Publicado em

Quando um telefonema não basta

É verdade, estamos a viver tempos desafiantes, que exigem imenso de nós. Todos sabemos do seu impacto e o cansaço (entre outros) que nos tem trazido. E isto é também muito evidente nos nossos seniores, onde o risco e o medo são ainda maiores.

No nosso Núcleo tentamos manter o contacto com as nossas seniores (do projeto de voluntariado) através de chamadas telefónicas regulares. Mas isso não basta. Sentimos que a tristeza de tantas restrições está a vir ao de cima. Sentimos que lhes faz falta verem as pessoas e saberem que alguém ainda pensa nelas. O Natal veio aumentar um pouco mais todos estes sentimentos. Também sabemos que o Reiki está a fazer-lhes falta, pois é essa a mensagem quem passam. Diríamos também que há saudades aqui no meio, não só das vivências, das rotinas, mas também das pessoas.

Assim sendo, e como era normal no Natal realizarmos um pequeno evento com os seniores que frequentam o projeto de voluntariado de Reiki, juntamente com todos aqueles que frequentavam as atividades da Plataforma Solidária de Alfena, decidimos fazer uma pequena surpresa às nossas utentes.

Na segunda-feira da semana do Natal, a nossa coordenadora foi visitar todas as seniores do projeto entregando um pequeno mimo feito por si, com aproveitamento de materiais. Foi só um gesto simbólico, mas com todo o amor e carinho. Foi uma visita muito rápida feita do outro lado do passeio, com o devido distanciamento, pois estamos a falar de um grupo muito sensível.

Foi só um gesto simbólico, mas ficamos a saber que foi de extrema importância. Confirmámos aquilo que suspeitávamos: na realidade, há dias em que um telefonema não basta. Ficamos a saber que foi muito importante para elas verem que continuamos aqui, com uma palavra amiga, de esperança e força, para que possam continuar a resistir a todas estas restrições.

Estamos gratos por nos ter sido possível levar um pouco de alegria e carinho a quem cuidamos mas que tanto nos tem ensinado ao longo deste caminho.

Que 2021 nos traga mais calma, bondade e amor

Feliz 2021

Carla Sousa

Núcleo de Reiki de Alfena