVQ5BS27y9SZAgfLA

Death Café de  18  de agosto

Este Death Café, em pleno Verão, é de novo promovido por Amadora Compassiva e Borba Contigo- Cidade Compassiva.
São momentos únicos de partilha e reflexão. Falar da morte é honrar a vida. Não há orador, nem moderador … será uma conversa fluida, sem guião, sem certo nem errado.
Todos os encontros são diferentes, porque há novas pessoas e nós somos também diferentes a cada dia
Continuamos a lançar sementes para um Portugal mais Compassivo, porque juntos somos mais fortes

 Inscrição em     https://forms.gle/NY2M8Ag57Bydb9M19

Publicado em

6º Aniversario do Núcleo de Reiki de Penafiel

Haveria muitas mais imagens para partilhar, muito para dizer. 

Mas neste nosso Aniversário só tenho a Dizer OBRIGADO, GRATIDÃO, a Ti que fizeste ou continuas a fazer com que o reiki chegue mais longe e a todos . seja por Voluntariado ou simplesmente Dias Abertos com vários temas. 

PARABÉNS a ti que és praticante de Reiki , continua ; 

OBRIGADO a ti que não és praticante de Reiki , mas que nos procuras para estar connosco e sentir tranquilidade. 

PARABÉNS a ti Voluntário que tens feito um trabalho FANTÁSTICO e com esforço consegues sempre arranjar tempo para o outro. 

Que este ano seja um diferente mas ao mesmo tempo de introspecção, para que novos dias virão. 

<3 <3 <3 <3 Só por Hoje …. GRATIDÃO  

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

2014 logo do núcleo
2015
2016 S. Mamede
2017 Dia Aberto
2017 Dia do Animal
2018 dar com Coração
2018 dia 15 Agosto
2018 Castelo Paiva
2019 Cuidar quem cuida SCMP
5º Aniversario

Publicado em

Quero ver o que dizes, olhos nos olhos, porque o olhar diz mais que as palavras

Em Julho de 2020, o Projeto AGIR da Associação Portuguesa de Reiki, no apoio à pandemia COVID-19, criou um grupo de trabalho para a comunicação compassiva. Este é o primeiro projeto que aqui partilhamos convosco, fruto do trabalho da Andreia, Luis e Susana. Uma associação é um trabalho em equipa, em harmonia, para um bem comum.

Continuar a ler Quero ver o que dizes, olhos nos olhos, porque o olhar diz mais que as palavras
Publicado em

Meditação guiada na natureza – Passadiços do Paiva

Olá a todos,

Bem-vindos a mais uma meditação guiada na natureza. Fomos passear para os Passadiços do Paiva e não poderíamos deixar de meditar na natureza. Todos os passeios na natureza são excelentes para acalmar a mente e o nosso coração.

Começamos por contemplar a natureza e inspirar profundamente, tomando consciência da nossa respiração. Podemos fechar os olhos ou centrarmo-nos nas imagens para relaxar.

Vamos imaginar que somos a água do rio que corre cheia de pressa. Será que precisamos de correr assim tão depressa? Será que precisamos de perder a calma? Será que não podemos ser como um lago em que as águas correm na mesma mas estão calmas. Até mesmo os rios, muitas das vezes, em certas situações e em certos locais, também correm devagar. E não é por correrem devagar que deixam de fazer aquilo que têm de fazer.

Será que nós também não podemos imitar a natureza: fazer aquilo que temos de fazer, mas trazendo até nós a calma, a serenidade e a paz.

Esta pode ser uma meditação guiada de 5 minutos, mas certamente fará muito bem.

Espero que gostem e vemo-nos na próxima meditação.

Beijinhos

Carla Sousa

Publicado em

Este é um tempo de grande sofrimento e tentar negá-lo é criar mais sofrimento sem o resolver

Faço parte de uma geração que não viveu grandes desafios na sociedade. Conhecemos a austeridade económica, desemprego, por vezes uma infância mais exigente, mas fomos seguindo o caminho do nosso pensamento e o percurso natural da sociedade.

Chegamos a uma época de oportunidades, de consumo, do lugar ao sol que todos podiam ter (ou quase todos), até que o nosso pensamento pareceu acreditar que tudo de bom era possível.

Conhecemos algo que se chama COVID-19, que afeta todo o planeta, mas mesmo assim, não queremos acreditar que existe, que é assim tão mau, até vemos o lado positivo quando não somos afetados.

Mas para quem sofre, o sofrimento pode ser atroz. No passado, quando alguém estava doente num hospital, era visitado poucas ou muitas vezes, mas recebia visitas, agora não as pode ter. É um sofrimento em isolamento. É uma dor para quem sofre e para aqueles que amam essa pessoa.

Fora desse nicho de sofrimento, continua-se a não acreditar, a não pensar que temos uma responsabilidade para connosco e para com os outros. O que será preciso para compreender o sofrimento e que o bem dos outros também depende de nós?

O que podemos fazer num tempo de grande sofrimento?

Este tempo requer de nós grandes reflexões transformadoras e uma prática que pode mudar tudo o que já fizemos até agora:

  1. Compreender que nós sofremos, deve também levar-nos a compreender que os outros sofrem – o nosso sofrimento não é mensurável nem pode ser pesado numa balança, ele é vivido e como tal precisa ser aliviado;
  2. Reconhecer o meu espaço de conforto é também reconhecer o espaço de conforto do outro – Não quero que me incomodem, ou não quero que passem os limites que imponho, sabendo isso, devo também o reconhecer nos outros e a isto se chama o entendimento do Respeito. Como é bom respeitarmos a harmonia – a nossa e a dos outros e como ainda é melhor a sabermos cultiva;
  3. Se não quero sofrer, não devo levar o sofrimento aos outros – Reconhecer que sofremos é importante e o próximo passo e sabermos que devemos parar de levar o sofrimento ao outros. Cria bondade, partilha harmonia, gera entendimento.
  4. Se acho que há inconsciência, devo cultivar mais consciência – Ficarmos zangados ou irritados, apenas traz doença a nós próprios. Ver o que não achamos correto deve ser uma chamada de atenção, não um acumular de sofrimento. Faz a tua parte, influencia os que possam a fazer a sua parte. Como as ondas de uma pedra que cai num lago, o seu efeito ecoa até à margem mais distante.
  5. O mundo precisa de ti, de todos nós.

Este tempo traz-nos o reconhecimento das nossas necessidades e também o entendimento que, muitas vezes, elas são as necessidades dos outros. Quando nos identificamos sem diferenças, quando reconhecemos que somos parte de um problema e a solução do mesmo, o esforço de cada um de nós faz a sua diferença e a tomada de consciência faz uma diferença ainda maior.

O que nós praticantes de Reiki podemos fazer? Praticar.

Dizia o Mestre Usui:

O treino, de acordo com a lei natural deste mundo, desenvolve a espiritualidade humana.

Quando te convenceres de que isto é verdade, o teu treino empenhado trará a unificação com o universo. As palavras que falas e as ações que tomas tornam-se unas com o Universo e trabalham sem esforço, como o absoluto ilimitado.

Esta é a verdadeira natureza do ser humano.

Mikao Usui

Devemos despertar em nós o que está adormecido, deixar cair o pó e limpá-lo, reconhecer que podemos ser os nossos maiores amigos e que não há ninguém que não seja um igual a nós próprios. Por isso mesmo, Reiki é Responsabilidade, Respeito e Resiliência. Não há obrigação, há construção de consciência; não há indulgência, mas sim humanidade; não há rigidez, mas sim flexibilidade.

Só por hoje… Por ti, pela tua família e amigos, por todos.

Publicado em

Informação sobre a Resolução do Conselho de Ministros 53-A2020, sobre a situação de calamidade, contingência e alerta

O Grupo de Segurança no Trabalho da Associação Portuguesa de Reiki publica um resumo sobre a resolução do Conselho de Ministros nº53-A/2020, o qual pedimos aos nossos associados para lerem atentamente e colocarem em prática.

Continuar a ler Informação sobre a Resolução do Conselho de Ministros 53-A2020, sobre a situação de calamidade, contingência e alerta
Publicado em

Meditar ao pôr-do-sol

Olá a todos,

Muito obrigada por estarem desse lado. Hoje, inspirados no forte calor que se faz sentir, vamos meditar ao pôr-do-sol.

Vamos olhar para estas cores maravilhosas do céu, vamos imaginar uma brisa fresca a refrescar o nosso corpo e a nossa mente.

O calor pode deixar-nos cansados, sem forças e precisamos de algo fresco, nem que seja com a ajuda da nossa imaginação. Podemos imaginar a brisa a refrescar-nos ou, se for possível, estar num local fresco e aproveitar para acalmar a nossa mente.

Vamos aproveitar a calma da noite, o silêncio e meditar, apenas e só, deixar fluir.

Desculpem a qualidade da imagem, mas a intenção é apenas deixar-vos uma imagem para que possam guardá-la e ajudar na meditação.

Não se esqueçam de beber bastante água, mantendo a hidratação, pois é muito importante na semana que aí vem.

Beijinhos e até à próxima meditação

Publicado em

AMARA cria linha para escutar quem precisa neste tempo de incertezas

Estamos aqui para o ESCUTAR

Ligue-nos (das 9h às 18h) e encontraremos um voluntário para o escutar: 962 730 796 / 913 361 008

Vivemos tempos que nunca imaginámos.
Incerteza, instabilidade, insegurança, medo e até vertigem do desconhecido.
É nestes momentos que sabe bem ter com quem partilhar.
É nestes momentos que a Compaixão precisa ser posta em prática.

Um grupo de psicólogos e de pessoas com formação em Escuta que estão disponíveis para o escutar gratuitamente.

Ligue-nos e encontraremos o voluntário certo para si, para falar consigo no horário que for conveniente aos dois. Vamos fazer um acompanhamento semanal com a mesma pessoa.

E se não for para si, talvez conheça alguém que precise: um familiar, uma pessoa idosa que mora sozinha, familiares que estejam longe dos seus entes queridos internados ou num lar, pessoas em isolamento… Faça a ponte entre nós e essa pessoa. 

Juntos vamos mais longe.
Não está sozinho!
Porque compaixão, é ação.

Estamos aqui para si, para o escutar.
Projeto em vigor pelo menos até ao final de Junho.

amara@amara.pt
Tel. (das 9h às 18h) 962 730 796 / 913 361 008

Publicado em

A prática de Reiki em tempo de desconfinamento, mas ainda nem tudo está bem

Desde 1 de Julho de 2020 que se apresentam três estados em relação à pandemia COVID-19, mas em qualquer um deles, não há mudança sobre como devem ser as regras de segurança para a prática de Reiki.

Querendo continuar a esclarecer os praticantes de Reiki, promovemos mais um resumo destas melhores práticas, pois a segurança e saúde de todos, depende também de ti.

Continuar a ler A prática de Reiki em tempo de desconfinamento, mas ainda nem tudo está bem
Publicado em

Encontro do Núcleo de Reiki de Pombal a celebrar o Solstício de Verão

No passado dia 21 de Junho, a Inês Freitas, membro do Núcleo de Reiki de Pombal, organizou e moderou uma sessão de meditação presencial na Praia do Osso da Baleia.

Esse dia foi um portal energético muito poderoso onde, para além de estarmos em pleno solstício de verão, tínhamos, nos céus, uma Lua Nova em Caranguejo, um eclipse solar e 5 planetas em movimento retrógrado.

Toda essa conjugação nos pedia para prestarmos mais atenção à comunicação, essencialmente aquela connosco mesmos e refletirmos acerca da nossa segurança, onde procuramos o nosso refúgio e onde colocamos a responsabilidade dos nossos atos.

Para pararmos de nos silenciar; parar de silenciar emoções, parar de silenciar a intuição, parar de silenciar criatividades. E se esse era o lado feminino trazido pela Lua, por outro lado, o solstício e o eclipse já nos falavam do masculino, de questões como manipulação, egocentrismo, força e controlo.

Um tsunami emocional poderia surgir a qualquer momento.

Assim, nada melhor do que o Oceano Atlântico aos nossos pés e o pôr do sol neste dia mágico para conversar sobre tudo isto, despertar consciências e abrir o caminho à meditação que, na sua essência, nos permite aprender a contemplar, a não julgar, nem mesmo as nossas próprias emoções.

(Nota: Cumpriu-se o distanciamento social)

Publicado em

Todos os dias um recomeço – meditação

Olá a todos,

Bem-vindos a mais uma meditação.

Hoje falo-vos novamente num registo mais pessoal, pois o vídeo de hoje foi gravado no meu dia de aniversário.

E não é por ser o meu aniversário que deixo de fazer aquilo que gosto e uma dessas coisas é a meditação e trazer-vos mais um vídeo.

Todos os aniversários são um recomeço ou renascimento. O recomeço de um ano cheio de oportunidades pessoais de desenvolvimento e para melhorarmos o que precisa de ser melhorado. É também uma oportunidade para deixar para trás aquilo que já não é útil ou necessário.

Todos nós podemos renascer a cada ano, mês, dia ou minuto, basta querermos. A natureza faz isso sem darmos conta.

Estamos cá para sermos felizes, por isso vamos aproveitar todas as oportunidades que nos são dadas, e é tão simples ser feliz.

Diria que podemos ser felizes a cada respiração e bater do nosso coração.

Obrigada por estarem desse lado.

Beijinhos e até à próxima meditação

Carla Sousa

Publicado em

Há oito anos que surgiu o primeiro Prémio Hayashi de Investigação Reiki

A 30 de Junho de 2012 a Associação Portuguesa de Reiki realizou o Fórum Reiki e Empreendedorismo, uma iniciativa para a partilha de saberes e desenvolvimento profissional da prática de Reiki. Nesse mesmo dia tivemos o prazer de entregar o Prémio Hayashi de Investigação Reiki a Mónica Policarpo, pela sua tese de mestrado na área da Gestão da Saúde.

Continuar a ler Há oito anos que surgiu o primeiro Prémio Hayashi de Investigação Reiki
Publicado em

Estudo avalia categorias de espiritualidade em mães de prematuros

Estudo realizado em São José do Rio Preto (SP) discute o papel da espiritualidade no enfrentamento da hospitalização de prematuros em UTIN.

Continuar a ler Estudo avalia categorias de espiritualidade em mães de prematuros
Publicado em

Manteres a distância social é também um ato de compaixão

A compaixão traz-nos entendimento sobre nós próprios e também sobre os outros. Conhecemos o nosso sofrimento e reconhecemos o sofrimento dos outros. Num tempo em que a saúde pública está em causa, estarmos conscientes e sermos compassivos pode fazer muita diferença.

Continuar a ler Manteres a distância social é também um ato de compaixão
Publicado em

Principais medidas e medidas adicionais para o Estado de Alerta, Estado de Contingência e Estado de Calamidade

O Grupo de Segurança no Trabalho da Associação Portuguesa de Reiki partilha as informações que serão colocadas em vigor de 1 de Julho de 2020 ao dia 14 de Julho.

Continuar a ler Principais medidas e medidas adicionais para o Estado de Alerta, Estado de Contingência e Estado de Calamidade
Publicado em

Meditação para o agradecimento às crianças

Olá a todos,

Hoje gostaríamos por começar a agradecer às crianças que agora terminam as aulas por toda sua coragem, resiliência, força e alegria.

Sem dúvida que as crianças nos deram um grande exemplo a seguir e não nos podemos esquecer que muitas vezes são os nossos maiores mestres.

Por isso, se quiserem meditar com uma criança convosco seria uma ideia fantástica.

Hoje vamos meditar e voltar a ser criança, não a que fomos, mas a que nos trás simplicidade, alegria e amor. Vamos trazer para dentro de nós toda a simplicidade para resolvermos todas as situações.

Espero que nunca nos esqueçamos da nossa criança interior. Sem darmos conta, foi esta nossa criança que nos trouxe até aqui, que nos fez ultrapassar todos estes momentos. Lembrem-se sempre dela nos momentos mais complicados.

Vamos agradecer a todas as crianças, à sua bondade e vamos aprender a ser bondosos com todas as pessoas, as crianças, os animais e a natureza.

Neste que ainda é o mês da criança: obrigado a todos os pequenos heróis!

Beijinhos e até à próxima meditação.

Carla Sousa

Publicado em

Curso de Aulas Práticas de Reiki da APR

Curso de Aulas Praticas de Reiki com Jovens <3

De Maio a Junho fizemos on line o Curso de Aulas práticas de Reiki da Associação Portuguesa de Reiki. <3
Foi um desafio aceite pelos Jovens para colocarem em prática as tecnicas desde o Shoden.

Obrigado e Parabéns a Todos
Ana, Maria, Daniela, Miguel, Lara e Matilde. <3 

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Publicado em

21 Dias em Azul Claro – 21º Dia

21º Dia em Azul Claro

Criar

Criar é uma manifestação do teu inconsciente.
É uma vontade maior que tu
Criar pode vir da tua necessidade.
Criar uma ilusão, pode ser prejudicial.
Começar do zero.
Criar um filho é dar-lhe as tuas raízes e que seus ramos se expandam e abracem o universo.
Criar é sujeitar-se aos olhos alheios.
Criar é trazer algo de novo, criar é a tua essência, a tua vida cria-te e molda-te.
Criar é algo muito grande e muito pequeno ao mesmo tempo : quando crias provocas impacto que poderá ser grande e podes ter sido inspirado por algo muito pequeno e vice-versa.
Tudo o que nos rodeia é criado.
Criar é arte de sonhar

Autor: Cláudia Duarte ( Aluna Shinpiden) e Coco-ordenadora do Núcleo de Reiki de Penafiel

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Publicado em

21 Dias em Azul Claro – 20 º Dia

20º Dia em Azul Claro

Jovem

“Nos todos somos jovens não importa a idade, basta apenas acreditar nisso! “

Autor : José Júlio ( Aluno Okuden) 22 anos

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Publicado em

Meditação guiada para dar as boas-vindas ao Verão!

Olá a todos,

Sejam muito bem-vindos a mais uma meditação com a ajuda da natureza. Hoje vamos dar as boas-vindas ao Verão.

Desta forma, vamos aproveitar este sol maravilhoso que se faz sentir, observando as árvores e as suas folhas a baloiçarem calmamente e a crescerem sem pressa.

Vamos utilizar esta energia do sol para limpar e depois energizar todo o nosso corpo, promovendo a calma e o bem-estar, ficando cheios de energia.

Muitos de nós sabemos o quanto é benéfica a meditação e nesta aconteceu algo que considero extraordinário: a minha gata veio ronronar enquanto meditava e gravava o vídeo. Se estivermos bem atentos conseguimos ouvir o seu ronronar próximo. Decidi deixar este som, pois considero que tem um efeito calmante (tal como é dito também por vários profissionais).

Também é uma prática comum meditar com os nossos amiguinhos de quatro patas, sendo que os cães são mais “dados” a estas atividades. Os gatos nem tanto, por isso, o facto de ela estar a ronronar em dois momentos é algo fantástico. Adorei a participação da minha gatinha e por isso convidei-a a estar presente no fim, se bem que lá nisso demonstrou o quanto eles são independentes: só estão quando querem mesmo estar.

Espero que esta meditação tenha sido tanto agradável para vós, quanto foi para mim, até devido à participação especial da minha fofinha.

Grata por estarem desse lado.

Carla Sousa

Publicado em

21 Dias em Azul Claro – 19º Dia

19º Dia em Azul Claro

Motivação

Autor: Psicologa Ivone Nunes ( Aluna Okuden)

https://www.facebook.com/nucleoreikipenafiel/videos/930819774043391/?t=42

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Publicado em

21 Dias em Azul Claro – 18º Dia

18º Dia em Azul Claro

Trabalhar

Nós somos capazes de :
– Tudo
– Respeitar
– Amar
– Bem dizer
– Ajudar
– Limpar
– Honrar
– Apoiar
– Rir

Sempre fomos capazes de fazer algo pelos outros.
Também temos de saber trabalhar connosco.

Continua a tentar e Mima-te

OBRIGADO pelos 21 Dias em Azul Claro.

Autor : Nuno Nunes

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Publicado em

21 Dias em Azul Claro – 17º Dia

17º Dia em Azul Claro

Amor

Amor é o dar e receber
É nos entregar de todo o coraçao
É nos entregar e querer
Sorrir para o outro e dar mão

Que seria viver sem amor
Como nos sentiriamos então
Faltava nos nas mãos o calor
E a paz no coração

Amor palavra tao sentida
Palavra grande com sentimento
Sem amor nao existe vidar
Nao duvido em nenhum momento

Que exista sempre amor
Em cada tarefa que eu fizer
Pois o amor cura a dor
Sempre que alguem quiser

Amor palavra sentida
Amor palavra tao doce
Amor para toda a vida
Era bom que o mundo assim fosse

Autor: Márcia Sofia ( Voluntária de Reiki)

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Publicado em

Reiki na Casa do Alecrim – um apoio na demência

O Reiki convida a visitar a experiência humana em várias vertentes, idades e contextos. Esta é só uma delas: acompanhar em Reiki numa fase da vida em que as patoligias demenciais alteram o corpo e os comportamentos e em que os formatos de comunicação e de partilha tem de ser reajustados. E por isso o voluntariado de Reiki na Casa do Alecrim tem sido para as voluntárias participantes também um caminhar de aprendizagem, de auto-conhecimento e de amor compassivo.

Os feedbacks recolhidos junto da Direção operacional e clínica têm sido muito positivo e apesar do projeto ter sido interrompido por prevenção de Covid-19, as expectativas é que possa vir a ser retomado.

É um presente bom da vida a APR poder estar presente com estas pessoas e somos muito gratos por isso.

Muito obrigado à Joana Pinhão pela apresentação e locução, muito obrigado à Cristina, Dora e Isabel pelo esforço continuado no voluntariado. O nosso imenso obrigado a toda a equipa profissional e gestora da Casa do Alecrim, pela confiança.

Publicado em

21 Dias em Azul Claro – 16º Dia

16 º Dia em Azul Claro

Coragem

Como ser corajosa?
Orar
Respeitar
Amar e..
Gentilmente
Enfrentar
Medos

Autores: Turma Shoden “Sementes de Luz”

https://www.facebook.com/nucleoreikipenafiel/videos/2312607835712344/?t=13

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR 0652

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR 03345

Publicado em

A Doença: O meu maior mestre – um livro de Diana Eugénio

Desde que me lembro que sou apaixonada por desenvolvimento Espiritual e pelos mistérios da mente humana. Encontrar o sentido de propósito nos acontecimentos mais marcantes, que todos nós acabamos por viver, é algo que sempre me fascinou. Nesta fase da minha vida esta paixão acentuou-se pelo facto de agora ser eu mesma a passar por um grande desafio. Isso fez com que me aventurasse na prática em vez de ler apenas teoria. Daí nasceu este livro e a vontade de partilhar tudo o que tenho aprendido. Acredito que viver uma grande dificuldade de uma forma atenta e consciente leva-nos à descoberta de grandes tesouros.
Com este livro tenho a intenção de mostrar em como a doença pode ser um enorme “veículo” para a evolução de consciência e desenvolvimento espiritual.
Defendo uma evolução dos cuidados de saúde, no sentido de se poder conciliar a sabedoria antiga oriental, com a medicina moderna ocidental. Nesse sentido, ao longo do livro procuro transmitir as ferramentas que uso para os cuidados com o Corpo, Mente e Espírito.
No caminho em busca de saúde, tenho vindo a descobrir que as razões para que a doença se manifestasse estão registadas em mim e na minha história de vida. Pode parecer uma constatação óbvia dita assim, mas foi uma importante tomada de consciência. De repente começa a não fazer sentido o vitimismo e cresce um sentido de poder e responsabilidade, tanto pelas vivências passadas como pelas que viverei futuramente.

Este livro biográfico é uma inspiração para qualquer pessoa. Para ti, Diana, se houvesse uma frase de poder para te definir, qual seria?

Obrigada João.
“Na dor profunda ajoelhei-me. E encontrei riqueza.”

Como a prática de Reiki te ajudou e ajuda ao longo do tempo?

Eu refiro no livro que embora seja muito bom mesmo receber sessões de Reiki, é muito diferente as pessoas poderem iniciar-se com o Nível 1.
Não com a intenção de se tornarem terapeutas, mas sim para terem mais uma “ferramenta” que lhes ajude a que a Luz entre. Essa Luz cura.

Como sabes tenho o Nível 2 e pelo menos para já sinto-me bem assim.
O Reiki foi uma grande ajuda para mim porque quando a energia começa a entrar em nós, algo acontece. Começas como que a ser redirecionado. Véus vão-se abrindo no caminho.
Então até podes não te tornar um terapeuta de Reiki, mas começas a ver o teu caminho com mais clareza.
Aprendi também algo que para mim é extremamente importante: trabalhar com a energia e direcioná-la. Nunca pensei que a intenção tivesse tanto poder e nem acreditava. Enfim, só sentindo.
Mesmo que não faça auto-tratamento dou comigo a usar técnicas que nos ensinaste. Amo o Nentatsu e dou comigo a fazê-lo sem pensar. Faço o Joshin Kokyu Ho sempre que vou à natureza. Limpo um determinado chakra se assim o sentir.
O Reiki faz parte do meu dia a dia nas coisas mais simples, mesmo sem auto-tratamento.

Como te caracterizas como pessoa e como este processo te trouxe transformação interior?

Sou extremamente curiosa. Os mistérios do Universo sempre me fascinaram. Ao mesmo tempo tinha um medo profundo do desconhecido e de perder o controlo das coisas, o que me levou à doença. Foram escolhas. Inconscientes, mas ainda assim escolhas minhas.
Eu lembro-me que até 2017 eu até tinha medo de meditar, vê lá tu. Porquê? Porque era “desconhecido” o que encontraria.
Ter esta questão de saúde ajudou-me a perder o medo da aventura, principalmente interior. Não digo isto com orgulho nenhum, mas infelizmente tenho de reconhecer que precisava de uma grande chamada de atenção.

É emocionalmente desgastante viver com limitações motoras. Às vezes é frustrante mesmo. Estou aos poucos a aprender a aceitar ajuda quando preciso.
Mas também te digo, obviamente que eu preferia recuperar a saúde, mas amo a minha vida actual. Estudo e pratico os temas que gosto, Reiki, Numerologia, Astrologia, Espiritualidade, o que for. Antes eu não fazia nada disso, nem sei porquê dado que sempre gostei.
Agora ando sempre fascinada com o que vou aprendendo. Sou a cada dia que passa mais Eu. Sou livre. A doença trouxe-me liberdade.

Achas que faz mesmo sentido outras terapias, nutrição, medicinas tradicionais, se complementarem e integrarem à medicina convencional?

Acho que é extremamente importante a união de todas as ferramentas que temos à disposição.
A medicina convencional por si só não chega, mas digo o mesmo para qualquer terapia complementar sem a medicina tradicional. Ou seja, é na junção das duas que nos aproximamos da cura.
Por exemplo, eu faço medicação convencional, mas se não fizer exercício físico vou complicar a minha vida. Se não me nutrir de forma consciente igual.
A medicina tradicional ajuda a tratar dos sintomas e isso é extremamente importante. Porque continuamos a ter o nosso dia a dia para viver. Seja o trabalho, filhos, amigos etc, etc. Então tudo o que ajudar na qualidade de vida parece-me muito importante.
No entanto tratar dos sintomas não chega. É preciso olhar e entender o que o desafio nos está a tentar mostrar. É preciso reaprender a escolher. Merecemos isso. Que o sofrimento não seja em vão, mas sim consciente.
Sinto que até podem descobrir a cura para a Esclerose Múltipla(e desejo muito que consigam obviamente) , no entanto se não tentarmos alcançar o motivo, a vida chamará a nossa atenção com outra doença, ou outra perda qualquer. O Universo é inteligente.

Se tivesses uma palavra que melhor te define espiritualmente, ou seja, tu como essência, qual seria?

Fé.

Qual a mensagem que queres deixar a outras pessoas que tenham também Esclerose Múltipla?

Que procurem conciliar as as medicinas espiritual e convencional.
O corpo é um mensageiro de algo em desarmonia no nosso interior. Sinto ser muito importante tentar compreender os padrões que nos trouxeram aqui. E chorar quando o fizermos, porque é corajoso encararmos a nossa sombra de frente,
Desejo a todos que as limitações não sejam em vão e que vos possa trazer uma grande clareza

O que mais desejas para o mundo neste momento presente?

Elevação e consciência mundial.

Publicado em

21 Dias em Azul Claro – 13º Dia

13º Dia em Azul Claro

Bondade

Num dia de Verão, muito quente, fui dar um passeio pelo parque da cidade, como estava a sentir-me cansada decidi sentar-me, nesse banco estava uma senhora que me despertou alguma curiosidade, como se houvesse ali uma empatia entre nós, algo difícil de explicar.
Tomei a iniciativa de conversar com ela, uma vez que a senti um pouco triste, ao longo da conversa fui me apercebendo que ela se sentia muito sozinha o que me deixou muito preocupada. A senhora contou-me que tinha muitos familiares e que eram até próximos dela,
mas que cada um tinha vidas muito atarefadas e não lhe davam a devida atenção, devido a isso ela não cobrava deles pois sabia que as suas vidas também não eram fáceis.
Ao conhecer a sua história de vida, que era muito forte e marcante senti logo um grande carinho pela senhora e dei-lhe logo um grande abraço. Decidi começar a procura-la para ela se sentir mais especial e dediquei-lhe a minha atenção e o meu tempo. Ia busca-la para passear, fazer compras, piqueniques, e ligava-lhe quase todos os dias ao deitar para saber como ela estava.
Depois com o passar do tempo, até eu se não fala-se com ela já sentia falta daquele momento, pois criamos uma ligação de muito especial.
A partir desse momento, ela soube que não estava sozinha e que tudo o que ela precisa-se eu estava lá para a ajudar tal como ela a mim.
Desde que a conheci que senti que ela era uma pessoa muito bondosa e isso despertou o melhor de mim, porque na realidade o que eu acho mesmo é que não são os opostos que se atraem mas sim os semelhantes. Para mim esta história é um exemplo de bondade.

Autor : Anabela Jesus ( Aluna Shinpiden)

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Publicado em

Próximos Eventos e Workshops sobre Compaixão

No âmbito da nossa parceria com a Amadora Compassiva, partilhamos três eventos que recomendamos a participação. São gratuitos e é necessária inscrição prévia.

Continuar a ler Próximos Eventos e Workshops sobre Compaixão
Publicado em

DGS – Guia de recomendações por tema e setor de atividade

O Grupo de Trabalho para as Condições de Formação, transmite as seguintes informações passadas pela DGERT, que dirão respeito a espaços que tenham formação profissional a decorrer.

DGS – Guia de recomendações por tema e setor de atividade

As orientações e normas da DGS contemplam medidas recomendadas com base na melhor evidência técnica e científica que se possui à data de publicação das mesmas, sendo por isso fundamental o seu cumprimento para uma efetiva mitigação desta Pandemia.

Continuar a ler DGS – Guia de recomendações por tema e setor de atividade
Publicado em

21 Dias em Azul Claro – 12º Dia

12 º Dia em Azul Claro

Doar!

Dais muito pouco
quando dais daquilo que vos pertence

Quando vós dais a vós mesmos
é que dais realmente

Alguns dão pouco do muito que têm
e fazem isso em troca de reconhecimento
e o seu desejo oculto corrompe os seus dons

Outros têm tão pouco e dão tudo
Estes são os que acreditam na vida
e o cofre nunca está vazio

É bom dar quando nos pedem
e é bom dar sem que nos peçam
como bons entendedores

e haverá alguma coisa que possais conservar?
Tudo quanto possuis será dado um dia…

Portanto, dai agora
para que o tempo de dar seja vosso
e não dos vossos herdeiros

Autor : Cláudia Duarte ( Aluna Shinpiden)

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Publicado em

21 Dias em Azul Claro – 11º Dia

11º Dia em Azul Claro

Verdade

Ao longo do nosso desenvolvimento enquanto seres humanos, somos ensinados a dizer sempre a verdade, pois é o mais correto. Porém, o que fazer quando a verdade nos magoa?

As pessoas costumam adorar a verdade quando esta as ilumina, mas quando as confronta já não é bem assim.

Por vezes, aceitar a verdade pode não ser fácil, mas irá ajudar-nos a crescer e a desenvolver o mundo que nos rodeia.

A verdade é poderosa.

Autor: Maria Ribeiro ( Aluna Shoden)

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Publicado em

21 Dias em Azul Claro – 10º Dia

10º Dia em Azul Claro

Calma

Existe a calma aparente e a calma verdadeira.
Calma aparente, é uma calma forçada, momentânea, quer por necessidade ou inconsciente.

Calma verdadeira, tem de ser trabalhada, estudada, para que saibamos manter a serenidade.
Calma verdadeira exige paz de espírito, estar de bem contigo para saber tolerar e estar de bem com os outros.

Calma…estar calma….ser calma é extremamente importante para que vivas em harmonia, em paz de espírito…..primeiro contigo e depois com os outros.

Calma…. palavra que por si só me transmite paz, me transmite luz brilhante.

Autor: Eugénia Seabra ( Aluna Shinpiden)

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Publicado em

21 Dias em Azul Claro – 9 º Dia

9º Dia em Azul Claro

Prática

Sinto falta de praticar abraços…os abraços são dados com amor e colam todos os pedacinhos quebrados que há em nós.
Toma o meu abraço pois ainda que virtual tem todo o meu amor.

Autor: Anabela Machado ( Aluna Okuden)

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Publicado em

Meditar ao som do nosso coração

Olá a todos,

Bem-vindos a mais uma meditação.

Em primeiro lugar, gostaríamos de mandar um beijinho a todas as “meninas” que frequentam as sessões de Reiki do projeto de voluntariado do nosso núcleo.

Continuar a ler Meditar ao som do nosso coração
Publicado em

Histórias de Reiki em Animais

O Voluntariado de Reiki em Animais tem sido, para mim, um caminho maravilhoso.

Ao longo destes anos, tenho conhecido Animais fantásticos, que se cruzam comigo  neste caminho e cujas histórias me comovem, nomeadamente de animais de companhia que foram abandonados, negligenciados e até maltratados.

Continuar a ler Histórias de Reiki em Animais
Publicado em

21 Dias em Azul Claro – 8º Dia

8º Dia em Azul Claro

Respeito

Em seguimento do trabalho de grupo solicitado (palavra “RESPEITO”), segue, em anexo, o trabalho realizado pelos seguintes elementos:
Isabel;
Juliana;
Francisca;
Sara;
Sofia e,
Telma.
Enviamos tb uma música para as crianças sobre o respeito : ) : )

Autores: Turma Shoden Os Fantabolásticos
https://www.youtube.com/watch?v=rBfAeuuWmgQ&pbjreload=101

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT

Publicado em

21 Dias em Azul Claro – 7 º Dia

7º Dia em Azul Claro

Idoso

Um Idoso para mim significa uma , pessoa que transmite sabedoria, calma, que não tem pressa do amanhã.
O idoso , hoje em dia é 3 vezes mais requisitado:
– é Pai ou Mãe que trouxe ao mundo quem somos hoje;
– é Avô ou Avó dos filhos que trouxemos ao mundo ;
– são Educadores 2 vezes , porque tomaram em seus braços os filhos e agora cuidam dos netos com Amor , Sabedoria, Alegria, Paciência, Gratidão, Honestidade, Bondade, ….
Para mim significa ANSIÃO ou seja sabe e partilha tudo o que sente para nós mais jovens nos orientarmos na nossa Vida futura.

Temos de Ouvi-los , Acarinhá-los, estar lá mesmo á distância de uma chamada .

Quando fazia voluntariado nos Centros de Dia perguntava-me se o eu futuro passaria por aqui ou como seria ?
Deixei de pensar nisso, mas sim cuidar da melhor forma que sei e simplesmente …. Estar presente.

Autor: Nuno Nunes ( Praticante e Voluntário de Reiki)

Nuno Miguel Moreira Nunes

Coordenador Nucleo  Reiki Penafiel 

Associado APR-000652-PT

Claudia Magalhães Duarte

Co-Coordenadora Nucleo Reiki Penafiel

Associada APR-003345-PT