Trabalho realizado por Fernanda Afonso, Renata Barros, Glória Ribeiro, Ivete Justus e Leticia Aguiar, sobre a saúde do trabalhador pela ótica das práticas integrativas e complementares, mais concretamente a prática de Reiki.

Este trabalho recebe o reconhecimento pelo Prémio Hayashi de Investigação Reiki, da Associação Portuguesa de Reiki, entregue no IX Congresso Nacional de Reiki.

Resumo do trabalho

Incorporar e implementar as práticas integrativas e complementares (PIC) no SUS, com ênfase na atenção básica, tem o intuito de focar o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde (PNPIC, 2006). O objetivo deste projeto é oferecer atendimentos de Reiki para profissionais da CAP 3.2 e da Maternidade Carmela Dutra (HMCD) e consequentemente diminuir sua carga de estresse. O atendimento de Reiki acontece 1 x semana no ambulatório do HMCD por terapeutas voluntários. A técnica Reiki é aplicada com a imposição de mãos pelo corpo em pontos energéticos, apresenta baixo custo, é sutil, sem precisar de equipamentos. Os efeitos são percebidos já ao fim da primeira sessão e tem muito boa aceitação pelos profissionais. O Reiki é uma prática integrativa e complementar, reconhecida pela Organização Mundial de Saúde que tem como objetivo manter e recuperar a saúde física, emocional, mental; melhorar o sistema imunológico; ampliar a energia, a concentração; liberar tensões e intensificar habilidades do corpo, promovendo calma e bem estar aos profissionais. Desde setembro de 2014 já foram realizados 300 atendimentos, contemplando 110 funcionários. Incluir a PIC no dia a dia dos profissionais de saúde, dentro do seu local de trabalho, pode auxilia-los a obter resultados concretos na prevenção de doenças e com isto favorecer a melhoria do seu estilo de vida.

Palavras-chave: Práticas integrativas. Reiki. Saúde do trabalhador

Autores

Fernanda da Motta Afonso

  • Nutricionista. Mestre Saúde Coletiva. UERJ. Doutora em Ciências. UERJ
  • Sanitarista da Coordenadoria de Atenção Primária AP 3.2.
  • Mestre Terapeuta Reiki.
  • Professora Instituto de Nutrição UERJ

Renata Lameira Barros

  • Mestre. Terapeuta Reiki. Estúdio Reiki Sagrado

Glória Maria Lenine do Couto Ribeiro

  • Mestre terapeuta em Reiki Espaço Luz do Oriente.

Ivete Gonçalves Justus

  • Enfermeira Hospital Universitario Pedro Ernesto (HUPE/UERJ)
  • Mestre Terapeuta Reiki

Leticia Cardinali Oliveira de Aguiar

  • Mestre Terapeuta em Reiki Estudio Reiki Sagrado

Este conteúdo está reservado a associados

Por favor faz o login ou registo como associado para poderes ver este conteúdo.

Em caso de questões, por favor enviar um email para info@montekurama.org