Nas Jornadas de Terapeutas de Reiki tive o desafio de apresentar o encerramento do dia de trabalho com o tem “Reiki e o futuro”. Mas como falar sobre o futuro do Reiki? Esta foi uma palestra com a interacção de todos os participantes.

Reiki e o Futuro

Para compreendermos o futuro do Reiki, precisamos compreender o seu passado. Questionei os participantes sobre como tinha sido a introdução do Reiki no Algarve, do que se lembram e da perspectiva que as pessoas tinham da prática. E em tempos, felizmente já idos, Reiki era muito conotado com espiritualidades às quais nada tem a ver e tinha uma prática que nem sempre espelhava a sua verdadeira razão. Sobre o presente, os participantes indicam que a perspectiva das pessoas já está muito melhor, que já se vê Reiki em mais lugares, no entanto, indicaram que existe pouca união entre os praticantes, que existe ainda muito preconceito em instituições e hospitais, e que mesmo em algumas localidades não é bem aceite por ser confundido com outras coisas.

Então, o caminho de futuro para o Reiki passa pela compreensão do seu passado e presente.

Quando nos lembramos das instruções do Mestre Usui, que referia que “A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz”, compreendemos a verdadeira importância da nossa prática e não só… da nossa atitude também. E foi em relação à atitude dos terapeutas e mestres de Reiki, que os participantes pediram que houvesse uma credenciação, um reconhecimento de quem é terapeuta, fazendo mesmo comparação com o trabalho que é realizado no Reino Unido, onde são necessárias as apresentações de casos de estudo e de um exame, além de horas de prática e renovação contínua. Assim como foi pedido que para os mestres houvesse um guia, uma linha orientadora para o ensino. Mas, antes de ensinar, é preciso saber esclarecer. Este é o meu lema. Antes ainda de pensarmos em colocar o símbolo da associação em manuais e cursos, temos que compreender a importância do que fazemos e como fazemos, ou seja, devem insistir num trabalho de acompanhamento e de aprendizagem contínua.

O futuro do Reiki depende também de ti, és tu que farás a grande diferença, com mente limpa e coração predisposto.

João Magalhães

jornadas de terapeutas de reiki geral