Marta Silva é professora e também mestre e terapeuta de Reiki. Há 9 anos abraçou a prática e desde então tem realizado muitos projetos de voluntariado e partilhado connosco músicas que têm sido verdadeiros hinos para a prática de Reiki.

Marta, de onde vem o teu gosto pela música e como sentiste o apelo de fazer músicas com o tema de Reiki?

O gosto pela música vem desde criança em que adorava cantar as canções das Doce e dos ABBA. Pegava no pau da vassoura, que era o meu microfone, e fazia de conta que estava em palco a dar concertos! Queria ser cantora ou professora! Acabei por ser professora e cantora (nos tempos livres). A música é um grande escape para mim! Quando a minha energia não está em alta, eu pego na guitarra e começo a tocar e tudo o resto se desvanece! Ou então, se não tiver a guitarra por perto, começo a inventar letras e melodias que depois caem no esquecimento! Devia gravá-las na hora!!

As músicas com o tema de Reiki começaram a surgir fruto de circunstâncias do momento! A que me lembro mais, e que será talvez a mais ouvida, Os Cinco Princípios, surgiram de um desafio do João Magalhães para compor uma canção com os cinco princípios de Reiki! Nessa tarde em que me desafiou surgiu a melodia simples (porque a letra já estava escrita!) e depois foi só gravar! Quis arranjar uma forma de se recitar os princípios em português e japonês que ficasse no ouvido! E parece que ficou mesmo!!

Os Cinco Princípios de Reiki

Muitas pessoas dizem que até dormem melhor ao escutar os cinco princípios. Tens conhecimento de outros testemunhos que te tenham dado sobre as tuas músicas?

O feedback que ia tendo da música dos cinco princípios era dos praticantes com quem vou convivendo pessoalmente! As pessoas gostam muito! Dizem que a voz é muito melodiosa e serena e que só isso já transmite muita calma!
Lembro-me quando foi cantada pela primeira vez com um coro de crianças num congresso de reiki e toda a gente adorou! Foi muito bonito! Preparamos as crianças para tocar ao vivo com instrumentos e eles sentiram-se muito felizes e confiantes! Relativamente ao feedback mais alargado, há uns meses atrás reparei que havia comentários no Youtube aos Cinco Princípios e pus-me a ler… as pessoas referem mesmo isso: que gostam, sentem-se calmas só de ouvir, que dormem melhor, que ouvem todos os dias de manhã para ajudar a que o dia corra bem… é bom perceber que uma coisa tão simples pode ajudar as pessoas! Houve uma senhora que referiu que durante a gravidez ouvia sempre os Cinco Princípios e que isso a ajudou a viver vários dos 9 meses em maior serenidade! E pelos vistos a bebé quando nasceu continuou a gostar de ouvir a música!! Os Cinco princípios das Crianças também tem um feedback muito positivo! As crianças gostam e interiorizam melhor a mensagem através da música!

Hino da Juventude Positiva, projeto de Reiki para Jovens

Qual o teu projeto de Reiki que mais te entusiasmou ao longo deste anos?
Fala-nos um pouco sobre ele e quem envolveu?

Ao longo destes anos fui participando sempre em projetos de voluntariado (com crianças, adultos, idosos, animais) e no momento em que se está a participar todos entusiasmam, porque estamos a vivenciar a alegria do momento! Mas talvez o que mais me tenha marcado é o projeto de REIKI NA CERCIGUI, que ainda continua de pé e já dura há 4 anos, mais ou menos!! Criamos uma ligação com os jovens da CERCIGUI e eles adoram receber-nos! Este ano não estivemos com eles presencialmente mas a partir de determinada altura fizemos sessões online! Eles adoram os amigos do Reiki!! Este projeto partiu do desafio de uma das colaboradoras da CERCIGUI, a Ofélia Lestre, que também é praticante de Reiki, para ensinarmos os clientes da CERCIGUI a fazer Reiki! E eles aprenderam e há 4 anos que vão vivenciando a filosofia do Reiki e a sua prática também! O projeto envolve 4 voluntários (Ana Sofia Cabeleira, Carlos Dias, Elisabete Silva e Marta Silva, sendo que a Ana esteve connosco apenas no primeiro ano!) Os jovens da CERCI tornaram-se também voluntários, fazendo Reiki num lar de idosos. É um projeto muito bonito!!

Marta Silva, os formadores, voluntários e utentes no projeto na CERCIGUI

Qual o teu sonho para a prática de Reiki e para todos os praticantes?

Assim em muito poucas palavras, o meu sonho para todos os humanos, e não só os praticantes de reiki (embora isso seja mais facilmente exequível para um praticante) é que neste mundo cada vez mais louco, todos possam ter mais sanidade interior… e tenho sentido na pele que essa sanidade começa sempre na paz interior. A prática de Reiki é um excelente mapa para chegar a esse tesouro que é a nossa Paz… o nosso Equilíbrio a todos os níveis!