Ata da Assembleia Geral de 26 de Janeiro de 2019
Aos vinte e seis dias de Janeiro de dois mil e dezanove pelas dezoito horas, teve lugar a assembleia-geral do Monte Kurama – Associação Portuguesa de Reiki, na sua sede na Rua Comandante Ramiro Correia, 6, 2700 Amadora, com a seguinte ordem de trabalho: 1. Apresentação de contas de 2018; 2. Orçamento de 2019; 3. Outros assuntos de interesse.
Por não estarem presentes a maioria dos associados, procedeu-se a segunda convocatória aos vinte e seis dias de Janeiro de dois mil e dezanove, pelas dezoito horas e trinta minutos, teve lugar a assembleia-geral do Monte Kurama – Associação Portuguesa de Reiki, na sua sede na Rua Comandante Ramiro Correia, 6, 2700 Amadora, com a mesma ordem de trabalhos.
Após a recitação dos cinco princípios e da lembrança da Missão do Usui Reiki Ryoho, demos início aos pontos de trabalho da Assembleia Geral.
- Apresentação de contas de 2018 – sendo apresentado este ponto para apreciação dos associados, foi aprovado por unanimidade.
- Orçamento de 2019 – sendo colocado para apreciação dos associados, foi aprovado por unanimidade.
- Outros assuntos de interesse. No terceiro ponto foram levantados vários tópicos para debate e decisão dos associados, tendo em conta sugestões e inquirições em assembleias gerais anteriores, assim como inquéritos a associados e a praticantes de reiki no geral:
- Aprovação do Código de Ética em Animais – Ficou aprovado em Assembleia geral, por unanimidade, um agradecimento aos membros da CNETR pela revisão deste Código de ética. O código de ética foi aprovado por unanimidade.
- Constituição da Comissão Nacional para a Profissionalização de Terapeutas de Reiki – CNPTR.
- Foi aprovada a constituição de uma comissão de trabalho para legalização e aferição de competências de terapeutas de Reiki;
- São seus constituintes – Cristina Belém, Margarida Pereira, João Magalhães;
- Foi aprovado por unanimidade a criação da Certificação de Aptidão de Terapeuta de Reiki.
- Constituição da Comissão de Estudo das Práticas Integrativas.
- Esta comissão terá como objetivo a Pesquisa de estudos académicos sobre Reiki, classificação e publicação;
Suporte a pedidos de documentação para trabalhos académicos; Observação das outras terapias integrativas e medicinas alternativas dando sugestões de direções da prática e reconhecimento da terapia Reiki.
São constituintes – Ana Cristina Ramos, Paula Duarte, Raquel Correia, Isabel Couto, Margarida Pereira, Cristina Belém, João Magalhães. Outros associados poderão fazer parte desta comissão de trabalho. - Aprovado por unanimidade.
- Esta comissão terá como objetivo a Pesquisa de estudos académicos sobre Reiki, classificação e publicação;
- Prática de voluntariado Reiki para pessoa com doença oncológica. – Aprovação por unanimidade da recomendação para o tratamento de pessoas com doença oncológica e, ao mesmo tempo, sempre que possível, os seus cuidadores diretos. Aprovação do nome para o projeto Ser e Viver.
- Aprovação por unanimidade da criação de uma Norma da Prática da Terapia Reiki no Tratamento de Pessoas com Doença Oncológica.
- Protocolo entre Associação Portuguesa de Reiki e ARCJ – Foi aprovado por unanimidade o protocolo de colaboração, oficial, entre as duas associações, com as seguintes características:
- Encontrando um espírito mútuo de entre-ajuda, cooperação no campo da aplicação e ensino de Reiki a Crianças e Jovens, ambas as Associações realizam um protocolo de cooperação e reconhecimento de valências. 1.A APR indicará e cooperará com a ARCJ na criação de projetos em escolas, instituições para crianças e atividades para professores/educadores que estejam relacionados com Reiki e Meditação; 2.A ARCJ indicará a Associação Portuguesa de Reiki para projetos de apoio em voluntariado em adultos ou mesmo para o apoio aos projetos para crianças, professores e educadores; 3.Nas iniciativas conjuntas, configurarão ambos os logotipos das associações, a descrição base de cada uma delas e responsáveis de cada uma para o projeto; 4.Ambas as associações mantém a sua independência, a regulação dos seus códigos deontológicos e os seus próprios associados; 5.A regulação dos voluntários fica a cargo de cada uma das instituições e pelo mútuo acordo de supervisão que tenham projeto a projeto.
- Manual Recomendado da Associação Portuguesa de Reiki – aprovação por unanimidade de O Grande Livro do Reiki ser o manual recomendado pela Associação Portuguesa de Reiki como um guia para os praticantes de todos os sistemas e níveis, tendo também a estrutura de criação de cursos com acompanhamento.
- Criação de Grupo de Voluntários Regionais de Reiki – foi aprovado por unanimidade a criação, independente de núcleos regionais, de Grupos de Voluntários que sejam associados, estando submetidos a todos os códigos de ética e protocolos de voluntariado. Ex. Grupo de Voluntários de Reiki do Hospital de Santa Maria.
- Registo de Voluntários – Foi aprovado por unanimidade o registo obrigatório de todos os voluntários da Associação Portuguesa de Reiki.
- Cursos com acompanhamento – Foi aprovado por unanimidade a indicação de que todos os membros que pertençam a Órgãos Sociais, Grupos de Trabalho, Comissões ou Núcleos Regionais, passem a dar, a partir do presente ano, os seus cursos de Reiki com acompanhamento continuado aos alunos por um tempo considerado adequado. A Associação Portuguesa de Reiki aconselha que estes sejam por um período nunca inferior entre quatro a seis meses, conforme a Assembleia Geral de Outubro de 2018. Exemplo, Curso de nível 1 de Reiki de Janeiro a Junho. Os membros que tenham dificuldade em desenvolver as suas aulas de acompanhamento poderão contactar a Associação Portuguesa de Reiki para esse efeito.
- Assinatura para movimentos bancários. Foi aprovado por unanimidade que os movimentos bancários devem ser sempre realizados por dois membros dos órgãos sociais – João Magalhães e Raquel Correia. O levantamento de Correio e encomendas pode ser realizado por Isabel Couto.
Nada mais havendo a tratar, a presidente da Assembleia Geral encerrou a sessão, sendo ainda dado um agradecimento a todos os associados, voluntários, coordenadores e Órgãos Sociais.
Ler PDF da assembleiaJoão Magalhães
A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.