2023 - Viver em Reiki,  Reiki para Animais

Dia internacional do Reiki em Animais na Quinta d’Alruta

No dia 5 de Fevereiro assinalou-se o Dia internacional do Reiki em Animais e este ano, eu e mais colegas voluntári@s de Reiki em Animais, decidimos comemorá-lo na Quinta d’Alruta, na Arruda dos Vinhos.

A Quinta d’Alruta é um Refúgio onde vivem vários Animais que foram resgatados por pessoas que os ajudaram e evitaram que fossem abatidos para consumo humano, como acontece diariamente a tantos milhões.

Estes Animais vivem em paz, estão protegidos e rodeados de amor pelos responsáveis da Quinta, que desempenham inúmeras tarefas diárias na gestão e manutenção do Refúgio e no cuidado aos Animais.

Por esse motivo, é tão importante fazer voluntariado em locais como estes, onde os animais não são explorados e onde vivem as suas vidas, pacificamente.

Também é possível ajudar com donativos em espécie – alimentação para os animais residentes, materiais de construção, madeiras- ou donativos monetários.

Em Portugal, existem alguns Refúgios ou Santuários Animais, que têm tido grande importância na divulgação do Veganismo e na forma como as nossas escolhas de consumo, podem ter impacto na vida dos Animais, e também abrindo as suas portas-mediante marcação- às pessoas para que possam visitá-los, vê-los e senti-los como seres maravilhosos que são.

Este ano, decidimos comemorar o Dia Internacional do Reiki em Animais, ajudando a fazer um estrado para a futura casa das ovelhas Jessy, Jill e Samhain,  sob olhar atento do Bakunin, o bode de lindos olhos claros que adora dar marradinhas, do Zeca, o burro que nos recebe com mordidelas e grandes lambidelas e dos vários cães, que nos seguem para todo lado e adoram mimos.

Ainda tivemos tempo para dar Reiki  a vários animais, nomeadamente aos galos e galinhas, o que para o Paulo foi uma experiência nova, mas muito enriquecedora- o querido Raja Ram, que tem um problema neurológico, ficou a sossegar no meu colo, completamente relaxado-
e ao burro Zeca, que apesar de estar muito melhor, ainda sente desconforto na pata traseira, que levantou para a Helena e a Luísa, que lhe deram  Reiki.

Esta tarde, permitiu-nos ter um convívio saudável, onde imperou a boa disposição, o que nos fez sair da Quinta com grandes sorrisos e com a sensação de que fomos úteis.

Nós também aprendemos bastante com esta visita, nomeadamente técnicas de construção e ficámos certamente com vontade de voltar para ajudar noutras obras.

Que Dia Internacional do Reiki em Animais fantástico !!

Fátima Cunha Velho
(Voluntária e Formadora de Reiki em Animais)

A Associação Portuguesa de Reiki é uma Associação sem fins lucrativos para o apoio a praticantes de Reiki e esclarecimento sobre o Reiki em Portugal.