Atas,  Blog,  Documentos Associação

Ata da Assembleia Geral de 26 de Janeiro de 2019

Aos vinte e seis dias de Janeiro de dois mil e dezanove pelas dezoito horas, teve lugar a assembleia-geral do Monte Kurama – Associação Portuguesa de Reiki, na sua sede na Rua Comandante Ramiro Correia, 6, 2700 Amadora, com a seguinte ordem de trabalho: 1. Apresentação de contas de 2018; 2. Orçamento de 2019; 3. Outros assuntos de interesse.

Por não estarem presentes a maioria dos associados, procedeu-se a segunda convocatória aos vinte e seis dias de Janeiro de dois mil e dezanove, pelas dezoito horas e trinta minutos, teve lugar a assembleia-geral do Monte Kurama – Associação Portuguesa de Reiki, na sua sede na Rua Comandante Ramiro Correia, 6, 2700 Amadora, com a mesma ordem de trabalhos.

Após a recitação dos cinco princípios e da lembrança da Missão do Usui Reiki Ryoho, demos início aos pontos de trabalho da Assembleia Geral.

  1. Apresentação de contas de 2018 – sendo apresentado este ponto para apreciação dos associados, foi aprovado por unanimidade.
  2. Orçamento de 2019 – sendo colocado para apreciação dos associados, foi aprovado por unanimidade.
  3. Outros assuntos de interesse. No terceiro ponto foram levantados vários tópicos para debate e decisão dos associados, tendo em conta sugestões e inquirições em assembleias gerais anteriores, assim como inquéritos a associados e a praticantes de reiki no geral:
    1. Aprovação do Código de Ética em Animais – Ficou aprovado em Assembleia geral, por unanimidade, um agradecimento aos membros da CNETR pela revisão deste Código de ética. O código de ética foi aprovado por unanimidade.
    2. Constituição da Comissão Nacional para a Profissionalização de Terapeutas de Reiki – CNPTR.
      1. Foi aprovada a constituição de uma comissão de trabalho para legalização e aferição de competências de terapeutas de Reiki;
      2. São seus constituintes – Cristina Belém, Margarida Pereira, João Magalhães;
      3. Foi aprovado por unanimidade a criação da Certificação de Aptidão de Terapeuta de Reiki.
    3. Constituição da Comissão de Estudo das Práticas Integrativas.
      1. Esta comissão terá como objetivo a Pesquisa de estudos académicos sobre Reiki, classificação e publicação;
        Suporte a pedidos de documentação para trabalhos académicos; Observação das outras terapias integrativas e medicinas alternativas dando sugestões de direções da prática e reconhecimento da terapia Reiki.
        São constituintes – Ana Cristina Ramos, Paula Duarte, Raquel Correia, Isabel Couto, Margarida Pereira, Cristina Belém, João Magalhães. Outros associados poderão fazer parte desta comissão de trabalho.
      2. Aprovado por unanimidade.
    4. Prática de voluntariado Reiki para pessoa com doença oncológica. – Aprovação por unanimidade da recomendação para o tratamento de pessoas com doença oncológica e, ao mesmo tempo, sempre que possível, os seus cuidadores diretos. Aprovação do nome para o projeto Ser e Viver.
    5. Aprovação por unanimidade da criação de uma Norma da Prática da Terapia Reiki no Tratamento de Pessoas com Doença Oncológica.
    6. Protocolo entre Associação Portuguesa de Reiki e ARCJ – Foi aprovado por unanimidade o protocolo de colaboração, oficial, entre as duas associações, com as seguintes características:
      1. Encontrando um espírito mútuo de entre-ajuda, cooperação no campo da aplicação e ensino de Reiki a Crianças e Jovens, ambas as Associações realizam um protocolo de cooperação e reconhecimento de valências. 1.A APR indicará e cooperará com a ARCJ na criação de projetos em escolas, instituições para crianças e atividades para professores/educadores que estejam relacionados com Reiki e Meditação; 2.A ARCJ indicará a Associação Portuguesa de Reiki para projetos de apoio em voluntariado em adultos ou mesmo para o apoio aos projetos para crianças, professores e educadores; 3.Nas iniciativas conjuntas, configurarão ambos os logotipos das associações, a descrição base de cada uma delas e responsáveis de cada uma para o projeto; 4.Ambas as associações mantém a sua independência, a regulação dos seus códigos deontológicos e os seus próprios associados; 5.A regulação dos voluntários fica a cargo de cada uma das instituições e pelo mútuo acordo de supervisão que tenham projeto a projeto.
    7. Manual Recomendado da Associação Portuguesa de Reiki – aprovação por unanimidade de O Grande Livro do Reiki ser o manual recomendado pela Associação Portuguesa de Reiki como um guia para os praticantes de todos os sistemas e níveis, tendo também a estrutura de criação de cursos com acompanhamento.
    8. Criação de Grupo de Voluntários Regionais de Reiki – foi aprovado por unanimidade a criação, independente de núcleos regionais, de Grupos de Voluntários que sejam associados, estando submetidos a todos os códigos de ética e protocolos de voluntariado. Ex. Grupo de Voluntários de Reiki do Hospital de Santa Maria.
    9. Registo de Voluntários – Foi aprovado por unanimidade o registo obrigatório de todos os voluntários da Associação Portuguesa de Reiki.
    10. Cursos com acompanhamento – Foi aprovado por unanimidade a indicação de que todos os membros que pertençam a Órgãos Sociais, Grupos de Trabalho, Comissões ou Núcleos Regionais, passem a dar, a partir do presente ano, os seus cursos de Reiki com acompanhamento continuado aos alunos por um tempo considerado adequado. A Associação Portuguesa de Reiki aconselha que estes sejam por um período nunca inferior entre quatro a seis meses, conforme a Assembleia Geral de Outubro de 2018. Exemplo, Curso de nível 1 de Reiki de Janeiro a Junho. Os membros que tenham dificuldade em desenvolver as suas aulas de acompanhamento poderão contactar a Associação Portuguesa de Reiki para esse efeito.
    11. Assinatura para movimentos bancários. Foi aprovado por unanimidade que os movimentos bancários devem ser sempre realizados por dois membros dos órgãos sociais – João Magalhães e Raquel Correia. O levantamento de Correio e encomendas pode ser realizado por Isabel Couto.
Logotipo da CNPTR aprovado em Assembleia Geral
Logotipo da CEPI aprovado em Assembleia Geral

Nada mais havendo a tratar, a presidente da Assembleia Geral encerrou a sessão, sendo ainda dado um agradecimento a todos os associados, voluntários, coordenadores e Órgãos Sociais.

Ler PDF da assembleia

A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.