Despedimo-nos de 2021 de coração, entramos em 2022 com cinco princípios
Despedimo-nos de 2021 de coração, entramos em 2022 com cinco princípios

Despedimo-nos de 2021 de coração, entramos em 2022 com cinco princípios

2021 foi também um tempo exigente para todos, acredito que sem excepção. Talvez um tempo ainda necessário para reflexão – qual o meu papel na vida? Por onde estou a ir, porque motivos?

É um tempo em que nos recolhemos, mas também procuramos. As nossas necessidades nunca param e estão sempre presentes. Foi um ano em que os cinco princípios foram tão precisos e, acredito, nos ajudaram a ultrapassar cada dificuldade.

Tal como o Mestre Usui nos indicou… em cada dificuldade, colocar as mãos em gassho, e como a nossa mente/coração nos recorda:

Só por hoje,
Sou calmo,
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso.

Não só de manhã e à noite, mas quase a todos os momentos. Acredito que para muitos estes foram pilares para a sua sanidade e força interior. Que felicidade temos, por praticar Reiki, por nos trabalharmos e ajudarmos os outros, cumprindo assim a missão que o Mestre Usui nos legou:

A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz. Curar os outros, melhorar a sua felicidade e a nossa também.

Mikao Usui – 1865-1926

Despedimo-nos de 2021 com gratidão, pois é melhor forma de não nos apegarmos à dor do desconhecido ou da perda. Pela gratidão aceitamos que nem sempre tudo está nas nossas mãos e que nem sempre o que achamos melhor faz parte do momento presente.

Vamos ecoar também estes cinco princípios para 2022 e recordarmo-nos:

Estar no momento presente, conscientes e participantes na vida;
Construir harmonia, criar pontes e não levantar muros;
Redescobrir a nossa autoconfiança, acreditar nos outros e ajudá-los a ser também confiantes;
Compreender as lições que a vida nos coloca, os desafios que nos transmite e a harmonia e equilíbrio que são sempre necessários;
Trabalhar diligentemente para aquilo que realmente é importante e ser honesto;
Viver com bondade, ser bondoso para nós próprios e para a vida, expressar a compaixão pelas nossas ações.

Querido praticante e associado, desejo-te e desejamos-te tudo de incrivelmente bom neste final de ano. Que possas encontrar as tuas resoluções pacificamente.

Uma imensa gratidão também a todos os nossos coordenadores pelo seu esforço a apoiar tantos praticantes, aos voluntários que presencialmente e à distância continuam a terapia, aos órgãos sociais pelo seu trabalho e dedicação incansável. A todos, só por hoje… a cada dia, sou grato e acredito que também o Mestre Usui encontra o seu contentamento no vosso trabalho.

Que 2021 termine em harmonia, que 2022 cresça em harmonia.