A psicossomática e o Reiki

Prémio Hayashi de Investigação ReikiMónica Sousa é psicóloga e desenvolveu uma investigação teórica que alia a perspectiva psicossomática e o Reiki no que diz respeito à relação corpo-mente-saúde-doença. O artigo valeu-lhe o Prémio Hayashi de Investigação, entregue pela Associação Portuguesa de Reiki no passado dia 25 de Janeiro.

A psicosomática e o Reiki

Sabendo que a psicossomática encara o homem numa perspectiva holística, isto é, vendo-o como um todo composto por mente e corpo, em interacção com um contexto social, Mónica Sousa produziu uma investigação em que alia esta perspectiva à do Reiki, enquanto terapia complementar e filosofia de vida. Em entrevista ao Reiki em Portugal, a psicóloga fala da motivação que a levou a pesquisar estes temas e reconhece que “através do Reiki, o indivíduo pode entrar em contacto com seu próprio eu, o que o ajudará em termos espirituais, mas também no tratamento físico, mental e emocional”.

premio-hayashi-psicossomatica-reikiLer a entrevista a Mónica Policarpo

Mónica Sousa concluiu Psicologia Clínica, sub-área de especialização em Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas pela Universidade de Coimbra em 2010. É pós-graduada em Psicoterapia Dinâmica Integrada e em Avaliação e Reabilitação na Neuropsicologia Clínica. Publicou 2 artigos em revistas especializadas e 3 trabalhos em actas de eventos. Possui 13 itens de produção técnica. Participou em 21 eventos em Portugal. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia. Nas suas actividades profissionais interagiu com 7 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Ler a Tese