Este estudo de métodos mistos procurou avaliar os resultados de um programa integrativo de voluntariado Reiki num centro académico de oncologia médica.

Integrative Reiki for Cancer Patients – A Program Evaluation

Usamos dados de avaliação de programas não identificados para realizar análises quantitativas e qualitativas das experiências dos participantes nas sessões de Reiki. Os dados quantitativos foram recolhidos pré e pós-sessão usando uma versão modificada do “termómetro” de angústia. Os dados de pré e pós-sessão da avaliação da angústia foram analisados ​​usando um “Student’s t test”.

Os dados qualitativos foram derivados de respostas escritas a perguntas abertas feitas após cada sessão de Reiki e analisados ​​em busca de palavras-chave e temas recorrentes.

Resultados

Das 213 pesquisas pré-pós das primeiras sessões ao longo do período avaliado, observamos uma redução de mais de 50% no sofrimento auto-relatado (de 3,80 a 1,55), ansiedade (de 4,05 a 1,44), depressão (de 2,54 a 1,10), dor (de 2,58 a 1,21) e fadiga (de 4,80 a 2,30) com P<0,001 para todos.

Usando estimativas conservadoras que tratam os dados ausentes como não endossando o Reiki, descobrimos que 176 (82,6%) dos participantes gostaram da sessão de Reiki, 176 (82,6%) consideraram a sessão de Reiki útil, 157 (73,7%) planeiam continuar a usufruir de Reiki e 175 (82,2%) recomendaria o Reiki a outros. Análises qualitativas descobriram que os indivíduos relataram que Reiki induzia relaxamento e melhorava o bem-estar espiritual.

Conclusões

Um programa integrativo de voluntariado de Reiki mostra-se promissor como um componente do tratamento de suporte para pacientes com cancro. São necessárias mais pesquisas para avaliar e entender o impacto que o Reiki pode ter para pacientes, cuidadores e funcionários cujas vidas foram afetadas pelo cancro.

Este trabalho foi publicado no âmbito dos projetos da CEPI da Associação Portuguesa de Reiki

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to dFlip 3D Flipbook Wordpress Help documentation.