Sobre Reiki
EnquadramentoReiki é uma terapia complementar, no âmbito das Terapias e Medicinas de Campo Bio Energético, na qual o Reiki está inserido segundo o conceito da NCCAM – National Center for Complementary and Alternative Medicine, que é uma Agência dos EUA, dedicada à explicação rigorosa sob o prisma da ciência, das Medicinas Complementares e Alternativas. Esta terapia é realizada através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética, sendo transmitida a "Energia Universal" (Reiki) para as zonas mais necessitadas da pessoa. Esta é uma terapia complementar, ou seja, trabalha em conjunto com todas as Medicinas e outras Terapias, nunca invalidando ou substituindo qualquer uma delas. Os terapeutas de Reiki estão enquadrados no CAE 86906 – Outras actividades de saúde humana e os seus Mestres Formadores com o CAE 85591 |
Kanji para Reiki |
Reiki significa:Energia Universal (Rei = Universal, Ki = energia) Reiki é:
Para compreendermos o que é o Reiki, temos que compreender que tudo é energia, o Reiki tem uma perspectiva holística sobre o Homem e a realidade que o rodeia e na qual está inserido. |
Reiki é uma terapia complementar e integrativa, onde se depreende que um tratamento é realizado através de uma técnica de contacto leve ou, ou mesmo sem contacto, do local afectado no corpo ou seguindo um processo de tratamento que visa a aplicação em várias partes do corpo, sempre respeitando a integridade do utente. Esta técnica visa realinhar o fluxo de energia vital, trazendo o equilíbrio energético ao corpo e uma sensação de bem-estar geral, conforme é ilustrado pela GALE ENCYCLOPEDIA OF ALTERNATIVE MEDICINE. Reiki é também uma terapia profilática, levando o praticante ou o utente a encontrar o seu equilíbrio vital, auxiliando-o a reagir melhor às condições propícias à doença e é, também, um excelente suporte para cuidados paliativos. O Reiki tem vindo a ser integrado em vários hospitais no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Espanha, como uma terapêutica complementar. No Hospital de Hartford, o Reiki é definido como uma técnica japonesa de para redução de stress e relaxamento, que compreende que tudo no Universo é feito de energia e que a mesma flui à nossa volta e dentro de nós. O Programa de Voluntários de Reiki do HOSPITAL de HARTFORD recebeu as honras do prémio “ASDVS Extraordinary Program”. Em Portugal, foi realizado um estudo de 2 anos, no Hospital São João do Porto, a utentes oncológicos, pela Enfermeira e mestre de Reiki Zilda Alarcão.
Pressupostos da Terapia Complementar Reiki
A terapia Reiki tem uma perspectiva holística, olha para o homem como um todo, com dimensões físicas, emocionais, mentais e energéticas. Sabemos que o contacto das mãos do terapeuta ou a sua proximidade propiciam alterações nessas diferentes dimensões, algo que pode ser lido nos estudos realizados pelo Prof. Ricardo Julião Monezi, da Universidade Federal de São Paulo e pelo Prof. Ricardo Rodrigues Garé, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo.
Como funciona o Reiki
O Reiki por si não cura. O efeito do Reiki é o de aumentar a capacidade autocurativa do paciente. Tal pode ocorrer nas seguintes formas:
- Produzindo um profundo estado de relaxação que pode aliviar o stress que sofre, como consequência da sua enfermidade
- Aumentar as defesas do corpo de modo a que ajude a superar, por exemplo, uma infecção, estimulando o seu sistema imunológico
- Aliviar estados de depressão e cansaço
- Eliminar ou reduzir os efeitos secundários de fármacos, sobretudo da quimioterapia
- Potencia o efeito benéfico dos fármacos quando um paciente não está a responder ao tratamento
- Acelerar a eliminação de toxinas da anestesia e fármacos empregues
- Reduzir a ansiedade antes de uma intervenção cirurgica ou química
- Aumentar a sua capacidade de recuperação depois de uma intervenção
Como se aplica um tratamento de Reiki
- Pode ser aplicado ao paciente estando ele sentado ou deitado, sempre com a roupa vestida
- O praticante passa as suas mãos sobre o paciente em determinadas posições, sem exercer pressão ou manipulação de algum tipo
- O praticante pode pousar as suas mãos em pontos que o paciente peça, caso tenha dores mas seguindo um rigoroso código de ética
- As sessões podem durar entre 30 minutos e 1 hora e meia, dependendo das necessidades do paciente.
A história do Reiki
Muitas são as histórias sobre Mikao Usui e sobre como o Reiki apareceu, no entanto, não são as histórias o mais importante, elas podem dar-nos um contexto histórico da época e da pessoa mas Reiki é algo que se experiencia de forma íntima e profunda. Mikao Usui nasceu a 15 de Agosto de 1865 na aldeia de Taniai, no Japão, tendo sido um aluno regular e profissionalmente um funcionário do Estado Japonês. Um dia, foi para o monte Kurama, para aperfeiçoar a sua disciplina e após 21 dias começou a sentir Reiki (energia universal) no topo da sua cabeça. Num momento de inspiração, compreendeu um novo método de disciplina energética, a qual aplicou em si, em primeiro lugar, depois, a membros da sua família e. finalmente, em 1922 abriu o primeiro centro de tratamento e ensino de Reiki. Mais informação sobre o historial do Reiki pode ser lido na Tradução do Memorial do Mestre Usui, uma óptima referência sobre a história do Mestre Usui,segundo o Memorial erguido pelos seus alunos.
Os seus ensinamentos passaram para Chujiro Hayashi e deste para Hawayo Takata que levou o Reiki para o Havai, tendo passado para os Estados Unidos, Brasil, Canadá e Europa.
Os cinco princípios de Reiki
Mikao Usui instituiu cinco princípios, orientadores, para o desenvolvimento interior dos praticantes de Reiki. Podemos encontrar o valor destes cinco princípios em todas as civilizações.
Formação
Reiki é geralmente ensinado em 3 ou 4 níveis distintos, sendo os diferentes métodos de ensino chamados de "Sistemas". Qualquer pessoa pode aprender Reiki, desde que esteja disponível para isso, não sendo necessário conhecimentos médicos pois o Reiki não realiza diagnósticos, apenas trabalha no campo da bioenergia, segundo uma perspectiva holística.
Alguns Hospitais com Terapeutas de Reiki em serviço
Existe uma lista com 64 hospitais que englobam os EUA, UK e África do Sul em www.centerforreikiresearch.org/ |
Alguns Estudos sobre ReikiA Associação Portuguesa de Reiki tem todos este estudos, que poderá partilhar com as instituições ou pessoas interessadas em implantar ou realizar estudos cientîficos sobre a Terapia Reiki.
|
O que são Medicinas Alternativas e Complementares
Segundo a NCCAM, as MAC (Medicinas Alternativas e Complementares) são um grupo de diversos sistemas de cuidados médicos e de saúde, práticas e produtos que não são geralmente considerados parte da medicina. A medicina convencional (também chamado de ocidental ou medicina alopática) é a medicina praticada por profissionais academicamente credenciados tais como Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. As fronteiras entre as MAC e medicina convencional não são absolutas e podem ter uma aceitação e disponibilidade por parte do público, em tempos futuros.
Algumas práticas MAC envolvem a manipulação de vários campos de energia no sentido de alterar o estado de saúde da pessoa. Os domínios destes campos podem ser caracterizados como" verdadeiros" (mensuráveis) ou "putativos" (ainda a serem medidos). Práticas baseadas em formas verdadeiras de energia incluem os campos eletromagnéticos (eg, terapia do ímã e terapia de luz). As práticas baseadas em campos de energia putativo (também chamados biocampos) geralmente reflectem o conceito de que os seres humanos são infundidos com formas subtis de energia. Algumas dessas práticas são o qi gong, o Toque terapêutico e o Reiki.