
Reiki Algés: Da Comunidade Para a Comunidade
Núcleo de Reiki de Algés leva sessões de Reiki à Junta de Freguesia de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo
Portugal, o país voltado ao sol, foi nos últimos anos o 3º país do mundo com maior consumo de ansiolíticos (benzodiazepina). A desvalorização da saúde mental, o estigma, a escassez de acesso a profissionais de saúde mental e a terapeutas, tem contribuído para que os ansiolíticos sejam prescritos como uma solução imediata para problemas emocionais.
Foram estes dados que partilhámos com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Algés, João Antunes, com a expetativa de, em conjunto, podermos “mexer a agulha” na nossa comunidade.
O objetivo era muito claro: democratizar o acesso ao Reiki, como terapia complementar.
Assim nasceu o Reiki Algés, com apoio incondicional da Junta de Freguesia que, de forma tão eficaz e generosa, proporcionou-nos, em menos de 1 mês, o acesso a um espaço no Centro Cultural de Algés, marquesas e todos os detalhes para iniciarmos o Projeto de Voluntariado.
Diário de Bordo:
- Domingo, dia 15 de Dezembro 2024. Kick Off do Voluntariado de Reiki Algés.
- 9 inscrições esgotadas em 3 sessões exclusivas aos colaboradores da Junta.
- 3 Voluntárias de braços abertos e coração cheio.
- Um ginásio transformado em sala de relaxamento, a meia-luz, as velas a queimar.
- Coordenadoras do Núcleo de Reiki de Algés: Inês Marques, Inês Magalhães e Rita Pina Manique.
Conciliámos agendas asfixiadas. Gargalhadas e sonhos à mesa em almoços em que pedíamos o prato do dia e o tempo ficava suspenso a falarmos de Reiki, do que nos deu e de como queríamos retribuir. A esta fórmula juntámos viagens ao outro lado do mundo e videochamadas.
E hoje estamos aqui, agora. À frente das nossas marquesas. Quando iniciámos este caminho, sabíamos que era onde queríamos estar. E agora que é real, parece um sonho que nunca sonhámos. Que a realidade superou o que a mente podia pintar.
“Eu seguro a minha mão na tua,
Para que juntas possamos fazer,
O que eu não posso, nem quero fazer sozinha.”
Uma gratidão imensa ao Sr. Presidente da Junta, João Antunes, ao Executivo, à incansável e eficaz Rita Duarte, ao João Paulo, que fizeram de facto acontecer.
A todos os que deixaram as suas tarefas, as suas famílias, e escolheram participar. Levamos cada um no coração, numa tarde que foi muito especial para nós.

Testemunhos
Em nome do Senhor Presidente da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, João Antunes, gostaria de expressar o sincero agradecimento pelas maravilhosas sessões de Reiki que nos foram proporcionadas na tarde de ontem. O feedback que recebi até ao momento foi ótimo, os colegas sentiram-se muito satisfeitos, relaxados e renovados.
Agradecemos pela dedicação, profissionalismo e carinho com que conduziram cada sessão, criando um ambiente de bem-estar e harmonia para todos.“Gostaria de dar o meu feedback em relação à sessão de Reiki que tive neste domingo no CCA, na minha opinião é uma experiência a repetir adorei, fiquei muito mais leve e com a cabeça desbloqueada, devíamos ter mais vezes, pelo o menos uma vez por mês.
O dia de hoje está a fluir melhor em relação ao trabalho estou com mais capacidade execução.
Obrigada pela experiência.
Adorei
Jocélia”“No seguimento da minha experiencia de ontem, na Sessão de Reiki, venho desta forma expressar os meus agradecimentos à Terapeuta Inês Magalhaes, pelo momento que me proporcionou, pelo que me ajudou, pelo que que me fez libertar, pensar, renovar e recarregar, …..
Foi simplesmente fabuloso! Muito Obrigada!
Hoje estou muito mais leve!
Helena “
João Magalhães
A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.
Podes também gostar de...
Reiki no Mundo – Congresso da Pro-Reiki
Março 19, 2016REPORTAGEM NO PÚBLICO – A CIÊNCIA NÃO RECONHECE, MAS HÁ TERAPIAS ALTERNATIVAS DENTRO DOS HOSPITAIS PÚBLICOS
Agosto 11, 2019