Reiki no apoio à pessoa com paralisia cerebral, no Congresso da Paralisia Cerebral
No passado dia 18 de outubro celebrou-se o dia nacional da paralisia cerebral. A Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real organizou um congresso subordinado ao tema Paralisia Cerebral: Visões holístico-sistémicas da intervenção CEREBRAL COMPLEMENTARIDADES E INTERLIGAÇÕES. A Associação Portuguesa de Reiki foi representada pela Enfermeira Iva Sousa.
Reiki no apoio à pessoa com paralisia cerebral, no Congresso da Paralisia Cerebral
Várias foram as temáticas abordadas nomeadamente no que diz respeito à dor.
A Dra. Clara Abadesso falou sobre os desafios e soluções no controlo da dor em crianças com paralisia cerebral.
A Dra. Carla Reigada Associação Europeia de Cuidados Paliativos falou sobre a dor total numa abordagem centrada na pessoa.
O Dr. Alberto Lopes falou sobre a Hipnoanálise da Paralisia Cerebral” Associação Portuguesa de Hipnose Clínica, abordou o Papel da Hipnose Clínica na Problemática da Paralisia Cerebral.
A Associação Portuguesa de Reiki esteve representada pela Enfermeira Iva Sousa que falou sobre o tema “Reiki no apoio à pessoa com Paralisia Cerebral”.
Abordou a origem desta terapia complementar e a filosofia de vida assente nos cinco princípios: só por hoje sou calmo, só por hoje confio, só por hoje sou grato, só por hoje sou bondoso, só por hoje trabalho honestamente e, explicou cada um deles.
Como transpomos esta terapia complementar para o cuidado da pessoa com Paralisia Cerebral?
Apresentou alguns estudos na área da Paralisia Cerebral e dos Cuidados Paliativos, chamou a atenção para a necessidade das pessoas com Paralisia Cerebral serem encaminhadas o mais precocemente para as equipas de Cuidados Paliativos, desmistificando a crença de que Cuidados Paliativos são apenas para doentes em fim de vida ou com doença oncológica.
Por outro lado, falou da importância da mudança de paradigma, dizendo que os sistemas de medicina tradicional e medicina ocidental não têm que colidir. Eles podem combinar-se harmoniosamente e de forma benéfica, aproveitando o melhor de cada um deles, compensando as fraquezas um do outro, contribuindo para aumentar os padrões de qualidade de todos os que deles usufruam.
Benefícios que descrevem as pessoas com Paralisia Cerebral após a sessão de Reiki:
- O Reiki promove o relaxamento, acalmando a mente e o corpo, o que pode ajudar a reduzir a tensão muscular e os espasmos;
- Pode ajudar a equilibrar a energia do corpo, o que pode levar a um melhor funcionamento físico, coordenação e equilíbrio.
- Pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto associados à paralisia cerebral;
- Pode promover o relaxamento, levando à melhoria da qualidade do sono;
- Pode promover uma sensação de calma, dando suporte aos desafios emocionais;
- O Reiki pode ser usado em conjunto com terapias físicas, ocupacionais e da fala para aumentar a sua eficácia.
Esta terapia complementar e integrativa, pode articular- se com outros tipos de terapias energéticas ou outras. O reiki não é uma terapia alternativa, mas sim complementar.
Por fim falou na importância de cuidar de quem cuida e cuidar dos cuidadores da pessoa com Paralisia Cerebral. É sabido que os níveis de sofrimento e ansiedade dos cuidadores são, muitas vezes, mais elevados que os dos próprios doentes, daí a necessidade de serem criadas estruturas para que isso possa acontecer. Como exemplo existe o projeto Alzheimer Portugal no Funchal, que é um projeto de voluntariado desde 2023, para cuidar dos cuidadores. Enquanto um técnico cuida do familiar com Alzheimer, o cuidador pode usufruir da terapia Reiki de forma descontraída.
Foi um dia cheio de novas aprendizagens e de grande importância para dar o conhecer esta terapia complementar.
João Magalhães
A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.