O Reiki como um Contributo para a Prática de Enfermagem: Revisão Sistemática da Literatura – Luís Manuel Mota de Sousa, Sandy Silva Pedro Severino, Cristina Maria Alves Marques-Vieira.
O Reiki é uma cura espiritual e energética, sendo considerado um método holístico e sagrado de proporcionar equilíbrio e harmonia nas várias dimensões da pessoa.
Pretendemos conhecer o estado do conhecimento sobre o impacto que o Reiki tem enquanto intervenção de enfermagem na saúde das pessoas.
Realizou-se uma revisão sistemática de literatura. Foram incluídos estudos que abordassem o Reiki como intervenção de enfermagem, sendo que 27 artigos cumpriam os critérios de inclusão e exclusão.
Como resultados obtivemos benefícios no que respeita à diminuição da dor, ansiedade, sintomas de depressão e stress, assim como, o aumento do conforto, relaxamento e qualidade de vida.
A sua inclusão na prática de Enfermagem poderá revelar-se como um contributo para um efetivo ganho em saúde.
Descritores: Reiki, enfermagem e saúde
O trabalho foi apresentado em vários congressos e seminários, sob a forma de comunicações livres, posteres e em  conferências:
1. Severino, Sandy S. P. O Reiki como uma Terapia Integrativa na Prática de Enfermagem.  seminário de Terapias integrativas em enfermagem (VI CPLEER), Universidade Atlântica. 2013 (conferência)
Severino, Sandy S. P. O Reiki como uma Terapia Integrativa na Prática de Enfermagem.  seminário de Terapias integrativas em enfermagem (IV CPLEER), Universidade Atlântica. 2012 (conferência)
2. Severino, Sandy S. P; Sousa, Luís M. M.; Marques-Vieira, Cristina M. A. O Reiki como um contributo para a prática de enfermagem: revisão sistemática da literatura,12º Conferencia Internacional de Investigação em Enfermagem,Lisboa,2012 (Poster).
3.Sousa, Luís M. M.. Reiki no cuidar em Enfermagem,1as Jornadas de Enfermagem ,Lisboa,2012 (Conferência ou palestra).
4.Severino, Sandy S. P; Sousa, Luís M. M.; Marques-Vieira, Cristina M. A. Reiki Como Um Contributo Para A Prática De Enfermagem Reabilitação: Revisão Sistemática da Literatura,Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação,Lisboa,2011 (Comunicação).
5.Sousa, Luís M. M.. Controlo e Gestão da Dor no Processo de Reabilitação, Workshops no Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação,Lisboa,2011 (Outra).