Associação,  Filosofia de Vida

Poema da semana

2 – O CÉU

“Como gostaria de ter a mente como um grande céu azul claro…!”

O que te diz este poema do Imperador Meiji?

Um céu azul-claro, sem nuvens, permite que contemplemos a luz e que esta se reflita em todas as superfícies, tornando as suas cores mais vivas e vibrantes.

Criar um espaço vazio na nossa mente, que nos permite observar as coisas, criar ou simplesmente estar no momento presente, pode parecer uma tarefa muito difícil, mas não é impossível.

Para o conseguirmos, temos de ter vontade, disciplina e, sobretudo, muita compaixão para connosco.

Quantas vezes nos focamos no que gostaríamos de ter ou fazer, na dificuldade ou impossibilidade de o conseguir, e deixamos passar o momento presente enquanto suspiramos por futuro longínquo, sem nada fazer para o alcançar?

O desafio que te propomos para esta semana é que dediques uma parte do teu dia a limpar a tua mente de pensamentos derrotistas, negativos, acusadores, de culpa, medo ou invejosos.

Pensa neles como sendo nuvens que te estão a impedir de contemplar o lindo céu azul e de receber a luz do sol no teu rosto.

Com serenidade, confiança, gratidão, verdade e bondade, afasta esses pensamentos e observa-os à luz dos 5 princípios, um de cada vez, com compaixão, sem culpabilizar nada nem ninguém e com o coração cheio de gratidão.

Vamos a isso?

Só por hoje, mantém a mente limpa e confia na tua capacidade de ultrapassar as questões que te atormentam diariamente.