1º Workshop de Reiki em Animais, no Canil de Peniche
1º Workshop de Reiki em Animais, no Canil de Peniche

1º Workshop de Reiki em Animais, no Canil de Peniche

No sábado, dia 18 de Maio, Fátima Cunha Velho esteve presente, com mais praticantes de Reiki, no Canil de Peniche para dar um Workshop de Reiki em Animais gratuito.

O Workshop teve lugar numa sala gentilmente cedida pelos Bombeiros de Peniche e  o apoio da Câmara Municipal daquela cidade, onde estiveram presentes mais de 20 pessoas

De entre os participantes no evento, estiveram voluntários do Canil Municipal e voluntários de Associações Animais que manifestaram grande interesse em saber mais sobre o Reiki e em especial a sua aplicação aos Animais.

Portugal tem um problema grave ao nível do abandono, negligência e maus tratos a animais de companhia, que são acolhidos em Canis Municipais, Associações e Famílias de Acolhimento Temporário (FAT’s).

O Reiki pode ajudar os animais recolhidos nestes locais, proporcionando-lhes alívio e bem-estar a nível emocional, ajudando a eliminar medos e traumas, resultantes de passados menos bons. Pode ainda contribuir para aliviar desconfortos físicos e acelerar cicatrização resultante de feridas e intervenções cirúrgicas.

O Reiki pode ainda ajudar emocionalmente Dirigentes de Abrigos, Voluntários, Funcionários e Veterinários. Estas pessoas são sujeitas a grandes pressões devido à enorme quantidade de animais, que lutam diariamente com falta de recursos de todo o tipo : humanos, financeiros, de instalações e de equipamentos.

Ao se iniciarem no Reiki e praticarem a sua filosofia, através da aplicação dos 5 princípios conseguirão algum alívio emocional e, consequentemente, físico, que lhes permitirá algum desapego das situações difíceis e muitas vezes dramáticas com que lidam.

Depois do Workshop, voltámos ao Canil Municipal para darmos Reiki aos cães acolhidos, que nos receberam nas suas boxes com lambidelas e de patas abertas.

Os animais institucionalizados, em geral, são muito recetivos ao Reiki, que pode ser uma forma maravilhosa de os ajudar, através do Voluntariado em Canis Municipais, Abrigos e FAT’s.

Eles agradecem da forma mais incrível, rendendo-se à Sessão e confiando em nós, apesar de muitos deles terem sido mal tratados pelas pessoas, dando-nos assim uma enorme Lição de Vida.

O meu agradecimento aos colegas que me acompanharam a este evento, Rosa Correia, Patrícia Correia, Ana Santos, Miguel Oliveira e Ana Rocha Oliveira.