Com o poder nas mãos um estudo sobre Johrei e Reiki

Prémio Hayashi de Investigação ReikiCom o objetivo de contribuir para o conhecimento disponível sobre as terapias complementares e a sua integração na área da saúde, Marcela Jussara Miwa realizou uma tese de doutoramento que incluiu o Reiki. Em entrevista, a investigadora esclarece as conclusões a que chegou e revela a intenção de prosseguir os seus estudos, desta vez sobre Reiki nos hospitais.

“Com o poder nas mãos: um estudo sobre Johrei e Reiki” é o título da tese de doutoramento levada a cabo por Marcela Jussara Miwa, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Para a sua realização, desenvolveu pesquisa em dois campos distintos: um Núcleo de Reiki e a Igreja Messiânica Mundial, ambos em Ribeirão Preto, São Paulo, entre Outubro de 2009 e Janeiro de 2012. Participaram no estudo 15 reikianos e cinco frequentadores do Núcleo, mais 14 messiânicos e cinco frequentadores da Igreja.

Entre os principais resultados, a investigadora salienta que “a crença no poder curativo dessas energias, Reiki e Johrei, aparece como principal sustentação de sua eficácia”. Por outro lado, refere que “tanto os ensinamentos da Igreja Messiânica como os ensinamentos e teorias associadas ao Reiki, foram capazes de fornececer novos sentidos para questões ou problemas desses sujeitos, modificando comportamentos como humor, agressividade, tolerância e sociabilidade, possibilitando a emergência de uma «identidade holística» e a configuração de novas «comunidades de encantamento» em torno dessas suas práticas”.

Ler a entrevista a Marcela Jussara Miwa

Marcela Jussara Miwa é cientista social e mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Ciência pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Ler a Tese