O Mestre Hayashi teve um papel muito preponderante na prática de Reiki. Ele era médico e ensinou uma senhora que viajou do Havaí para o Japão, chamada Hawayo Takata. A partir dela, Reiki chegaria a todo o mundo.

Conhecer os momentos em que o Mestre Chujiro Hayashi esteve no Havaí, a primeira vez que o Usui Reiki Ryoho se tinha deslocado fora do Japão, é algo que nos traz um grande esclarecimento sobre muito do que hoje se pratica.

Assim, em homenagem aos 11 anos da Associação Portuguesa de Reiki e aos seus associados, trabalhei para a tradução deste trabalho do Mestre Masaki Nishina.

Um muito obrigado ao Mestre Masaki Nishina pelo grande esforço de investigação que resultou nestes artigos, que estão partilhados publicamente no seu site. Este grande trabalho traz um enorme esclarecimento sobre a prática de Reiki e a linha temporal do Mestre Hayashi e Takata.

O meu agradecimento também ao Mestre Frank Arjava Petter pela indicação deste trabalho de investigação e pelo seu esforço para a divulgação da história e prática de Reiki.

Podes fazer o download do documento (PDF) em português aqui…

Apoia o esforço de Reiki em Portugal e associa-te.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to dFlip 3D Flipbook Wordpress Help documentation.

As iniciativas de Hayashi no Havaí – uma investigação de Masaki Nishina

Tem surgido alguma informação vaga sobre a sua visita ao Havaí, no entanto mais detalhes têm surgido desde que Justin Stein, um pós-graduado da Universidade de Toronto, especializado em estudos religiosos e a sua colega Hirano Naoko (da Universidade de Waseda), encontraram alguns artigos no “Hawaii Hochi” (um jornal publicado por japoneses residentes no Havaí). Stein partilha alguns artigos importantes no seu site, no entanto, é difícil compreender a visão global pois não há uma análise do contexto histórico. Alguns artigos do Hawaii Hochi têm sido mostrados ao longo de workshops de Jikiden, no entanto, sinto que é importante providenciar uma informação adicional, pois algumas partes podem ser mal compreendidas.

Descobri 71 artigos e anúncios que estavam relacionados com Reiki, ao pesquisar microfilmes de Setembro de 1937 a Junho de 1938. Os jornais são agora propriedade do Hawaii Bishop Museum e foram passados a microfilme com o orçamento do National Diet Library of Japan. A informação inclui muitos fatos e fotos que eram desconhecidos até agora. Eu gostaria de disponibilizar esta informação com a minha própria análise. Caso prefiras ir diretamente para o sumário, por favor, passa para aqui…

Estes artigos podem ser encontrados no 4º andar do novo edifício da National Diet Library. Eu transcrevi algumas partes de artigos importantes, no entanto, é difícil trabalhar com alguns caracteres kanji mais antigos. Por favor, permitam-me saber de quaisquer enganos.

Muito obrigado a Mari Okazaki (Jikiden Reiki dai-shihan) e Mike McCarty (Jikiden Reiki shihan-kaku, Membro da Direção da Jikiden Reiki Association of Canada), o manuscrito japonês original foi traduzido para o inglês por Mari e editado Mike. Os seus esforços tornaram possível este trabalho aos praticantes de Reiki que compreendem inglês.

Janeiro de 2017, Masaki Nishina

  • 2017.01.14 – Acrescentados os registos de viagem de Takata
  • 2017.01.14 – Informação revista por Saeko Noda e Bunki Aoyama
  • 2017.01.18 – Acrescentados artigos de Abril de 1938 a Junho de 1938
  • 2017.01.20 – Acrescentada informação sobre o Mestre Hayashi
  • 2017.03.14 – Tradução para inglês (Mari Okazaki & Mike McCarty)
  • 2017.03.29 – Atualizações (conversa com Justin Stein & outros)

Pequenos artigos e anúncios, que por vezes contêm informação muito importante, estão ainda a ser traduzidos, por favor, sê paciente.

Podes fazer o download do documento (PDF) em português aqui…