As Medicinas Alternativas e Complementares no Serviço Nacional de Saúde

As Medicinas Alternativas e Complementares no Serviço Nacional de Saúde

Autor: Mónica Policarpo (ISCTE-IUL)

Prémio Hayashi de Investigação ReikiMónica Policarpo foi a primeira vencedora do Prémio Hayashi de Investigação. Este é um galardão instituído pela Associação Portuguesa de Reiki como forma de reconhecer o esforço de todos os que procuram demonstrar, em meio académico, os efeitos da terapia complementar Reiki. O prémio foi atribuído pela dissertação de mestrado realizada e que incluiu o Reiki enquanto terapia complementar.

Mónica Policarpo é licenciada em Gestão de Recursos Humanos e desenvolveu a sua tese de mestrado na área de Gestão da Saúde. “As Medicinas Alternativas e Complementares no Serviço Nacional de Saúde” foi o tema da dissertação que realizou no ISCTE-IUL (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa-Instituto Universitário de Lisboa), tendo incluído o Reiki como terapia complementar.

O objectivo da investigação passou por perceber a forma como um grupo de estudantes de Enfermagem encara as Medicinas Alternativas e Complementares (MAC) e a sua eventual integração no Plano Nacional de Saúde. Para tal, foi aplicado um questionário a 150 alunos de um curso de Enfermagem, do 1.º e 4.ºanos, entre os 18 e os 38 anos de idade. O Reiki, pela sua crescente utilização por parte dos portugueses, foi uma das terapias complementares consideradas no inquérito.

Ler a tese